Construir um posicionamento fora do Brasil é, como sempre digo, uma maratona. Muitas vezes, temos a visão de que basta ter sucesso no Brasil para que seja uma consequência natural ter uma empresa bem-sucedida fora do nosso país.
Empreender no Brasil é um grande desafio. Assim como eu, você sabe como temos que remar contra inúmeras marés contrárias. Em muitos momentos, chego a pensar que ser empresário no Brasil é quase um castigo. Somos punidos por todos os lados: impostos, processos trabalhistas, logística desafiadora e um emaranhado de complexidades que um estrangeiro nunca entende quando tento explicar.
Construir uma empresa de sucesso em nosso país é realmente um grande desafio, e os aprendizados para quem tem sucesso não são poucos. Eu gostaria realmente de dizer a você que, com tanto aprendizado adquirido, isso já bastaria para que o sucesso em Portugal fosse garantido.
Porém, como a vida tem muitos “poréns”, não posso enganá-lo. Sucesso no Brasil não é garantia de sucesso em Portugal. E, justamente por isso, criamos a Atlantic Hub. Nós podemos ajudá-lo em todas as fases deste processo.
Sempre digo que, quando o assunto é internacionalizar sua empresa para o mundo através de Portugal, você não está sozinho. Conte com nossa expertise do início ao fim. É sobre isso que este artigo vai contar a você.
Hoje, quero, em nossa coluna, contar a história de uma empreendedora que tem todo o meu respeito: Ludmila Bonelli Cruz. Sobre sua empresa, Be Belle, você conhecerá mais adiante como, do Brasil, levamos sua magia para a Europa. Venha comigo nesta jornada.
LUDMILA BONELLI CRUZ, UMA EMPRESÁRIA DE CORAGEM
Eu poderia descrever a empresária Ludmila como você mesmo poderá pesquisar nos canais onde a Be Belle está presente. Afinal, sua história como criadora de uma linha muito mais que especial de cosméticos é famosa em diversos círculos no Brasil.
Ludmila Bonelli, proprietária da clínica Belle Bonelli, é cosmetóloga e bacharel em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, com mais de 20 anos de experiência em tratamentos estéticos.
Sua trajetória tem revelado seu marcante espírito científico, empreendedor e pioneiro em tratamentos para recuperação da saúde da pele, introduzindo este conceito de atuação desde 2002. Membro de sociedades científicas conceituadas na comunidade, autora de artigos e de trabalhos científicos em congressos e jornadas, hoje é reconhecida nacional e internacionalmente. Tem se dedicado a estudar, buscar o crescimento profissional e alcançar o resultado real que os recursos terapêuticos da estética podem proporcionar aos seus clientes.
Nasce deste ímpeto e coragem em pesquisar novos tratamentos para a pele o que torna a Be Belle única. Conhecida por muitos clientes como muito mais do que um tratamento estético, mas sim um aliado contra diversos males da pele e um importante ativo contra o envelhecimento, as fórmulas desenvolvidas pela Be Belle têm uma única origem: a mente inovadora e criativa de Ludmila.
É interessante dar meu testemunho neste artigo. Tenho a oportunidade de conviver com Ludmila no projeto de internacionalização da sua empresa. Pude estar presente em diversas reuniões de trabalho e em momentos informais, conhecendo a pessoa por trás da empresa. Ludmila faz o que mais acredita; sua empresa e sua linha de tratamentos são sua energia vital.
Nossa história começa em Portugal. Ludmila conheceu a Atlantic Hub como milhares de brasileiros nos conhecem: pelas redes digitais e por meus vídeos. Tenho orgulho de dizer que já escrevi mais de 400 artigos sobre Portugal e como empreender neste país, além de ter mais de 500 vídeos publicados sobre este mesmo tema. Navegue pelas nossas redes e conheça ainda mais histórias como a que estou relatando aqui.
