MISSÃO RAÍZES, OS FUNDAMENTOS PARA UMA NOVA LIDERANÇA

Muito já foi pensado, escrito ou falado sobre liderança. Basta você caminhar por alguma livraria que certamente poderá encontrar algumas dezenas de livros que tratam do tema.

É interessante perceber que em muitos destes escritos, o tema liderança nasce com perspectivas um tanto quanto estranhas. Algumas capas até usam vocabulário de baixo nível para chamar nossa atenção. u

A apelação sobre o tema traz a dimensão do problema. Por mais que estejamos cansados de falar sobre liderança, pouco realmente sabemos de forma eficaz sobre o que funciona e como identificar o que está faltando em nosso modelo de liderar.

Uma vantagem de termos tanta coisa já escrita é que não precisamos reinventar a roda. Lembro uma vez do livro do Jim Collins, Empresas feitas para vencer, que ele, ao anunciar o extenso trabalho que havia feito de pesquisa para a elaboração do livro, tinha em mente que gostaria de entender tudo dentro de uma empresa de sucesso, mas não focaria no líder.

Sua maior frustração foi ao longo do estudo perceber que, em um grau altíssimo, o sucesso ou insucesso de uma empresa dependia, na sua grande maioria, da liderança.

Sem um líder que vivenciasse o que acreditava enquanto valores e fosse testemunho na prática do que dizia, nada acontecia. Por outro lado, empresas que falharam no estudo, a título de comparação com as que venciam, evidenciavam um líder muito egoísta, egocêntrico ou mesmo errático em quase tudo que decidia.

A liderança tem uma responsabilidade que nem ela dimensiona a importância e relevância. Como estar preparado para assumir as responsabilidades que os demais que lideramos precisam?

EM BUSCA DA ESSÊNCIA DA LIDERANÇA

Foi depois de muito refletir sobre isso que, em sua grande parte, nasce a missão das raízes. Ela, de certa forma, tem sua origem na experiência dos fundadores em liderança, mas acima de qualquer ponto da vivência deste grupo de facilitadores com o desenvolvimento de líderes.

E uma coisa é fundamental em se tratando de liderança. Apenas podemos liderar quando estamos em sintonia com nosso próprio eu. O autodesenvolvimento é a pedra fundamental desta jornada, e sobre isso, quero convidar você a conhecer mais a missão raízes.

NO PROCESSO DE DESCOBRIMENTO DE QUEM SOU, NASCE A FIGURA DO PAI

A liderança nasce de aprendizados vividos. Não é possível comprar experiências. Estas marcas precisam ser feitas em nosso corpo e alma através de momentos vividos.

Destaco este ponto porque em tempos de relações líquidas e experiências de Youtube, não é possível comprar vivências que não aconteceram.

Assim como a sabedoria é decorrente de uma série de formações e construções, a liderança nasce quando deixamos de precisar explicar por que somos líderes, mas quando somos percebidos pelos demais que de fato temos algo a acrescentar.

Neste processo pela busca da liderança que desejamos, a busca incansável é por compreender quem somos. Este é um ponto que muito temos que aprender com nossa relação com o Pai. Nos dedicamos a construir laços maternos, porém quase que a totalidade dos traumas paternos são pouco percebidos por nós.

A figura paterna é a figura da autoridade. Se o feminino da mãe apresenta a docilidade, acolhimento e amorosidade, temos com a figura do pai a autoridade que gera o seguimento.

Portugal tem em nossa origem a figura paterna latente. Além disso, nesta busca pelos nossos antepassados, descobrimos parte importante da nossa genealogia neste pequeno país. Por conseguinte, a compreensão da sua influência em nossa vida ressignifica valores e cura traumas.

Uma verdadeira liderança é cura, não uma nova ferida. Desenvolver outro ser humano é a essência do líder que o mundo deseja e você também. Mas como desenvolver alguém se temos a sensação de que somos copos um tanto quanto vazios?

UMA MISSÃO PARA APRESENTAR A VOCÊ UMA NOVA LIDERANÇA

Quando pensamos na missão raízes, pensamos em conjunto com a Sonata Brasil em um mergulho em nossa história enquanto nação e povo brasileiro. Como dizia Darcy Ribeiro em sua obra, O povo brasileiro, a única forma de compreender nossa identidade é compreender como surgimos.

Negar este legado é negar uma enorme beleza intelectual, artística e científica. Não é à toa que tínhamos no momento do descobrimento uma enormidade de movimentos em transformação em Portugal que culminaram em grandes saltos para o mundo.

Da astronomia à física, os portugueses se questionavam e buscavam novas saídas. Em um destes movimentos o Brasil aparece como oportunidade. Este Pai auxilia a compreensão em entender nossa sede por novos mares.

Nossa missão tem como principal objetivo ampliar sua visão de mundo, mergulhando internamente em sua visão de liderança e auxiliando você nestes novos descobrimentos. A experiência dos envolvidos auxiliaram você neste trajeto sendo ponte e conexão. Venha conosco descobrir novos mares.

A seguir, comento como também podemos ajudá-lo quando o assunto é internacionalizar sua empresa.

CONHEÇA NOSSO PROGRAMA DE ACESSO AO MERCADO

A Atlantic Hub criou processos e jornadas que podem contribuir para ajudá-lo a criar o seu mercado em Portugal. Eu convido você a conhecer melhor como podemos ajudá-lo.

O primeiro passo é estudar seu produto ou serviço em Portugal. Para isso, você precisa conhecer o nosso estudo de mercado Market Fit.

O segundo passo é marcar um momento conosco e conversarmos sobre as melhores estratégias para você acessar o mercado.

Comece hoje mesmo estudando seu mercado conosco e começamos corretamente esta nova fase da sua empresa e da sua vida.

Tenha certeza de que você está com quem conhece a Europa e construiu bases sólidas em Portugal. Nosso time terá o maior prazer em ajudá-lo neste processo.

Forte abraço e deixe seu comentário para nós.

Leia também: RAÍZES: A MISSÃO DE RESSIGNIFICAR NOSSAS ORIGENS

SOBRE O AUTOR

BENÍCIO FILHO

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Black Beans e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.