EMPREENDEDORISMO PÓS-PANDEMIA

O empreendedorismo sempre esteve na minha alma. Mas preciso deixar claro que empreender não é necessariamente ter um CNPJ. Empreender é ser um inconformado. O inconformado constrói novas soluções para problemas existentes.

Anos atrás, inventei uma frase que em tempos de pandemia, parece que mais do que nunca uma atualização quântica. Digo: – “Que apenas o empreendedorismo poderá salvar a existência do homem na terra”.

Se antes da pandemia, empreender por propósito fugindo dos modismos ou dos modelos prontos já era em minha visão a única forma de criar empresas, ou mesmo de viver verdadeiramente nosso propósito, afirmo sem nenhuma dúvida que vivemos neste momento um mundo de retorno aos valores humanos em que no centro da nossa existência apenas prevalecerá o que realmente promove a vida.

EMPREENDEDORISMO: O QUE REALMENTE IMPORTA NÃO PODE SER TOCADO

Começamos a dar o devido valor às relações que realmente importam. O afeto verdadeiro, o abraço, o carinho aos amigos, parentes que amamos e ao convívio com os outros que em grande medida, é o que faz a vida ter sentido.

Valorizando assim, tudo que é intangível. Como disse acima, começamos a perceber que o acesso ao que promove a felicidade e a satisfação não está relacionado a posse do outro, das coisas ou ao acúmulo de bens.

Leia também: REFLEXÕES DA PANDEMIA

LEMBRE-SE…VIVEMOS PELO BUSCA DO INTANGÍVEL

Ao acessar o que precisamos no dia a dia sem que tenhamos que ser possuir, invertemos o modelo de empreendedorismo atual. Estamos diante de um momento de mudança.

Pense comigo. Em um mundo no qual para manter o planeta Terra saudável, temos que consumir menos, mais do que nunca ter acesso a tudo e a todos é a chave para um mundo pós-pandemia.

Lembre-se sempre! O que realmente vale a pena na vida é intangível. Em um mundo pós-pandemia, os empreendedores que ficaram de pé serão justamente os que marcam as pessoas sem deixar marcas no planeta.

SOBRE O AUTOR

Benício Filho

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.

Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio-fundador da Agência Incandescente, sócio-fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).

Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.

Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.