BE BELLE E O SONHO DE INTERNACIONALIZAR
Quando conheci a história de Ludmila, iniciei um estudo de mercado com ela sobre a oportunidade existente em Portugal e na Europa para os produtos da sua linha de tratamentos da pele. Nosso maior desafio, logo no início do projeto, foi justamente o fato de que ela já havia, de forma individual, tentado internacionalizar para Portugal. Sua tentativa foi bastante complicada e custosa.
Ela sempre ressalta os desafios de internacionalizar quando o processo é feito de forma emocional e sem os cuidados necessários. A Be Belle sabe bem do que estou falando. Eles enfrentaram enormes desafios, tendo investido muitos recursos financeiros em um projeto que não resultou em vendas.
Quando cheguei ao projeto, infelizmente tive que dizer que precisávamos reiniciar. Esta não é uma boa notícia para quem está tendo custos em euros e com um estoque enorme.
Ludmila é sábia. Compreendeu que deveríamos dar um passo para trás, entender o mercado de fato, fazer um estudo detalhado e, depois disso, com a viabilidade clara, retornarmos com a estratégia certa rumo às vendas.
Um “não” é melhor que um “sim” mentiroso. Aprenda isso quando estiver pensando em internacionalizar. Quero sempre deixar claro que nós, da Atlantic Hub, apoiamos apenas projetos de empresas com produtos e serviços que realmente fazem sentido fora do Brasil.
Desta forma, ao fecharmos o ciclo dos estudos com a Be Belle, entendemos que estávamos diante de uma boa oportunidade de reverter seus prejuízos e iniciar uma nova fase. A foto abaixo exemplifica a energia que estávamos naquele momento do projeto. O ano era 2023 e o mês, setembro. Esta foto foi tirada em nossa sede em Portugal. Temos um escritório em Oeiras. Se estiver em Portugal, conheça nossa sede, o Atlantic Station.
Na foto, estão Ludmila e sua irmã Lessandra. As duas são a essência da Be Belle. Nela também estou eu, meu sócio Eduardo Migliorelli, Hermes Monteiro, que depois de algumas semanas seria o responsável pelo projeto de acesso ao mercado. Também está na foto o esposo de Lessandra.
ALINHAMENTOS DE ROTA E UM NOVO RECOMEÇO
Foram dois meses entre o estudo de mercado e o alinhamento de rota para uma nova estratégia comercial em Portugal. Este é um processo que não é simples. Portugal tem suas complexidades, e uma das maiores é a dificuldade em conseguir agendar reuniões. Eles quase sempre estão muito preocupados em perceber o quanto a empresa que está tentando entrar no mercado é apenas mais uma querendo vender seus produtos por lá ou se é uma empresa que realmente deseja fincar raízes no continente.
Nosso trabalho desdobra-se em diversas etapas. Em alguns casos, alinhamos os estudos de viabilidade; em outros, criamos uma estratégia para o cliente executar a abertura de mercado, sempre tendo como ponto de partida a viabilidade do negócio.
Em casos específicos — esta não é a regra —, atuamos diretamente na frente de vendas. No caso da Be Belle, por exemplo, construímos uma estratégia comercial, criamos uma visão dos principais players do mercado e atuamos com nosso networking, criando agendas comerciais.
Veja que, mesmo neste exemplo, Ludmila esteve, de setembro de 2023 a maio de 2024, cinco vezes em Portugal, atuando diretamente em frentes comerciais, gerando conteúdo, exposição no mercado e palestrando com especialistas da área.
Ela é uma autoridade neste meio. Já escreveu dezenas de artigos sobre o tema e palestrou para especialistas do segmento estético em inúmeras cidades de Portugal. Este ativo pessoal é importante, uma vez que a venda da maioria dos produtos da Be Belle ocorre no que chamamos de vendas B2B.
Portais e marketplaces são exemplos de empresas que atuam como distribuidores dos produtos da Be Belle. Mas, assim como no Brasil, as farmácias são importantes canais de vendas, assim como salões de cabeleireiros e profissionais médicos do setor.
