A TRANSFORMAÇÃO DO BRASIL PASSA PELO EMPREENDEDORISMO

Como é bom fazer parte da história do empreendedorismo deste nosso Brasil. Sempre digo que o empreendedorismo é a única forma de salvar a existência do homem no mundo. Tenho vivido na pratica a transformação de algumas regiões do nosso país ainda que de forma silenciosa apartir do empreendedorismo. Jamais construiremos o país que queremos sem que antes transformemos a realidade das pessoas auxiliando-as a empreenderem. Vejam não quer dizer que empreender seja a única forma de transformação, mas com certeza é uma das mais importantes tendo em vista que todos nos podemos fazer parte deste movimento.

Em um primeiro momento não estou dizendo que todos tenham que ter um CNPJ, mas sim ter a mente empreendedora que diante de um problema não delega a responsabilidade da solução. O ser humano empoderado do mindset empreendedor, resolve o problema ou ajuda a criar soluções possíveis.

Bem, gostaria de contar a vocês um incrível movimento que estou vendo nascer em um dos estados mais carentes do nosso país. A pouco mais de três anos acompanho a jornada do empreendedor Paulo Tenório da empresa Trakto de Alagoas. Diante das mais improváveis dificuldades este empreendedor criou uma solução tecnológica que leva ao mercado uma ferramenta que auxilia centenas de milhares de empresas ao redor do mundo. Oferecendo dentro desta plataforma incríveis ferramentas ela o Trakto tem sido fundamental na agilidade de muitas empresas quando se fala em gestão das suas áreas de marketing.

O TRAKTO NASCE DA CORAÇÃO E DO PROPOSITO

Bem, com certeza o Trakto é muito mais amplo nas soluções que oferece, mas deixo a você o convite para navegar pelo site deles e conhecer mais a solução. Minha reflexão é quanto ao poder transformador destes empreendedores lá em Alagoas. Eles não só estão criando uma empresa incrível como estão começando a mudar a região. Qual é o normal em nosso país? Pouco tempo depois que um empreendedor começa a dar certo em termos de solução tecnológica ele se transfere para os grandes centros do sudeste deixando suas regiões até pelos desafios que é empreender nelas aumentando ainda mais os desafios nestes locais.

Trakto, no entanto contraria está realidade. Seus fundadores ao contrário de muitos tem desafiado está logica e estão em Alagoas mudando o cenário e sendo exemplo e inspiração do que é possível fazer quando acreditamos em nosso poder transformador. Neste mês de junho de 2019 pude presenciar em sua terceira edição um evento organizado pelo Trakto em seu estado.

Mostraram para todo o Brasil como podemos fazer a diferença a onde estamos. Dezenas de palestrantes sendo estes os maiores influenciadores nas áreas de tecnologia, inovação e novos modelos de negócios estivem em Maceió fomentando o ecossistema e auxiliando os empreendedores nascentes.

MAS DE 1000 PESSOAS POR UM SÓ IDEAL

Em um enorme espaço literalmente sem que nenhuma cadeira ficasse sem estar ocupada mais de 1.300 pessoas por mais de 12 horas em três dias seguidos ouviam e interagiam dentre tanto conhecimento que parecia jamais se esgotar. Fiquei por vezes emocionado e grato por fazer parte desta incrível jornada.

O poder de um pequeno grupo de empreendedores em transformar uma região é imenso quando este poder reflete a essência do que acreditamos. Não se trata aqui de apenas construir um novo negócio. Se trata de transformar com nosso propósito a vida das pessoas que estão ano nosso redor. Quantas vezes não temos a mínima noção do quanto impactamos as pessoas que nos ouvem, nos veem ou interagem conosco. Jamais podemos esquecer que somos aquilo que fazemos, não que falamos. Ação é colocar em pratica nossa essência. Que nasçam milhares de Traktos no Brasil.

Que possamos deixar de ser uma revolução silenciosa mais sim um tsunami do Bem!

Sobre o autor,

Benício Filho.

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela UNIFESP em Neurologia Oftalmológica na área de Empreendedorismo e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Co-Fundador da Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 300 eventos (número atualizado em dezembro de 2019). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul) bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.