Como vocês já estão acostumados, gosto muito de falar sobre empreendedores e empreendedorismo. Neste artigo quero aprofundar com vocês duas histórias verídicas de como não basta ter um bom negócio. Sempre será necessário ter coragem para tomar decisões que outros não tomariam. Zona de conforto nunca será um lugar para empreender. Como bem diz um grande amigo, por que empreender se a cama está quentinha?
Lá se vão cinco anos que estou próximo deste empreendedor. Lutamos muito, abrimos mercado para o produto oferecido por eles, avançamos em frentes incríveis e conseguimos o que para muitos era utópico. Ter um bom produto não é certeza de sucesso entre os consumidores, mas ter um bom numero de consumidores que adoram sua marca é bem interessante. Desta forma, crescemos em faturamento e ganhamos mercado.
De início, apenas revendíamos uma marca famosa, porém iniciamos aos poucos nossa própria marca e também a fabricar nosso produto. Tudo estava bem, até que a marca de origem, resolveu descontinuar seu produto e diante de nós, estávamos com um grande desafio. Colocar força total e ganhar este mercado ou ficar em uma posição de defesa. Bem, está é a questão… Ter coragem e avançar ou esperar e ver os desdobramentos?
O MELHOR CAPITAL SEMPRE SERÁ O CLIENTE COMPRANDO SEU PRODUTO OU SERVIÇO
Recentemente, outro empreendedor diante de um dilema enorme teve uma atitude bem interessante. Sua startup, dependia de usuários utilizando sua plataforma para poder ser relevante. Com mais de três anos que estou neste projeto confesso que tem sido um enorme desafio vencer as barreiras de trazes usuários para nós. Sem um aporte considerável, trabalhamos os últimos dois anos em estratégias e parcerias. Evolução lenta para quem precisa de um milhão de pessoas utilizando a solução.
O empreendedor, passou a semana do último natal focado em acessar pelo Linkedin CEOs de grandes empresas que atuam na obtenção de usuários finais. Depois de muita persistência e estratégia, conseguiu duas boas reuniões com founders de empresas deste setor e em uma delas, atraímos a atenção e fechamos já na primeira semana de janeiro a entrada deles. Em poucos dias, começamos a adquirir mais de 500 usuários por dia. Melhor que o dinheiro de um aporte é a certeza que estamos trazendo gente para usar nossa solução e inteligência com este novo sócio.
TER CORAGEM É AVANÇAR MESMO QUANDO A CAMA JÁ ESTÁ QUENTINHA
Lembra da coragem que dou nome a este artigo? Acredito muito que ter coragem não é se arriscar no desconhecido colocando em risco seu negócio, sua saúde ou mesmo sua vida. Temos que ser prudentes para poder não perder o que conquistamos.
Ter coragem em muitos casos é não esperar as soluções nascerem do local que você já está calejado de tentar. Esperar mudar os rumos, bater alguém na porta ou ainda que a curva de sucesso melhore fazendo as mesmas coisas parece para mim loucura.
Ter coragem é desafiar as respostas que sempre são dadas mesmo que isso implique em você ter que estudar tudo que já fez. Ter as métricas tão importantes para medir um negócio, mas não ser refém delas. Achar que os números que você controla serão as respostas para convencer clientes se na verdade você tem medo de encara-los.
Ter coragem é entrar no jogo real. Ir para a rua, fazer reuniões, aprender com quem deu certo e com quem falhou, estes na verdade no ensinam mais do que os que deram certo.
Ter coragem é essencialmente estar empreendendo por proposito. Somos levados nos dias de hoje a empreender pois parece que ficou belo ter uma startup. Que me desculpem os iludidos mas empreender é para quem tem coragem de verdade.
Sobre o autor,
Benício Filho.
Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela UNIFESP em Neurologia Oftalmológica na área de Empreendedorismo e pós graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 300 eventos (número atualizado em dezembro de 2019). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul) bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”.