Muito falamos em internacionalizar empresas brasileiras pelo mundo. Em nossa história, os últimos seis anos foram bastante emblemáticos neste quesito.
Trabalhamos duramente construindo metodologia, estruturando processos e alinhando conexões e hubs de inovação.
Quando falamos em internacionalizar em muitos casos o que menos importa é o produto em si. Ter um produto ou serviço é o primeiro passo. O que vem depois depende menos do nosso desejo é mais do processo que estamos criando para que seja possível levar nossa marca para o mundo.
Digo isso, justamente porque nos últimos anos, tenho visto centenas de empresas que se despertam em relação à oportunidade de internacionalizar, mas ao mesmo tempo, não fazem deste desejo algo consistente.
Começam querendo o que quase todos os empresários brasileiros querem. Vender! O discurso é quase sempre o mesmo. Quero apenas quem compre meu produto, afinal eu já tenho tudo.
Esta provavelmente é a maior ilusão de quem quer internacionalizar. Como disse, em um processo de internacionalização, você precisa criar muito mais que uma estratégia de vendas.
Entender como entrar no mercado pretendido passa por analisar se ele faz sentido e se realmente existe fit com os consumidores locais.
Neste aspecto, chamo a atenção para a enorme oportunidade que a APEX (A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) tem desenvolvido ao longo dos anos diversos ecossistemas no Brasil.
Abrindo portas, treinando empresários, criando programas e sendo a ponte das empresas brasileiras com o mundo.
É sobre este trabalho que auxiliamos em sua execução na etapa Lisboa em 2021 que eu quero aprofundar neste artigo com vocês.
O QUE É A APEX BRASIL?
Entendo que é importante compreender quem é este importante órgão do governo Federal. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) é um serviço social autônomo vinculado ao Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Como entidade sem fins lucrativos, de direito privado, interesse coletivo e utilidade pública, a Apex atua para promover os produtos brasileiros no exterior, atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira e apoiar a internacionalização de empresas do país.
Tem por competência a execução das políticas de promoção de exportações, em cooperação com o poder público, e das ações para promoção de investimentos, em conformidade com as políticas nacionais de desenvolvimento, particularmente as relativas às áreas industrial, comercial, tecnológica, de agricultura e de serviços, especialmente as que favoreçam as empresas de pequeno porte e a geração de empregos.
Para alcançar seus objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial, tais como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas que têm por objetivo fortalecer o Brasil como parceiro internacional de negócios.
A Agência também interage de forma coordenada com atores públicos e privados na atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores prioritários para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e da economia nacional
Desta interação, nasceu a contratação da Atlantic Hub para a execução do programa StartOUT Lisboa 2021. Por que é importante você compreender este programa?
Bem, ele pode ser a sua porta de entrada em mercados do mundo. Vamos entender o que é o programa StartOUT.
PROGRAMA STARTOUT
StartOut Brasil é um programa de apoio à inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo.
Até 20 (vinte) startups com potencial de internacionalização serão selecionadas, por ciclo de imersão, e terão acesso, gratuitamente, às seguintes atividades:
· Consultoria especializada em internacionalização;
· Mentoria com especialistas no mercado de destino;
· Treinamento de pitch.
Depois de passar pelas etapas acima, os selecionados, participarão em missão com agenda voltada à prospecção de clientes e investidores e à conexão a ambientes de inovação.
Visitas a aceleradoras, incubadoras e empresas locais fazem parte da agenda da missão. Seminário de oportunidades e rodada de reuniões com prestadores de serviços também estão no programa.
Encontros organizados por matchmaker e demo day para investidores, finalizam o ciclo.
Leia também: BRASILEIROS NO WEB SUMMIT
COMO FOI O STARTOUT LISBOA
O programa contou com quarenta startups selecionadas após um funil de análise imenso. Para poder participar do programa a startup precisa ter um modelo de negócio que fizesse sentido fora do Brasil.
O StartOUT Lisboa, está inserido dentro de ações que também contemplam outros países. Chile, EUA e outros fazem parte do cronograma.
É importante frisar que o destino do StartOut deve ter mercado consumidor. Lisboa entra neste quesito sendo porta de entrada para a Europa.
Nesta edição, já que em Lisboa já assistimos outras edições, percebemos que boas startups selecionadas fazem a diferença no resultado. Mais de duzentas reuniões com players locais durante o programa.
Foi incrível perceber ao longo das etapas o valor gerado pelas conexões realizadas pelo time local da Atlantic Hub.
À frente do StartOUT Lisboa pela Atlantic Hub, João Eduardo Tourinho, conectou empreendedores e mentores em Portugal, realizou reunião com líderes de ecossistemas e esteve sempre com o objetivo de gerar o máximo de valor aos integrantes da missão brasileira.
