Abrir uma empresa em Portugal pode ser considerado relativamente simples. Com o programa “empresa na hora”, mesmo estando no Brasil, você poderá, com a ajuda de um advogado representando você, fazer a abertura da sua empresa sem maiores dificuldades.
Abrir uma empresa, porém, não é certeza de nada. Começar a ter os primeiros clientes é o maior desejo, mas também o maior desafio. Para que os clientes comecem a ser uma realidade dentro da sua empresa em Portugal, sempre chamamos a atenção para estudar a concorrência.
Neste artigo, percorremos o caminho para um estudo da sua concorrência, analisando o que realmente importa desde o entendimento dos números macroeconômicos em Portugal até o estudo com mais detalhes dos concorrentes em si após identificá-los.
Decifrando a Concorrência: O Primeiro Passo para o Sucesso Empresarial em Portugal
Um bom estudo de mercado em Portugal começa por identificar qual o segmento exato que você gostaria de entender. Produzir, por exemplo, é bem diferente de comercializar. Em Portugal, para identificar o segmento em questão, você deve estar atento ao CAE desta empresa. (No Brasil, o CNAE é a definição de atividade econômica).
Abaixo, coloco um exemplo de segmento para ilustrar o que desejo que você perceba. Como já dito, a identificação da classificação Portuguesa das atividades econômicas é definida como (CAE).
A CAE, Classificação Portuguesa das Atividades Econômicas, é um sistema de classificação e agrupamento das atividades econômicas (produção, emprego, energia, investimento, entre outras) em unidades estatísticas de bens e serviços.
A cada atividade econômica e empresarial é atribuído um código de classificação específico. Cada empresa, dependendo do seu objeto ou ramo de atividade, estará abrangida por um (ou mais) destes códigos.
Atendendo à atividade e ao negócio apresentado abaixo, queremos exemplificar um segmento apenas, porém com múltiplos CAEs. Este segmento é ligado à área de tecnologia e tem como produto o desenvolvimento de soluções em software. Portugal considera-se que o CAE mais aproximado é:
63110 – Atividades de processamento de dados, domiciliação de informação e atividades relacionadas. Porém, outros CAEs também se poderão adequar, tais como:
62010 (Atividades de programação informática)
62020 – Atividades de consultoria em informática
62090 – Outras atividades relacionadas com as tecnologias da informação e informática.
Desta maneira, quando você identificar seu CAE em Portugal, procure relacionar mais segmentos. É possível buscar esta relação de CAE e atividade econômica e suas correlações no site do Banco de Portugal.
No exemplo acima, apresentaremos uma análise do CAE 63110.
Número de Empresas com o CAE 63110
Em 2021 existiam 447 empresas com o CAE em Portugal, o que representa um aumento de 6 empresas, ou seja, 1,36% em relação a 2020.
Compreende-se então, partindo dos dados apresentados acima, que apenas no segmento em questão existiam em 2021 447 empresas, porém de 2020 a 2021, surgiram seis novas empresas, o que totalizou um crescimento de 1,36% naquele ano em questão.
Entendo que esta análise não é simples para quem está chegando em Portugal, mas este roteiro apresentado neste artigo, fazendo referência às bases de dados, poderá ajudá-lo a ampliar esta visão da concorrência.
Caso precise de algum suporte, conte conosco.
Quero ainda ampliar sua visão sobre o tema fazendo uma nova análise destes dados. Veja as derivações e comentários a seguir, eles ainda estão sob a visão do mesmo segmento e das mesmas 447 empresas deste setor.
Distribuição por empresas por idade. Compreende-se uma distribuição em que as empresas de 6 a 10 anos possuem 18,79% do mercado e com até 5 anos, 54,14%. Significa que este mercado é composto, em sua grande parte, de novas empresas e que considera-se empresas que permanecem ativas com perfil alto de inovação.
Observa-se que as empresas com mais de 20 anos somam 12%, o que demonstra que pouco mais de 10% das empresas permaneceram, por se tratar de um setor competitivo a longo prazo, ou seja, um mercado de empresas jovens e com alto potencial de inovação e flexibilização dos negócios.
Quando analisados com mais detalhe, percebemos que este segmento, embora já estruturado e com maturidade, apresenta um grau baixo de empresas. Ele pode, já em um primeiro momento, representar uma oportunidade.
