COMO SOMOS TRAÍDOS PELO QUE ACHAMOS SABER…

Afinal o que é sabedoria?

Uma pergunta complicada de responder, pois em muitos momentos entendemos sabedoria como conhecimento adquirido sobre algum tema específico, porém será que isso realmente é sabedoria? Por que falar de sabedoria em um artigo voltado a vendas?

Em primeiro lugar, entende-se por sabedoria a capacidade de tomar decisão com base apenas na escolha imparcial da melhor opção sem que nossos humores e sentimentos sejam determinantes no resultado.

Sabedoria é a escalada exponencial de conhecimento que um ser humano atento aos aprendizados da vida acumula ao longo dela. Seria muito interessante se entendêssemos sabedoria como uma graça alcançada visto que não se pode ter a tão sonhada sabedoria sem que se tenha vivido muitas experiências, passado por poucas e boas, estudado muito, errado muito, chorado muito e compreendido que na vida temos mais sensações ruins e duras do que realmente alegrias.

SABEDORIA É O CONHECIMENTO ACUMULADO EM UMA JORNADA VIVIDA DE FORMA PRESENTE

Gosto de pensar em sabedoria como uma grande jornada. Iniciamos esta jornada sem muita sabedoria e, ao longo do trajeto, vamos acumulando experiências que quando somadas vão formando o todo. Bom mesmo é pensar que esta jornada acontece um pouquinho a cada dia. Um café da manhã com sua esposa e filhos pode proporcionar um bocado de aprendizado.

Talvez nem todos que estão lendo este artigo imaginem quanto uma criança de 9 anos e outra de 7 anos têm de histórias para contar às seis da manhã. Eles não se cabem dentro de si. Fico por vezes inerte, sem nada falar, apenas ouvindo os relatos encantadores sobre experiências na escola, no futebol em casa ou em algum jogo. Aproveitar estes momentos também é acrescentar sabedoria à nossa vida.

Gosto muito de pensar em sabedoria olhando as situações do dia a dia. Nada é tão ruim quando se pode colher da experiência passada algum aprendizado. Veja este exemplo: estou escrevendo este artigo em uma sexta-feira de dezembro do ano de 2016, sentado no aeroporto de Brasília no saguão de embarque esperando minha conexão para o Acre. Isso mesmo para o Acre. Vou para lá em um evento analisar Startups.

Eu poderia estar reclamando, apenas ouvindo música (o que já seria bom) ou lendo. Estou, porém, refletindo sobre o que é sabedoria. O mais intrigante nestes momentos é imaginar o que este monte de gente que está a minha volta está pensando… adoro tentar imaginar o que cada ser humano perto de mim está vivendo neste exato momento. Este sim é um grande exercício de sabedoria.

SABEDORIA É TER CONSCIÊNCIA DAS ESCOLHAS QUE FAZEMOS. ESTAMOS PRESENTES E ACEITAMOS O PREÇO A PAGAR

Tentar se colocar no lugar do outro e pelo menos por um momento imaginar como seria viver e tomar as decisões por outro ser humano é um exercício incrível. Quantas decisões mudaríamos se antes da tomada final olhássemos pelo prisma do outro? Vivemos em um mundo hiper conectado, inundado de redes sociais, porém na maior parte da nossa existência sentiremos uma certa solidão.

Estar conectado a seis mil amigos virtuais não garante nenhum relacionamento sincero ou afetuoso. Retomando nossa jornada em busca da sabedoria, estou escrevendo este artigo para ajudar os leitores que, como eu, simpatizam com a área de vendas e acreditam que apenas com desenvolvimento pessoal é possível ter melhores e maiores resultados. Acredito que a nossa profissão seja uma das melhores formas de desenvolver a sabedoria. Um bom vendedor aprende a ouvir logo no início da sua profissão, pois somente ouvindo é que pode entender o que oferecer ao seu cliente.

Um excelente vendedor desenvolve a capacidade de aprender com seu cliente. Imagine que cada cliente é um universo de conhecimento. Quanto posso aprender se realmente eu estiver disposto e aberto a receber este conhecimento? Lembro que no início da minha carreira eu ficava em êxtase cada vez que visitava uma empresa em um novo segmento do mercado. Eu realmente tinha sede de adquirir conhecimento sobre aquele cliente.

SABEDORIA É RECONHECER QUE UMA JORNADA DEVE TORNA-LO UM SER HUMANO MELHOR

Minha carreira em vendas foi inicialmente no segmento de tecnologia. Vendíamos serviços de tecnologia a pequenas e médias empresas de inúmeros setores. A primeira vez que entrei em uma grande indústria de injetoras de plásticos, tive uma sensação incrível. Era fantástico ver aquelas imensas máquinas fabricando peças tão pequenas e delicadas.

O conhecimento está a nossa volta, aproveitar este conhecimento e transforma-lo em sabedoria será sempre uma opção nossa. Quem aprende com as experiências tem a incrível oportunidade de não precisar pagar para estudar. Sou um apaixonado por vendas, no entanto quando mais vendo e mais aprendo com esta incrível profissão, mais eu descubro que o que realmente amo é poder aprender com as pessoas que conheço. Vender é aprender, aprender é adquirir sabedoria.

Como é bom poder ter como profissão algo que me torna melhor a cada dia. Seja bem-vindo à incrível jornada do conhecimento, seja um vendedor!

SOBRE O AUTOR

Benício Filho

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.

Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio-fundador da Agência Incandescente, sócio-fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).

Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.

Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.