CONHECE-TE A TI MESMO?

Quantas vezes você se deparou com a estranheza de estar com você mesmo? Em quantos momentos você olha no espelho e se pergunta quem é este aí? Então caso nunca tenha feito isso, sinto muito em lhe dizer, mas ainda terá sua crise de existência em algum momento da vida. Bem, vou explicar melhor. Entender quem somos é essencial para compreender o que podemos.

Quando sabemos o que podemos, mergulhamos na incrível arte de viver o agora. Passado é história e futuro adivinhação. Se o presente é a única certeza que temos porque nós temos tanto medo de vive-lo? Segundo Heráclito a única certeza que podemos ter no mundo é a mudança. Falando um pouco sobre ela, a mudança, gostaria de contar um caso real a vocês.

O AUTO CONHECIMENTO É UMA JORNADA SEM VOLTA

Em uma das atividades que tenho, costumo ministrar para lideranças em empresas ou para empresários um treinamento de desenvolvimento muito ligado ao autoconhecimento. Quando aplicado, iniciamos uma jornada sem volta. Pouco mais de três horas em alguns encontros são suficientes para despertar algumas reflexões que transformam nossa forma de ver o mundo.

Não se trata de provocar e apenas deixar feridas abertas. Se trata na verdade de criar sentido a nossa existência jogando luzes sobre nosso medo de encarar a vida.

O caso que gostaria que comentar foi justamente em uma das seções que faço individualmente para empresários. Em uma busca com ele de algumas crenças limitantes dele, voltamos as suas aulas na faculdade. Veja que interessante a comparação que ele fazia sobre seu desempenho e dos demais depois da formação revelava sua postura diante dos desafios, porém ele apenas enxergava como sorte dos outros e azar dele.

Muitos dos seus amigos de faculdade hoje, tinham ou tem situação financeira ou mesmo de mercado melhor que a dele. Dizia ele, “eu era um dos melhores alunos da sala”. Ótimas notas, focado, elogiado pelos professores e mesmo assim era para os piores alunos que as portas das oportunidades se abriam.

Nesta conversa, levantei e fui para o quadro e comecei a colocar quais as qualidades que seus amigos arruaceiros tinham que ele não tinha:

                Coragem para colar na prova;

                Ótimo networking, pois falavam e sabiam da vida de todos;

                Bagunçavam e eram os mais enturmados;

Pergunto a você caro amigo leitor. Quantos amigos que você conheceu ao longo da vida eram melhores em tudo que você e hoje estão em situação muito complicada na vida? Veja, quando elencamos como eram os piores alunos da sala, elencamos qualidades que fazem a diferença em boa parte das oportunidades que criamos ao longo da vida. Não estou dizendo não desrespeitar leis ou ser um transgressor é a razão do sucesso.

Mas… se queremos mesmo ser alguém diferente no mundo, não serão seguindo as regras das massas que faremos ou construiremos grandes feitos e grandes obras.

CONHECE-TE A TI MESMO?

Durante o programa Conhece-te a ti mesmo. Lançamos luzes sobre nossa face que passamos a vida escondendo. Quantas vezes, tentamos mudar justamente o que temos de melhor. Quantas vezes ouvimos o que os outros dizem sobre nós ou pior, mudamos por que os outros ou nossa família acham que devemos mudar. São luzes como essas, que lançamos e tiramos a poeira revelando nossa verdadeira face.

Face que transcende coragem muitas vezes ressignificando nossa própria existência. Precisa de coragem para fazer isso. Precisa de fé para acreditar no que sairá do outro lado. Por fim, precisa querer viver e não apenas respirar para encarar o que realmente somos.

Preparado para conhecer sua melhor versão?

Sobre o autor,

Benício Filho.

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela UNIFESP em Neurologia Oftalmológica na área de Empreendedorismo e pós graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 300 eventos (número atualizado em dezembro de 2019). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul) bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.