A PSICANÁLISE COMO MOTOR DA EXPONENCIALIDADE PESSOAL

Confesso que sei muito bem como terminar com uma conversa com meus amigos em uma roda animada. Basta começar a falar sobre psicanálise e terapia que muita gente sai correndo de perto ou começam a fazer piadinhas.

É realmente incrível a quantidade de pessoas que desconhece o universo terapêutico e vive fugindo do autoconhecimento, assim como o Diabo foge da cruz. Mas afinal por que tanta resistência das pessoas?

Uma das possíveis resistências em nosso país, a busca do autoconhecimento por meio da terapia ainda reside em uma das nossas maiores mazelas. A educação. Somos educados em casa e nas escolas a sermos incríveis, os melhores, especialistas ou ainda aqueles famosos ensinamentos tais como: homem que é homem não chora. Imagina crescer sob os olhares e estigmas altamente inibidores da vivência dos sentimentos e da coragem de dizer o que somos e quem somos.

A busca por uma terapia em nossa sociedade recai normalmente quando tudo já está bem comprometido. Uma depressão, uma situação traumática intensa e forte ou em alguns casos o término de algum relacionamento. Olhar a terapia como uma possibilidade de desenvolvimento pessoal é algo bastante distante dos olhares brasileiros.

A psicanálise em especial nasce na Europa em um contexto de mundo em que boa parte das doenças psíquicas eram atribuídas ao funcionamento metabólico do cérebro. A compreensão de algo além do físico regido em sua boa parte pelas experiências vividas e demonstrados pelos sentimentos parecia muito distante para ser compreendido.

A BUSCA POR QUEM SOMOS PARTE DA CORAGEM DE SABER DA ONDE FOMOS FORJADOS

Somos hoje um conjunto de experiências vividas. Elas as experiências ao longo da nossa existência desde nosso nascimento, construíram e forjaram o que somos. Assim como o aço que precisa das altas temperaturas para adquirir forma, nós seres corpóreos dotados de espírito e sabedoria, somos construídos de experiências sejam elas boas ou ruins.

Por que tentar compreender algo que já passou se podemos viver o presente. Confesso que esta afirmação de viver o presente pode ser encontrada em muitos artigos que escrevi ao longo dos anos. Porém, sem entender o que somos e compreender por que somos o que somos fica bem complicado saber e ter coragem de assumir que podemos ir muito mais além.

Ao longo dos últimos quinze anos atuei desenvolvendo grupos e empreendedores. Foram centenas de vezes que ao encontrar uma pessoa incrível com potencial enorme, mas completamente travada em si mesmo eu me fazia a mesma pergunta. Por que este cidadão não vê o que eu estou vendo? Parece simples para quem está olhando de fora a nossa vida, ver o potencial que temos. Mas quem está dentro do sistema não vê o que está acontecendo lá fora.

A terapia desta forma tem a capacidade ao longo do tempo de ajudar o terapeutizado a ver de fora da existência dele e compreender o que não permite ou por qual motivo ele não se sente seguro em avançar. Não se trata de algo mágico, mas sim de uma busca do autoconhecimento e melhor do que a busca é a compreensão da história individual que cada um de nós viveu e como disse a pouco foi forjado.

A PSICANÁLISE É PORTA PARA A LIBERTAÇÃO

A psicanálise nasce da busca de compreender por que nossos traumas e experiências agem em nosso presente e em muitos casos como cavernas, celas ou mesmo prisões.  O processo de libertação não é simples, mas a busca por ele passa pela compreensão individual do que queremos como seres humanos.

Culpar tudo e todos é algo bem simples e às vezes é reconfortante. Este processo, porém, é cruel e covarde. Acreditar que podemos ressignificar as experiências vividas foi algo intensamente estudado e desenvolvido através das linhas terapêuticas da psicanálise. Por que então continuar se escondendo da nossa verdade?

Reunimos no Instituto Elaborar quatro terapeutas com experiências complementares. Experiências de vida, profissionais e terapêuticas. Investimos milhares de reais em nosso desenvolvimento técnico e profissional, e quase sempre negamos aos outros dizer quem somos. O universo que se esconde dentro de cada um de nós é justamente a chave para o descobrimento da maioria das nossas capacidades exponenciais.

Ao longo da minha vida foram como também já comentei, dezenas de grupos e centenas de pessoas que ajudei a desenvolver. Muitas delas, descobriram questões que as limitavam e tiveram coragem de encarar e ressignificar. Outros tantos, fugiram, voltaram para a caverna da ignorância pessoal e lutam até hoje contra seu maior inimigo, eles próprios.

Convido você a conhecer o Instituto elaborar! Tenha certeza que, após iniciar uma jornada verdadeira de autoconhecimento aquilo que você chama de vida ganhará novos contornos e aos poucos você poderá estar onde sempre deveria ter estado. O palco da sua existência!

SOBRE O AUTOR

Benício Filho

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.

Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio-fundador da Agência Incandescente, sócio-fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).

Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.

Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.