Vivemos em tempos estranhos. Esta foi a frase proferida por um famoso filósofo inglês no final do século XVIII. Em seu tempo, o mundo passava por enormes transformações e à sua porta batia a Revolução Industrial, que mudaria por completo a forma em que o mundo vivia.
Essa frase cabe bem para o momento do mundo em que vivemos. A internet já foi um divisor de águas em nossa vida. O que antes era espaço restrito dos livros, passou a estar ao alcance de todos a partir de um clique.
Claro que essa revolução foi incrível e o acesso à informação passou a ser algo nunca antes visto. De textos, artigos e fóruns, tudo começou a se tornar realidade. Descobrimos o mundo da colaboração e até uma biblioteca online nasceu, a Wikipedia.
Tudo isso realmente foi incrível, mas você, assim como eu, sabe que boa parte desse conteúdo deve ser filtrado. Assim como qualquer idiota vira um especialista na internet, vídeos sem sentido e fake news reinam na internet e nas redes sociais.
Será mesmo que construir conteúdo no mundo moderno será dessa maneira? Bem, eu creio que não. Mas a revolução não está parando por aí.
Hoje, temos a realidade da inteligência artificial como mais um ator no cenário da produção de conteúdos. Dias atrás, fiz uma experiência bem interessante com a IA, utilizando a ferramenta Chat GPT. Sobre isso, quero comentar a seguir.
A IGNORÂNCIA E A RELEVÂNCIA DOS DADOS DO CHAT GPT EM PESQUISAS SOBRE PORTUGAL
Não existe teoria sem prática, e nada melhor do que testar de verdade o Chat GPT para confirmar o que está acontecendo, se as entregas prometidas por esta tecnologia são de fato cumpridas.
As interações foram diversas, mas o que mais me chamou atenção foi justamente a quantidade de informações sem nenhum sentido ou validade.
Em uma das pesquisas, perguntei ao Chat sobre os concorrentes em Portugal de um determinado cliente, deixando claro para o Chat o segmento, tamanho e até os produtos.
Quando o primeiro resultado veio, achei interessante, pois a relação era de cerca de 25 empresas concorrentes. Feito isso, fui verificar procurando no Google informações básicas, tais como site, endereço, etc.
Minha surpresa começou quando das 25 empresas listadas, apenas duas tinham site ou informações na internet. Segundo os criadores da ferramenta, ela é capaz de trazer dados dos últimos dois anos.
Nas demais pesquisas, os erros gerados pelo Chat GPT sempre estavam em torno de 60% a 90%. Em uma primeira análise, além da superficialidade, as informações também eram erradas.
Mas o que fazer diante disso?
ALGORITMOS, ROBÔS E A IA
Os defensores dirão que tudo está no início e, por isso, tais erros acontecem. Mas a internet já está em nossa vida há algumas décadas e nem por isso deixamos de ver as superficialidades muito perto de nós.
A diferença entre um dado errado, fake news ou ainda superficial é quem está por trás das informações buscadas e as analisando.
Neste ponto é que a experiência humana não perde seu espaço para os algoritmos, robôs ou mesmo a inteligência artificial. Somos nós que iremos compreender a nuvem de informações e validá-las.
Apenas por si mesma, a inteligência artificial não substituirá o conhecimento humano. Desta maneira, como você pode estar preparado para poder analisar se está diante de uma informação relevante ou não?
O primeiro passo é conhecer a origem da informação. Quando falo de Portugal, por exemplo, faço isso diante de uma experiência prática. Mas não é apenas porque sou empreendedor em Portugal que posso dizer que conheço o ecossistema de negócios naquele país.
Esse conhecimento é bem mais amplo do que isso. E saber quem está fornecendo aquela informação que está na sua tela é essencial.
A EXPERIÊNCIA JAMAIS IRÁ SUBSTITUIR A TEORIA OU A VISÃO SUPERFICIAL
Quando começamos a Atlantic Hub, iniciamos compreendendo o mercado de Portugal e criando uma visão de acesso a ele para as empresas que realmente apresentavam aderência a este mercado.
Isso não é um ponto trivial, uma vez que bem longe da paixão, precisamos ter o pé no chão quanto à real oportunidade. Assim, nada de informações superficiais, mas sim, uma base sólida de dados e experiências para essa tomada de decisão.
Não somos robôs! Somos humanos. Enfatizo esse pensamento, pois construir conteúdo é o nosso dia a dia.
Veja esses números da Atlantic Hub:
Clientes internacionalizados: +70
Estudos de mercado elaborados: +150
Empresários que estiveram em missões com a Atlantic Hub: +2.000
Nossa experiência nasce do gesto concreto que temos no mercado. Somos o principal hub de conexão de empresários brasileiros em Portugal. Nossa sede em Oeiras destaca-se como um importante ponto de concentração dos empresários que internacionalizamos.
VOCÊ PRECISA CONHECER NOSSO BLOG
Se o tema Portugal é importante para você, saiba que nosso blog é leitura essencial em suas pesquisas.
Fui o pioneiro na escrita dos artigos do nosso blog. Hoje são mais de 150 artigos. Se fossemos multiplicar as palavras de todos os artigos somados, são mais de 180.000 palavras escritas apenas por mim sobre o tema Portugal.
Mas não é apenas isso. Hoje, publicamos mais de 12 artigos por mês. São mais de 144 anuais. Você tem em nosso blog acesso a quase todos os temas sobre Portugal.
Setores, vistos, negócios, programas, incentivos, desafios, liderança etc. Se Portugal é sensível a você, nosso blog é o seu lugar.
Como disse, não somos robôs, nós produzimos nosso conteúdo. Se quer internacionalizar para Portugal e precisa de ajuda, nada de fake news, venha conosco agora.
CONHEÇA NOSSO PROGRAMA DE ACESSO AO MERCADO
A Atlantic Hub criou processos e jornadas que podem contribuir para ajudá-lo a criar o seu mercado em Portugal. Eu convido você a conhecer melhor como podemos ajudá-lo.
O primeiro passo é estudar seu produto ou serviço em Portugal. Para isso, você precisa conhecer o nosso estudo de mercado Market Fit.
O segundo passo é marcar um momento conosco e conversarmos sobre as melhores estratégias para você acessar o mercado.
Comece hoje mesmo estudando seu mercado conosco e começamos corretamente esta nova fase da sua empresa e da sua vida.
Tenha certeza de que você está com quem conhece a Europa e construiu bases sólidas em Portugal.
Nosso time terá o maior prazer em ajudá-lo nesse processo.
Forte abraço e deixe seu comentário para nós.
Leia também: A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO COTIDIANO DAS PESSOAS
SOBRE O AUTOR
Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Black Beans e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.