POR QUE VOCÊ NÃO DEVERIA PERDER O ATLANTIC CONNECTION 2023

A cada ano, o número de interessados em Portugal aumenta no Brasil. Alguns dados do próprio governo português apontam algo como cerca de 300.000 brasileiros morando oficialmente em Portugal.

No entanto, se este é o número oficial, imagine o número real. Pode passar facilmente de meio milhão. Além disso, a língua é um fator de aproximação; outros ativos como segurança, melhor qualidade de vida, dentre outros, despertam nos brasileiros o interesse em mudar de país.

Ao longo dos últimos sete anos, acompanhamos este interesse crescente. Vimos surgir as primeiras iniciativas e consequentes planos de internacionalização. De fato, muitos brasileiros procuram Portugal apenas para morar, já que detêm renda própria.

Outra parcela significativa vem para Portugal para trabalhar. Isso é preocupante, já que os salários em Portugal são baixos e viver como assalariado não é fácil.

Um contingente de pessoas, no entanto, desperta para a oportunidade de internacionalizar suas empresas. Esse é o grupo que nos dá o Atlantic Hub, e podemos efetivamente ajudar.

Pensando neles, os empresários e empreendedores, criamos há sete anos o Atlantic Connection. Neste evento, colocamos em um mesmo espaço, em um único dia, os principais agentes que fazem o dia a dia dos negócios em Portugal.

Desde agentes de governo, como IAPMEI, o Sebrae de Portugal, a AICEP, a APEX portuguesa, até mais de duas dezenas das mais importantes instituições, participam do evento.

Mas não pense que são apenas os agentes brasileiros e portugueses de governo que participam do Connection. Este é um momento de apresentar casos reais do que realmente funciona e o que não funciona quando o assunto é internacionalizar.

Longe das frases tais como as que os produtos brasileiros sempre têm mercado em Portugal, a realidade sobre como você pode entrar no mercado. Sempre levamos ao Connection cases reais do que e como fazer esta internacionalização.

EMPRESAS, MERCADO E DESAFIOS

Quando o assunto é internacionalização, muitos são os pontos que você deve estar atento. Não é fácil compreender todos os aspectos. Além disso, se apenas o mercado consumidor já é um desafio quando pensamos em levar nossos produtos ou serviços para Portugal, imagine então as variáveis como contratações, impostos e local de instalação.

A lista é grande e um time multidisciplinar com diversos profissionais pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua jornada.

No Atlantic Connection, através dos diversos painéis que você irá participar durante todo o dia, você estará em contato com quem já percorreu este percurso. Aprendeu com os erros e pode ensinar muito.

Desde a estratégia de marketing até as primeiras contratações, Portugal não é trivial. Apesar de irmãos, somos diferentes, e se o tema de internacionalizar é importante para você, perder o Atlantic Connection não deveria ser uma opção.

Lembro de um case da agência de comunicação BAUC expondo suas dificuldades logo nos primeiros momentos da abertura da sua empresa em Portugal, o que instigou na edição de 2022 um enorme número de perguntas da audiência.

As dificuldades reais não são sombreadas no Atlantic Connection. Longe do sonho de morar em Portugal, o que efetivamente fazemos ano a ano no Connection é levar aos empresários que participam do evento a verdade sobre como é o ambiente de trabalho, os primeiros clientes e os desafios em Portugal.

CENTENAS DE EMPRESÁRIOS PARA VOCÊ CONHECER

Em qual lugar você poderia estar em contato com centenas de pessoas que desejam saber mais sobre Portugal? Este lugar é o Atlantic Connection. De fato, de sócios que se conheceram neste evento a empresas que fecharam grandes negócios, as histórias se multiplicam.

Quando estamos em um lugar onde quem tem interesse no tema está no mesmo momento de abertura e vida, tudo pode acontecer.

Portanto, reserve seu dia para isso, abra sua mente a Portugal e coloque os dois pés no chão. No Atlantic Connection, seu primeiro cliente pode estar lá como quem irá viver esta jornada com você.

Assim, não pense em outra atividade no dia. Seu dia 18 de agosto será o dia da imersão em Portugal. Além disso, longe das palestras longas e sem foco ou ainda dos momentos de vendas de produtos, montamos o Connection para que o centro sejam as informações relevantes e o networking de qualidade.

UM DIA PARA FICAR NA SUA HISTÓRIA

Nesta sétima edição, criamos uma série de interações dos palestrantes com a audiência, inclusive com uma área VIP. Vale a pena você entender como pode fazer parte deste espaço. Como já disse, tudo acontece quando estamos de fato interagindo com outras pessoas.

Os conteúdos deste ano contemplam ainda mais uma série de exposições e temas relevantes de quem já está em Portugal ou ainda de quem está passando pelos desafios que você também está com eles à sua frente.

Quem já viveu algumas dificuldades tem muito a nos ensinar. Venha para o Atlantic Connection e interaja com nossos participantes em casos reais de internacionalização.

Algumas entidades que estarão expondo seus objetivos levam consigo também todos os projetos e ações que estão no dia a dia das suas atividades.

As linhas de fomento, por exemplo, existentes em Portugal, são tema do dia sobre como elas podem ser uma opção para quem já está em operação, bem como para aqueles que desejam um Startup Visa, por exemplo, para iniciar sua operação.

Compreender estes programas abre a mente quanto ao que é possível. Mas estar em contato com quem faz isso acontecer amplia a visão de mundo.

Falando em conhecer os programas que podem mudar sua jornada de internacionalização, pergunto a você, será que nosso programa de acesso ao mercado de Portugal poderia ajudá-lo em sua internacionalização? Veja mais a seguir.

CONHEÇA NOSSO PROGRAMA DE ACESSO AO MERCADO

A Atlantic Hub criou processos e jornadas que podem contribuir para ajudá-lo a criar o seu mercado em Portugal. Eu convido você a conhecer melhor como podemos ajudá-lo.

O primeiro passo é estudar seu produto ou serviço em Portugal. Para isso, você precisa conhecer o nosso estudo de mercado Market Fit.

O segundo passo é marcar um momento conosco e conversarmos sobre as melhores estratégias para você acessar o mercado.

Comece hoje mesmo estudando seu mercado conosco e comecemos corretamente esta nova fase da sua empresa e da sua vida.

Tenha certeza de que você está com quem conhece a Europa e construiu bases sólidas em Portugal. Nosso time terá o maior prazer em ajudá-lo neste processo.

Forte abraço e deixe seu comentário para nós.

Leia também: COMO É O HUB DE INOVAÇÃO DA ATLANTIC STATION EM PORTUGAL

SOBRE O AUTOR

BENÍCIO FILHO

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Black Beans e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.