APENAS COM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PODEREMOS ABRIR NOVOS HORIZONTES EM NOSSAS EMPRESAS

Gosto de pensar que nosso mundo realmente não é um local estático. Aparentemente vivemos em função do tempo e das alterações da natureza, porém faz tempo que outros fatores influenciam muito nossa vida e nossas empresas. Vivemos uma revolução tecnológica única em nossa história.

Neste momento, em nosso Brasil, quase 90% da população adulta tem em suas mãos um pequeno celular ou smartphone que sem dizer muito sobre ele tem um poder de processamento e memória maior que os computadores enormes das décadas de 80 e 90. Tal desenvolvimento tecnológico oferece a nós empresários uma enorme possibilidade de novos negócios.

Veja que estou falando apenas dos equipamentos móveis que utilizamos. A grande onda de tecnologia dos dias atuais tem desmembramentos em todas as áreas da nossa vida. Se a tecnologia há anos faz parte do nosso cotidiano, quanto em minha empresa eu realmente aproveito deste movimento?

O AUMENTO DE MARGEM ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADO A INOVAÇÃO DOS PROCESSOS

Utilizar em nossos negócios, sejam eles comércios, indústrias ou prestadores de serviços, as facilidades, ganhos operacionais, controles ou ainda aumento de escala promovidos pela tecnologia já deveria ter sido por nós empresários incorporados em nosso dia a dia. A questão central é que se tal desenvolvimento tecnológico ainda não faz parte plenamente do meu negócio, devo acender um sinal de alerta.

Alerta sim porque meus concorrentes atuais ou nascentes já utilizam plenamente tudo isso. De softwares bancários a softwares de gestão, de suporte tecnológico a backups, de sites e mídias sociais ou mais aplicado ainda, muitos deles hoje no mercado utilizam a partir da internet apuradas ferramentas de captura de cliente e compreensão do comportamento dele, o ator principal, o cliente.

Tecnologia não é moda, é essencial assim como água e ar. Inovação, no entanto, muitas vezes é mal compreendida. Quando olho meu concorrente e vejo ele fazendo algo de certa maneira, posso melhorar este atendimento ou serviço desta maneira +1 e isso pode ser chamado de inovação. Inovar em muitos casos não é criar algo novo, mas sim melhorar algo que já existe aplicando por exemplo alguma tecnologia ou processo melhor.

Os desafios atuais do mercado brasileiro não são novidades para nós, porém com uma boa utilização de tecnologia e nossa criatividade para inovar, podemos sim, criar excelentes horizontes em meio ao momento atual que vivemos.

Sobre o autor,

Benício Filho.

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela UNIFESP em Neurologia Oftalmológica na área de Empreendedorismo e pós graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 300 eventos (número atualizado em dezembro de 2019). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul) bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”.

 

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.