ANÁLISE SWOT: SÉTIMO PILAR DE SUCESSO PARA EMPREENDER EM PORTUGAL

Houve um tempo em que, para tomar decisões importantes, as empresas dependiam apenas de opiniões com pouco fundamento. Não havendo dados para se basear, era preciso optar por soluções sem ter muita clareza se aquilo fazia mesmo sentido.

Com a análise de dados, isso mudou completamente. Com cada vez mais informações à disposição, esse processo permite que as empresas façam estudos complexos para tomar determinações estratégicas cada vez mais assertivas, e tenham um maior entendimento do próprio negócio.

Mas, afinal, o que é análise de dados? 

Quase tudo o que fazemos diariamente é capaz de gerar dados: informações financeiras, dados estatísticos, relatórios de mercado e de governos, interações em redes sociais e aplicativos, fotos, compras online, vídeos de câmeras de segurança, palavras digitadas, entre muitas outras coisas. 

Em todas essas informações, podem estar escondidos insights valiosos, mas que precisam passar por um processo de organização para que sejam devidamente investigados.

É aí que entra a importância da análise de dados (ou Data Analytics), que visa examinar essas informações que você tem à disposição para encontrar padrões e ajudar na compreensão de problemas e questões do seu negócio.

Esse processo pode ser utilizado, por exemplo, para que você entenda fatias demográficas do seu público, porque determinado produto está com baixas vendas, quanto estoque você precisa ter para manter a operação, o que seus clientes esperam de próximos lançamentos, entre milhares de outras dúvidas.

QUAIS OS TIPOS DE ANÁLISES DE DADOS?

Comumente, há quatro principais tipos de análises de dados feitas, que têm diferentes objetivos. Abaixo, explico o que é cada uma delas e qual o seu principal intuito.

DESCRITIVA

Trata-se do tipo de análise mais comum. Seu objetivo é organizar dados reais para descrever de que forma um acontecimento se dá, para a partir daí, criar métricas, relatórios e segmentações e tomar decisões embasadas. Além do meio empresarial, ela também é muito popular academicamente.

PREDITIVA

A análise preditiva tenta prever cenários futuros com base em padrões passados, criando possíveis cenários de acordo com eventuais acontecimentos. Isso ajudará a tomar decisões estratégicas com base em situações que têm boa probabilidade de acontecer.

PRESCRITIVA

Esse tipo está diretamente ligado ao anterior. Em uma análise prospectiva, você deverá investigar aquilo que foi predito e entender qual dos cenários futuros é o mais viável, e qual poderá oferecer menos risco e melhores resultados.

É muito comum que essa análise seja feita em conjunto com algoritmos, inteligências artificiais e Machine Learning, por exemplo.

DIAGNÓSTICA

Por fim, o objetivo da análise diagnóstica é tentar identificar situações passadas que estejam causando o cenário atual – ou seja, a relação entre causa e consequência. 

Mesmo que não seja possível afirmar com certeza, esse reconhecimento pode ser feito com base em probabilidades, e da mesma forma, guiar as decisões futuras da empresa.

Como fazer uma análise de dados?

Você sabe como funciona uma Análise de Dados? 

ENTENDIMENTO DOS DADOS

Pode ser que você ainda não tenha os dados em sua totalidade, e nesse caso, precisará implementar uma estratégia para extraí-los de alguma forma.

Como já refletimos com os pilares anteriores desta sequência dos sete pilares, você já compreendeu que os demais pilares, terão como objetivo justamente capturar todas as informações que você precisa para compreender o melhor cenário para seu processo de internacionalização. 

Desta maneira, supondo que você já tenha os dados à disposição, é preciso que você entenda o tipo de dados que você irá analisar, se eles podem responder às suas hipóteses e se é necessário fazer alguma modificação na estrutura para utilizá-los ou fazer uma nova aquisição.