Na foto abaixo, uma das reuniões presenciais em Lisboa do nosso time de Portugal. Nosso CEO, Eduardo Migliorelli, e Hermes Monteiro, em reunião comercial com uma empresa de distribuição do segmento.
Duas, três, quatro ou mais reuniões são necessárias para que as vendas comecem a acontecer. Importante destacar que, além das vendas em pontos de vendas ou em portais, a presença da marca é fundamental. De ações nas mídias digitais a anúncios off-line, tudo precisa ser pensado, e, neste quesito, a atuação com uma empresa local é essencial. Em nossa estratégia de internacionalização, ter os parceiros ideais também é um dos passos para a redução dos riscos.
Cabe salientar que, dentro do processo de internacionalização da Be Belle, muitos recursos financeiros foram envolvidos. Imagine que apenas o estoque existente em Portugal de quatro produtos da linha de tratamento facial já representa um montante expressivo de investimentos.
Se internacionalizar é prioridade dentro da sua empresa, saiba que não apenas uma boa energia pessoal será o fator decisivo para o sucesso. Recursos financeiros até que as primeiras vendas ocorram serão necessários, e isso não pode ser minimizado.
LIÇÕES E APRENDIZADOS DA BE BELLE
Os aprendizados do processo de internacionalização da Be Belle dariam, com certeza, um livro. Mas quero compartilhar com vocês apenas os mais essenciais.
- Não acredite em uma opinião pessoal para levar seu produto ou serviço para Portugal. Esteja acompanhado de especialistas neste processo.
- Atue como influenciador dos seus produtos e serviços. Sua história no Brasil deve ser contada em Portugal, mas precisará estar no canal correto para ser compreendida. Respeitar a cultura local é essencial.
- Jamais comece querendo que as vendas financiem seu processo e cubram os custos da internacionalização. Você precisará investir recursos financeiros próprios neste projeto.
- Apesar de existirem recursos dos governos europeus, como o Portugal 2030, eles não são realidade para quem não tem empresa aberta há pelo menos dois anos e com faturamento. Não se iluda com a promessa de dinheiro fácil em Portugal.
- Abrir uma empresa em Portugal é simples, mas registrar produtos, como os da Be Belle, não é trivial. A Be Belle registrou seus produtos fora de Portugal. Estando registrado na União Europeia, acaba valendo para todos os países. Portugal, apesar de ser a porta de entrada, é, em muitas ações, lento e burocrático.
- Enviar produtos sem desenvolver uma estratégia de entrada e comercial é muito arriscado. A quantidade de produtos que a Be Belle enviou poderia ter sido toda comprometida caso as ações comerciais não decolassem.
Comece pelo começo; o estudo de mercado é sempre o primeiro passo. Como disse neste artigo, o “não” no começo é melhor que um “sim” mentiroso. Internacionalizar não é simples. Conte com o apoio de quem conhece o mercado.
COMO ESTÁ A BE BELLE ATUALMENTE?
Hoje, lideramos a linha de frente das ações da Be Belle. Desenvolvemos um time comercial e estamos, semana após semana, abrindo novas portas comerciais e estratégicas para a Be Belle.
As vendas começaram a decolar, porém a jornada de consolidação no mercado ainda é longa. Estamos perto de atingir o equilíbrio da operação, mas muitas vendas ainda precisam ser feitas. Trabalhamos com elas dia após dia para atingir os objetivos.
Deseja internacionalizar? Marque um momento conosco e vamos juntos construir a sua história de sucesso. Gravei um vídeo com muito mais informações sobre o projeto — é o caso de estudo da Be Belle. Mas, se ainda restarem dúvidas, entre em contato conosco e vamos iniciar hoje mesmo uma análise do seu caso.
Forte abraço.
Leia também: POR QUE AS STARTUPS BRASILEIRAS DEVERIAM PENSAR EM INTERNACIONALIZAÇÃO
SOBRE O AUTOR
Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Incandescente e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis, ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.