Muito antes dos eventos presenciais em Lisboa, o trabalho ganhou volume e forma no modelo on-line. Foram centenas de reuniões que possibilitaram a ampliação em relação ao mercado internacional, também ficou evidente para muitos empreendedores as oportunidades existentes.
QUAIS EMPRESAS BRASILEIRAS ESTIVERAM NO STARTOUT LISBOA 2021
A edição deste ano teve uma lista incrível de empresas selecionadas. O Brasil esteve presente no StartOut Lisboa. Relaciono abaixo, nome, endereço na internet e estado de origem.
Vale a sua atenção a cada nome e uma visita a seus sites, são elas:
Atomtech – Distrito Federal – http://www.atomplanner.com
BIMachine – Rio Grande do Sul – https://www.bimachine.com.br/
Binds.co – São Paulo – https://binds.co
Bright Cities – São Paulo – http://www.brightcities.city
Cor.Sync – São Paulo – https://www.corsync.com.br/
Decor.App – São Paulo – https://www.decorapp.com.br/
Drones Solution – Bahia – http://www.dronessolution.com.br
E4B-ENGAGEforBusiness – São Paulo – https://engageforbusiness.com.br
Easygestor – Pará – http://easygestor.com
Ecotrace Solutions – São Paulo – https://ecotrace.info/
FIVE Validation – São Paulo – https://fivevalidation.com/pt-br/
Flex Interativa S.A. – São Paulo – https://www.flexinterativa.com.br/
Get Commerce – Rio Grande do Sul – http://www.getcommerce.com.br/
ImMail – Distrito Federal – https://immail.ca
INFRACITIES – Santa Catarina – http://infracities.com/
Iris Pay – Paraná – http://instagram.com/Iris.Pay/
Isobloco – Alagoas – http://www.isobloco.com.br
ISPORTISTICS – São Paulo – http://isportistics.com
Jade Autism – Espírito Santo – https://www.jadeautism.com
Kartado – Santa Catarina – http://kartado.com.br
Kidopi Soluções em Informática – São Paulo – http://www.kidopi.com.br
Liga – Rio de Janeiro – https://ligaeducacional.com.br
MCurie Gestão Molecular – Rio Grande do Sul – http://www.mcurie.com.br
MeuResíduo – Rio Grande do Sul – http://meuresiduo.com
Mprojects Soluções – São Paulo – https://mremittance.net/programa/
NanoScoping – Nanotecnologia – Santa Catarina – http://www.nanoscoping.com.br
Nanox Tecnologia S/A – São Paulo – http://www.nanox.com.br
NCB Sistemas Embarcados – São Paulo – http://www.flybiohub.com
NeuralMind – São Paulo – https://neuralmind.ai/
Ouvidor Digital – Minas Gerais – https://ouvidordigital.com.br/
Personal2travel – Minas Gerais – https://personal2travel.com/
Portal de compras públicas – Distrito Federal – https://www.portaldecompraspublicas.com.br/18/
Predify Smart Pricing São Paulo – https://predify.me
PsicoManager – Minas Gerais – https://www.psicomanager.com.br/
Quiron Agro digital – Santa Catarina – https://quiron.digital
Routeasy – São Paulo – http://www.routeasy.com.br
Suthu – São Paulo – http://www.suthub.com
TNS NANO – Santa Catarina – https://tnsnano.com/
TruggHub – Paraná – https://www.trugghub.com.br
Whywaste – Rio de Janeiro – https://www.whywaste.com.br/
APRENDIZADOS DO STARTOUT LISBOA
Internacionalizar não nasce apenas de uma vontade. Mas uma vontade forte aliada a um produto ou serviço que faça sentido fora do Brasil pode construir um bom case de internacionalização desde que estejamos falando de um processo estruturado.
Em uma jornada de internacionalização tudo deve ser considerado. Time, processo, produto com aderência de mercado são alguns dos itens.
Nesta edição do StartOut Lisboa, alguns aprendizados foram destacados pelos empreendedores. Um deles de maior relevância é a importância de conhecer o mercado pretendido através de players locais.
Os mentores muito mais que ajudar os empreendedores a entender o mercado, comentaram dos desafios inerentes ao processo e as diferenças culturais muito evidentes em diversos momentos.
Acessar o mercado é relativamente simples na Europa, ter quem compre, no entanto, seu produto ou serviço torna-se o grande desafio.
Boas conexões, produto aderente e processo são elementos chaves para você ganhar voo para outros mercados.
Se você quiser conversar e compreender mais sobre como nós da Atlantic Hub podemos ajudá-lo neste processo de internacionalização para Portugal, agende um momento para conversarmos e juntos discutiremos seu futuro por aqui.
Forte abraço!
SOBRE O AUTOR:
Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.
Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).
Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.
Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.