PREPARAÇÃO DOS DADOS

Antes de partir para a análise propriamente dita, os dados devem passar por uma preparação. Isso significa que você terá que fazer uma limpeza, depois agregar e formatar para deixá-los prontos para a investigação.

Na etapa de limpeza, procure ver se há dados ausentes, e pense sobre o que pode ter causado isso, e como isso será levado para a análise. Busque também por duplicações e discrepâncias, ou seja, informações que estejam muito diferentes e, provavelmente, podem estar erradas.

ANÁLISE DE DADOS

Dados entendidos, limpos e organizados? Chegou a hora de analisá-los! Para isso, defina quais indicadores você quer analisar e classifique as informações como preferir, utilizando elementos visuais sempre que possível para auxiliar no seu entendimento e dos demais profissionais.

Em casos de grandes quantidades de dados, pode ser necessário fazer a modelagem de dados para encaminhar os dados para Machine Learning ou Deep Learning

Lembrando que esse processo não é necessariamente linear, e pode ser que você chegue a conclusões que deve voltar às etapas anteriores para ter melhores resultados. Além disso, ele também pode ser contínuo, e sempre que novos dados forem acrescentados, é possível realizar novos relatórios.

A ANÁLISE SWOT E OS SETE PILARES DE SUCESSO

Análise ou matriz SWOT, em português, análise ou matriz FOFA, é um método de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para tomada de decisões, observando quatro fatores.

São eles, em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threads. 

Em português: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

A matriz FOFA, por sua simplicidade, auxilia na compreensão de todas as informações levantadas nos pilares anteriores.

Seu objetivo é detectar pontos fortes e fracos, com a finalidade de tornar a empresa mais eficiente e competitiva, corrigindo assim suas deficiências.

A análise SWOT ou FOFA irá ajudá-lo a detectar esses riscos e ameaças, fazendo-o refletir sobre o contexto e impactos. A partir desta base, será mais fácil inserir ações necessárias no planejamento estratégico e montar uma força-tarefa para contornar ou resolver os problemas e seguir avançando.

A REUNIÃO DE DEVOLUTIVA 

Para encerrarmos esta sequência dos sete pilares de sucesso para empreender em Portugal, vale ressaltar que caso você tenha contratado Market Fit, ainda teremos um momento em que todos os dados levantados nos seis pilares e estruturados no sétimo pilar serão apresentados a você em uma reunião. 

Nesta reunião, participarão nossa equipe de projetos, um responsável do time da Atlantic Hub pela área de projetos e o cliente contratante. 

Durante a reunião, teremos tempo para entender profundamente os dados, cenários e derivações para juntos tomarmos uma decisão sobre seu processo de internacionalização. 

Momento único de aprofundar, compreender e construir relações de networking com este material. 

Tenho certeza de que você acompanhou nossa jornada dos sete pilares de sucesso para empreender em Portugal. Mas caso ainda não tenha lido os pilares anteriores, segue abaixo, relação de todos para você consultar e ter sempre com você. 

PRIMEIRO PILAR – TENDÊNCIA DE MERCADO 

SEGUNDO PILAR – ANÁLISE DE MERCADO

TERCEIRO PILAR – CONCORRÊNCIA 

QUARTO PILAR – OPÇÕES DE FINANCIAMENTO

QUINTO PILAR – ASPECTOS JURÍDICOS

SEXTO PILAR – ECOSSISTEMA DE NEGÓCIOS 

SÉTIMO PILAR – ANÁLISE SWOT 

Um bom começo é fazer um estudo de aderência de mercado. Chamamos ele de Market Fit. Comece hoje mesmo estudando seu mercado conosco e começamos corretamente esta nova fase da sua empresa e da sua vida. Dúvidas sempre existem. Marque um momento comigo e vamos juntos conversar para alinhar os próximos passos.

Leia também: OS MELHORES SEGMENTOS PARA INTERNACIONALIZAR

SOBRE O AUTOR

BENÍCIO FILHO

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Black Beans e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.