DO CAOS AO RECOMEÇO: PORTUGAL COMO UMA NOVA OPORTUNIDADE DE VIDA

Do caos ao recomeço! Seria até simples demais dizer que estamos passando por uma fase de mudanças substanciais em nossas vidas e no nosso modelo de viver. Mas será que temos consciência das mudanças que ainda não somos capazes de ver?

Parece algo contraditório, pois se não sou capaz de ver como posso ter consciência? Reside aqui uma das grandes transformações que o nosso mundo passa hoje. Teremos menos o que julgar ou analisar por nossos olhos, mas precisaremos desenvolver a capacidade de sentir para depois tomar as decisões.

Bem, não quero confundi-lo. Na filosofia, podemos passar horas escrevendo ou falando, fazendo com que o interlocutor quase entre em crise de tantas reflexões. Mas quero neste artigo caminhar com você justamente sobre as mudanças que estamos vivendo e porque sinceramente acredito que Portugal, assim como muitos países da Europa, representam uma oportunidade de recomeçar uma vida.

UM CATACLISMA DE SENTIMENTOS

Ao longo dos últimos cinco anos, tenho me dedicado a auxiliar brasileiros a começarem uma vida em Portugal. Pela Atlantic Hub, foi possível para mim revisitar minha origem ancestral familiar que guarda nos territórios galegos minha origem.

A cada cliente que conversamos e iniciamos uma jornada, sempre me deparo com histórias que remontam a ancestralidade daquela família. Tivemos no Brasil inúmeros movimentos migratórios de europeus.

Se quiser saber mais sobre a Atlantic Hub, leia o artigo “Empresa especializada em internacionalização de empresas brasileiras: Conheça a Atlantic Hub”.

Alguns movimentos iniciados no pós-guerra, porém outros sem vínculos com as guerras, mas que também trouxeram para as nossas terras milhares de cidadãos europeus que aqui fizeram sua moradia e construíram sua vida.

Nossa origem, portanto, desde o período colonial com Portugal, passa pela forte influência africana e depois por estes movimentos migratórios, se caracteriza por uma das maiores mistigenizações que temos em nosso planeta.

O DNA do brasileiro já foi motivo de estudos por conter a maior variedade de povos que se tem notícia. Fato esse que em recente mudança na lei de concessão de nacionalidade para Portugal, que permite agora validá-la a partir dos avós, apenas no estado de São Paulo se estima que existam com esta alteração mais de 30 mil pessoas com condições de obter nacionalidade.

Este é o Brasil, uma diversidade incrível de povos e culturas.

Quando começamos um novo processo de internacionalizar uma empresa, sempre nos deparamos com uma história de descendentes que estão em busca das suas origens. Um cataclisma de sentimentos inicia-se e confesso, como é gratificante fazermos nosso trabalho.

Sempre digo que internacionalizar uma empresa é uma mudança de vida, vale a pena a leitura destes dois artigos “Transformando sua empresa em um multinacional através de Portugal”  e “Já combinou com sua família sobre morar em Portugal?”.

O CAOS

Disse em alguns parágrafos acima que estamos vivendo uma das maiores mudanças que a humanidade já viveu. Tenho certeza de que no que é considerado idade moderna, a pandemia é por si só já é uma mudança de era.

Como ainda estamos vivendo tudo isso, fica difícil compreender ou mesmo analisar. Somos o que os historiadores dizem de agenda da história. Um agente está envolvido no ato em si, como ele pode compreender tudo?

Em breve perceberemos tudo que já mudou, mas você não precisa esperar o futuro para começar agora mesmo a viver neste novo mundo. O modelo que estamos vivendo não faz nenhum sentido quando relacionamos ele aos demais elementos da vida.

Chamo a sua atenção para apenas um ponto. Nossa relação de consumo baseado no acúmulo, não faz nenhum sentido uma vez que o planeta não tem recursos para nosso abuso. Quando olhamos como a Europa lida atualmente (quando digo atualmente estou falando de pelo menos os últimos 30 anos), percebemos um continente que acordou já algum tempo para algumas das mazelas humanas.

Compreender a finitude dos recursos naturais parece utopia para nós que vivemos no Brasil, afinal temos a maior floresta do planeta, 25% de toda a água doce do mundo e a maior biodiversidade de animais da terra.

