APENAS O EMPREENDEDORISMO PODERÁ SALVAR A EXISTÊNCIA DO HOMEM NO MUNDO

Como é bom poder renovar nossas expectativas e esperanças. Quando um ano se inicia temos a tendência de fazer planos, determinar metas ou ainda iniciar aquele regime sempre postergado. A alguns anos atrás, tive contato com um autor americano que muito influenciou minha vida. Malcolm Gladwell entre muitas obras publicadas (Fora de Serie, O Ponto da Virada, Blink, Davi e Golias etc.)  sempre demostrou especial atenção aos movimentos que conduzem os seres humanos a grandes transformações.

Na obra o Ponto da Virada, por exemplo ele analisa o contexto das epidemias de doenças e suas relações ao comportamento humano. Há propagação de uma epidemia de gripe, tem muita similaridade com nosso comportamento em relação a um produto novo lançado por uma marca que já tenha um grande número de clientes ou que apresente algo realmente novo. O furor da corrida para comprar um novo modelo de smartphone tem inúmeros pontos em comum com a epidemia da gripe. Em geral, nosso comportamento, analisado a exaustão neste livro tem, em sua maioria dos casos,  a dinâmica das manadas.

Seguimos determinados padrões que uma vez identificados podem oferecer elementos importantes para a definição das estratégias de crescimento de uma empresa ou ainda para a propagação de determinado tema que se tenha o interesse de tornar público para a grande maioria.

NINGUÉM PODE ENTRAR DUAS VEZES NO MESMO RIO, HERÁCLITO

Vivemos um momento único em nossa história. Não estou falando aqui do Brasil apenas. O mundo passa por uma grande era de mudanças. Provavelmente você leitor, já tenha me identificado como alguém que com frequência adota o discurso de defesa do empreendedorismo baseado em startups e apartir dele, elenca vantagens e pontos a favor. Pois bem, a mudança a cima que estou falando pela qual o mundo está passando é sem duvida única em nossa história.

O clima realmente mudou, nossa ação está promovendo a maior alteração em ecossistemas ecológicos jamais vista por este planeta. Os avanços tecnológicos alcançados elevam nossa condição de interagir com as máquinas e com a saúde dos seres humanos. Seja da tecnologia 3D ou a inteligência artificial, estamos diante de transformações imensas em nosso modo de viver. O consumo não será como sempre foi, queremos acesso aos serviços não a posse de bens inúteis que ficam em nossa casa jogados. Para que um carro caríssimo se queremos apenas chegar a um lugar?

Muito de nos já mudaram sua forma de viver, outros iram mudar em breve o fato essencial é que todos mudaremos por uma questão simples. Ou mudamos ou não teremos a onde viver. Nosso planeta não suporte nosso consumo ou nossa indiferença com os recursos cada vez mais escassos da terra. Não se trata de bondade ou ainda de ser ecologicamente correto, pense nos seus paradigmas quanto ao modo que vivemos como algo essencialmente baseado em nossa própria sobrevivência.

QUANDO ALTERAMOS O PONTO QUE ESTAMOS OLHANDO, NASCEM NOVAS OPORTUNIDADES

O mais interessante disso tudo é que não sou um pessimista. Não pense que estou iniciando o ano de 2018 desanimado ou mesmo sem esperança. Vejo na verdade uma imensa oportunidade em tudo isso. Como disse a cima, estamos diante de mudanças irrefutáveis, inadiáveis e incontestáveis.

Desta forma, temos duas opções:

Ficamos indiferentes a tudo isso e continuamos nossas vidas sem que nada fosse acontecer ou entendemos o contexto de mudança que estou falando e apartir dele iniciamos uma nova fase em nossa existência, uma nova relação com o mundo ou ainda aproveitamos tantas mudanças que iram ocorrer para ter um novo posicionamento, empreender em novos negócios que ainda nem foram inventados, mergulhar nas novas tecnologias e impactar positivamente milhares de pessoas.

O que estou dizendo é que estamos diante de um novo momento da humanidade em que novas epidemias de comportamento aconteceram. Assim como Malcolm identificou em dezenas de casos, podemos também ser os protagonistas nestas mudanças tendo um papel fundamental em nosso pais. Começo este ano finalizando este artigo com a seguinte frase, “Não espere por um messias uma vez que você pode ser o protagonismo da sua história”. Que 2018 seja espetacular e que realmente possamos entender que “Apenas o Empreendedorismos poderá salvar a existência do homem no mundo!”.

SOBRE O AUTOR

Benício Filho

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.

Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio-fundador da Agência Incandescente, sócio-fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).

Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.

Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.