ABC Valley – UM NOVO ECOSSISTEMA SURGINDO

Você, leitor e leitora, certamente já viveu dias nos quais a vida real se parece com tudo o que havia sonhado. Pois então, estou vivendo momentos como esses nas últimas semanas. Dias atrás, em um evento em São Bernardo do Campo, lançamos o início de um movimento carinhosamente denominado ABC Valley. Para entender o que aconteceu, preciso voltar quatro anos; isso mesmo caro leitor, quatro anos atrás.

Minha jornada como empresário tem quase vinte cinco anos, porém nos últimos dez anos  minha vida realmente entrou em uma direção incrível. Foi neste período que conheci o conceito de startup e o impacto real deste modelo em nossa sociedade. Sempre afirmo que “apenas o empreendedorismo poderá salvar a existência do homem no mundo”. Vou além, é o empreendedorismo baseado em startups. Sim, este modelo não é moda. Ele é sim o modelo de negócios aderente ao ser humano que hoje está no mundo.

Pois bem, entrando neste novo universo, comecei estudar, mentorar e investir em startups. Foi um passo para começar também a empreender utilizando este modelo. Evoluindo, por fim estou fazendo das startups minha vida.

NO ABC O ITESCS SEMPRE FOI UMA VOZ PARA O EMPREENDEDORISMO DE IMPACTO

Há cinco anos, conheci o ITESCS -Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul. De conhecê-lo a assumir a Presidência, a convite do então presidente e grande parceiro, Renato Grau, a quem sou imensamente grato por esta oportunidade, foi um passo. No ITESCS, com a fundamental contribuição de um time incrível de diretores, a quem sou também muito grato, meu grande vice-presidente Dr. João Paulo Tavares Soares e a incrível Maísa Sodré, trouxemos para o ABC paulista o movimento no qual eu já atuava com intensidade.

Fundamos um núcleo regional da Anjos do Brasil, levamos às universidades da região debates e eventos sobre o tema, lançando luzes para um novo modelo de desenvolvimento da região baseado também nas indústrias de tecnologia, ambiente em que as startups são – com certeza – as grandes estrelas.

Aproveitando a jornada do ITESCS, e todas as empresas de tecnologia da ABC, poderemos realmente transformar nossa região. No primeiro ano à frente do ITESCS, ministrei 72 palestras sobre inovação e empreendedorismo.

Milhares de pessoas talvez se cansaram de ouvir o termo startup da minha boca. Aos poucos, muitos entenderam que eu estava neste novo universo há uma década, cresceram conosco e participam de um movimento que se agiganta a cada dia.

Convertemos muitos, outros nos odiaram, porém, a grande maioria pelo menos ouviu o tema. Formamos grupos de investimentos em startups, fundamos mais de dez empresas que aos poucos ajudaram a criação de um ecossistema ainda tímido, mas enorme em  conhecimento, coragem e estrutura.

Ao grande parceiro Fábio Costa de Souza , do Sebrae – ABC, um especial agradecimento por ser um evangelizador da inovação. Assim como Paulo de Tarso se convertera ao Cristo, Fábio Souza colocou em seu peito o tema das startups como causa. Startup Day, Startup SP – ABC, Demodays, escola de empreendedorismo, mais de 50 startups em atuação, mais de 50 investidores em atuação, quase duzentas pessoas em uma comunidade de empreendedorismo que não para de crescer. Este é o ABC Valley.

SERIA IMPOSSÍVEL COLOCAR O NOME DE TANDO HERÓIS NA BUSCA POR UM NOVO ABC

Sinceramente, não estou sendo justo com tantos que contribuíram para que tudo isso fosse realidade. A atual gestão do ITESCS está sendo fundamental neste processo, assim como muitos reitores de universidades regionais. Marcos Sidney Bassi, da Universidade de São Caetano do Sul,  tem papel fundamental neste processo, assim como Jose Carlos de Souza Jr, Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia Mauá, e também o  professor  Antero  Paulo dos Santos Matias da Universidade Metodista de São Paulo .

Esses são apenas alguns, que em conjunto conosco estão construindo uma nova história no ABC, não tenho dúvida alguma disso.

Especial gratidão também a esta revista e a seu fundador Carlos Balladas. Incrível empreendedor que apaixonado pelo empreendedorismo parece muitas vezes um menino descobrindo o mundo.

Termino este artigo com um choro sincero, feliz e de gratidão. Gratidão a Deus por permitir que as pessoas percebam que “apenas o empreendedorismo poderá salvar a existência do homem no mundo”.

Sobre o autor,

Benício Filho.

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela UNIFESP em Neurologia Oftalmológica na área de Empreendedorismo e pós graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 300 eventos (número atualizado em dezembro de 2019). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul) bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”.