COMO SÃO CLASSIFICADAS AS EMPRESAS EM PORTUGAL?
Você deve se perguntar como estão classificadas as empresas em Portugal. Muito similar ao Brasil, elas estão classificadas entre Microempresas, Pequenas empresas, Médias empresas e Grandes empresas.
É importante compreender esta classificação, pois ela facilita seu entendimento de quem realmente é seu concorrente. Sendo assim, elas estão organizadas da seguinte forma:
Microempresas
- Empregam menos de 10 pessoas;
- Vendas inferiores a 2 milhões de euros.
Pequenas Empresas
- Empregam entre 10 e 49 pessoas;
- Vendas inferiores a 10 milhões de euros OU Balanço total anual inferior a 10 milhões de euros.
Médias Empresas
- Empregam entre 50 e 249 pessoas;
- Vendas inferiores a 50 milhões de euros OU Balanço total anual inferior a 43 milhões de euros.
Grandes Empresas
- Empregam mais do que 249 pessoas ou Vendas superiores a 50 milhões de euros e Ativo Líquido superior a 43 milhões de euros.
Nivelamos o conhecimento sobre como olhar a concorrência. Agora, vamos aos pontos essenciais para você aprofundar seu olhar sobre a concorrência em Portugal.
ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA EM PORTUGAL VS. BRASIL: É DIFERENTE?
As diferenças entre Brasil e Portugal quando o quesito concorrência não são nada triviais. Um dos maiores desafios em compreender como seu concorrente se comporta é a baixa utilização do digital.
No Brasil, você apenas com consultas no Google e nas redes sociais já poderá ter uma boa noção do comportamento dos seus concorrentes quando o tema é proposta de valor e portfólio.
Em Portugal, muitas empresas acabam tendo posicionamento offline ou ainda sua forma de captação de clientes é o tradicional boca a boca, eventos ou ainda ações de associações.
Por ser um mercado muito menor que o Brasil, compreender a concorrência em Portugal exige mais estudo e entendimento dos dados do mercado. Portanto, vale a pena sua leitura novamente dos pontos anteriores quando apresentei o mercado português através dos dados do mercado.
É PRECISO CONHECER O MERCADO PORTUGUÊS
Conhecer o mercado português é parte importante do processo de compreender a concorrência. Uma dica é sempre fazer uma boa viagem ao país, mas não crie uma visão do mercado apenas com esta experiência. Já presenciei muitas empresas que depois de uma viagem, tiveram a sensação de que o mercado seria muito mais aberto do que realmente ele era.
Por outro lado, embora já sejamos mais de 400 mil brasileiros em Portugal, isso não é suficiente para que a grande maioria das empresas fique de pé. O chamado mercado da saudade pode viabilizar muitas vendas, mas ao longo do tempo é insuficiente para sua empresa ser sustentável.
Um bom estudo de mercado auxilia você no entendimento melhor deste mercado.
FATORES A TER ATENÇÃO AO ANALISAR A CONCORRÊNCIA EM PORTUGAL
Alguns fatores são bem relevantes para que você não tenha uma visão equivocada dos seus concorrentes em Portugal. Um deles é ficar atento ao tamanho das empresas. Estudos que desenvolvemos ao longo dos últimos anos chegaram a uma conclusão bem importante.
A grande maioria dos setores e segmentos é composta de empresas de pequeno tamanho ou microempresas. Este dado é essencial para que você compreenda que, embora seu concorrente possa estar mais estabilizado que você e com clientes, ele é pequeno.
Digo isso porque identificá-los e conhecê-los acaba se tornando algo simples. Você não está diante de uma grande multinacional. Entendendo o local que ele está instalado e se está dentro de um Hub de empresas, você poderia visitar alguns deles para ajudá-lo a compreender o mercado. Outra dica é não fazer isso online. O presencial é importante e decisivo em Portugal.
