Contextualizando, o aquecimento global tem sido tema frequente de notícias e reportagens em nosso dia a dia. Caso ainda seja novidade para você, saiba que o aquecimento global tem em sua origem o que podemos chamar de ação humana.
Basta imaginarmos que antes da chamada produção industrial, ou seja, tudo aquilo que temos em nossa casa foi produzido ou fabricado por uma indústria. Tal produção gerou em suas diversas fases resíduos e além do produto que usamos, também foram emitidos gases, como o carbono.
Assim, fica um questionamento já de início, será mesmo que precisamos consumir tudo que temos em casa? Será mesmo que precisamos comprar tantas coisas? Será mesmo que tudo que temos é necessário?
Bem, o que acumulamos sem sentido, destrói o ambiente e gera os gases como o carbono que não são bons para a natureza. Pelo contrário, auxiliam e aumentam o chamado aquecimento global.
Mas, afinal, o que é isso?
AQUECIMENTO GLOBAL: VAMOS FALAR SOBRE ELE?
O aquecimento global é uma realidade que vivemos. Não é mais possível ignorar que a cada dia a temperatura na terra está mais elevada e as condições climáticas mais incontroláveis.
Chamamos de aquecimento global a elevação da temperatura que ano após ano tem sido percebida em todos os cantos da terra.
É inegável e os cientistas nos ajudam neste ponto a entender que à Terra está cada ano mais quente.
Em algumas pesquisas, muitos cientistas comprovaram que em um passado recente à terra era quase dois graus mais fria.
Parece pouca diferença, mas ela é suficiente para elevar alguns metros o nível do mar. Pois, à terra mais quente, derrete as áreas onde existem gelo e o derretimento dele eleva o nível dos mares.
Se você já foi a uma praia, para entender, saiba que se continuar elevada a temperatura da terra, talvez em pouco anos não existam aquelas faixas de areia que hoje estão lá.
Já imaginou que ruim? Já imaginou o impacto dos animais e dos seres humanos?
Bem, essa é uma das faces do aquecimento global. Outra não menos importante é a mudança no clima.
Quanto mais quente à Terra, mais complicado fica o clima. Onde era para chover, não chove mais. Onde estava seco, hoje temos muita água e estas mudanças, alteram o ritmo da vida.
Bem, em resumo, quanto mais quente à Terra, mais caótico fica o clima e o nível dos mares.
Leia também: O HOMEM E A NATUREZA
O QUE PODEMOS FAZER PARA REDUZIR OS IMPACTOS DO AQUECIMENTO GLOBAL
Para mudarmos os rumos do aquecimento global e pararmos o aquecimento da Terra, precisamos saber que todos nós fazemos parte da solução.
Algumas ações que podemos juntos tomar e mudar tudo que está acontecendo com a nossa Terra.
Economizar água, energia e jogar o lixo no lugar certo já são ações muito bem-vindas. Mas isso não é tudo.
Devemos consumir o que realmente precisamos. Nada de acumular o que não será utilizado. Para que tanta coisa se não usamos?
O alimento consome em sua produção muitos recursos da Terra, desta maneira, devemos comer com consciência e jamais jogar fora o que pode ser consumido.
Comprar então o que não precisamos é algo que não se deve nunca fazer. Assim como maltratar a natureza.
Uma das coisas que ajudam muito o planeta é plantar árvores. Já pensou em fazer com sua família um programa de fim de semana e plantar algumas árvores?
O mundo agradece e juntos podemos mudar o aquecimento global.
SOBRE O AUTOR
Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.
Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio-fundador da Agência Incandescente, sócio-fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).
Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.
Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.