PASSO A PASSO PARA FAZER A ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA EM PORTUGAL
Este artigo é um bom resumo do que você deve estar atento aos seus concorrentes em Portugal. Mas auxiliando você em uma jornada para compreendê-los, fiz a sequência abaixo para ajudá-lo. Vamos a isso, como se diz em Portugal,
- Comece identificando qual a sua classificação como empresa e segmento em Portugal;
- Faça a análise do CNAE para o CAE;
- Identifique empresas com o mesmo porte e posicionamento da sua no Brasil, embora os faturamentos possam ser diferentes, esteja mais atento ao posicionamento e proposta de valor;
- Pesquise na internet, mas tente visitar estas empresas;
- Crie uma matriz SWOT (Pesquise sobre ela na internet) e compare seus pontos fortes e fracos em relação aos seus concorrentes;
- Mapeie a região em que deseja se instalar em Portugal e identifique seus concorrentes locais;
- Crie uma lista de aprendizados adquiridos com seus concorrentes e diferenciais que você tem na sua empresa.
EXEMPLOS E EXPERIÊNCIA DA ATLANTIC HUB NA ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA EM PORTUGAL
Veja os dois exemplos abaixo de análise de concorrentes. Não construí a análise SWOT porque não tem empresa para esta comparação. Veja no entanto o que é importante ser destacado para sua análise.
Empresa Webhelp
A Webhelp é uma empresa global de serviços de outsourcing e customer experience, presente em diversos países, incluindo Portugal.
Em Portugal, a Webhelp oferece uma ampla gama de serviços de suporte e atendimento ao cliente para empresas de diversos setores. A empresa atua como um parceiro terceirizado para as empresas, fornecendo soluções de suporte e atendimento personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente.
Alguns dos serviços que a Webhelp oferece incluem:
- Atendimento ao cliente
- Suporte técnico
- Gestão de processos de negócios
- Vendas e geração de leads
A Webhelp possui uma ampla experiência em fornecer soluções de suporte e atendimento ao cliente para empresas de diversos setores, incluindo telecomunicações, varejo, tecnologia, serviços financeiros e muito mais.
Seus serviços visam melhorar a experiência do cliente, aumentar a eficiência operacional e impulsionar o crescimento dos negócios de seus clientes.
CAE
63110 – Atividades de processamento de dados, domiciliação de informação e atividades relacionadas
77400 – Propriedade intelectual
74900 – Outras atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares
Empresa Relva Viva
A Relva Viva é uma empresa de manutenção de jardins e relvados, atuando em várias regiões de Portugal, oferecendo serviços de jardinagem e paisagismo.
Uma empresa com uma visão jovem, suas instalações ficam na zona de Sintra, conta com profissionais certificados e de elevada qualidade.
Desde 2010 presta serviços, de Norte a Sul do País, tanto em Jardins, Parques e outros espaços exteriores urbanos, como em Espaços Florestais e Rurais, no âmbito de:
- Aconselhamento;
- Desenhos e Projetos;
- Construção e acompanhamento de obra;
- Manutenção e Gestão.
Em seu rol de serviços dispõe de um sistema de rega automática corretamente projetado e mantido permite-lhe aos clientes economizar gastos de água e manter o seu jardim em perfeitas condições.
Um dos seus diferenciais está em utilizar as melhores marcas do mercado:
- Rain Bird
- Hunter
Dispõe de equipe com um Técnico Responsável de aplicação de produtos fitofarmacêuticos, e os jardineiros estão habilitados a fazer aplicações de produtos fitofarmacêuticos pela DGAV.
Possui certificações como a Certificação de PME, atribuída pelo IAPMEI.
Alvará do IMPIC Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção, desde 2014.
Os valores de seus serviços e produtos somente com a visita do técnico presencialmente ou sob avaliação de área de aplicação.
VOCÊ NÃO PRECISA FAZER TUDO SOZINHO
Esse é o ponto! Você não precisa fazer tudo sozinho. Nós podemos ajudá-lo seja em um estudo de mercado específico para você ou mesmo compreender como podemos apoiar seu projeto. Você não precisa estar sozinho.
Nossa experiência remonta a mais de 200 estudos de mercado em que a concorrência é um dos pontos mais exigidos nestes estudos. Nós podemos ajudá-lo e teremos o maior prazer em marcar um momento com você.
Venha conosco começar esta nova fase da sua vida. Nós da Atlantic Hub queremos fazer parte desta sua nova história.
Forte abraço e até o próximo artigo.
Leia também: CONCORRÊNCIA: TERCEIRO PILAR DE SUCESSO PARA EMPREENDER EM PORTUGAL
SOBRE O AUTOR
Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Black Beans e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.