Isso seria incrível se tivéssemos a maturidade de proteger e construir riqueza com sabedoria, porém não é o que vivemos. Apenas em 2020, perdemos 22% do Pantanal por queimadas, tivemos o maior desmatamento da Amazônia dos últimos 10 anos e ainda voltamos a ter represas em estado crítico no Sudeste.

Lógico, que continuamos a ser o país que pode ser o fiel da balança para muitas questões globais, mas o que coloco em questão é que tais transformações que o mundo vive são urgentes e em muitos casos podemos fazer mais estando fora do que estando dentro.

Leia também: COMO FAZER NEGÓCIOS COM EMPRESAS PORTUGUESAS?

O ENCONTRO COM A VERDADE – DO CAOS AO RECOMEÇO

A consciência das transformações é o primeiro passo para a mudança. Como fazia Heráclito filósofo pré-socrático (filósofos que viveram antes do filósofo maior, o Sócrates), nunca é possível entrar no mesmo ponto de um rio, uma vez que a água jamais será a mesma.

Este é o ponto central, quando compreendemos que tudo está mudando, nosso cérebro não volta ao estado anterior ele evoluiu. Nossa nova verdade exige que façamos algo e sinceramente os brasileiros precisam ter a Europa como referência para algumas questões.

A Europa vive como nenhum outro continente com um enorme consciência no uso de recursos, uma exuberante economia que privilegia o bem cultural e a economia criativa. Atraindo assim, milhões de turistas que encontram no continente razões para se encantar ou ainda estudar.

Por outro lado, a mais de uma década o continente Europeu colocou como foco de desenvolvimento o ecossistema empreendedor de empresas de tecnologia e de impacto. Hubs por todo o continente e em especial em Portugal atraem empresas do mundo inteiro para se instalarem lá.

Escrevi recentemente o “Oportunidades de negócios em Portugal: 5 melhores mercados para investir” artigo sobre cinco setores de negócios que representam oportunidades em Portugal, confira se um deles faz sentido para você.

Na Atlantic Hub um dos segmentos que mais demandam para os estudos de viabilidade e estão diretamente como nossos principais clientes são justamente empresas de tecnologia. O velho mundo oferece excelentes condições de instalação destas empresas inclusive dentro do nosso próprio hub.

Aprofundo o tema sobre as oportunidades que existem no setor de tecnologia no artigo “Mercado de TI em Portugal: tendências e oportunidades

Com tanta maturidade e uma sociedade que cobra dos seus governantes compromisso com pilares de sustentabilidade e acesso a recursos, provoco você para uma reflexão sincera do quanto pode ser um diferencial em sua vida começar um plano estruturado para morar em Portugal.

O RECOMEÇO

Recomeçar nunca é simples, por isso estamos aqui. Desenvolvemos nos últimos anos os melhores programas para auxiliar todo brasileiro que deseja recomeçar em Portugal. Mas veja, esse deve ser um projeto de vida.

Desperte todos que você ama para esse projeto. Converse de forma verdadeira sobre todas as oportunidades que existem nos pontos que abordei neste artigo. Veja que fiz questão de colocar muitos artigos de referência para aprofundamento. No final tenho ainda um adicional importante para você.

Leia, converse, estude, fale conosco. Estamos aqui para ser o melhor caminho para você e sua empresa. Queremos estar junto com você. Neste ano de 2021, muita coisa boa vem por aí. Teremos inclusive espaço físico para acomodar empresas brasileiras em Portugal.

Acredite! Somos únicos enquanto brasileiros. Nosso DNA tem que ser levado para o mundo! Esta é uma missão daqueles que acordaram. Espero que você seja um deles.

Recomeçar pode parecer difícil, mas saiba que é possível. O desejo deve ser forte, mas as ações são que realmente farão a diferença.

Como comentei com você, estou à disposição. Se quiser falar comigo, segue um canal direto para agendarmos um momento, clique aqui.

DO CAOS AO RECOMEÇO – REFLEXÕES SOBRE A PANDEMIA: O RESGATE DA HUMANIDADE E A PERCEPÇÃO DE SI MESMO

Quero ainda deixar com você mais uma ferramenta nesta busca por um recomeço que tanto falamos neste artigo.

Escrevi ao longo da pandemia um novo livro, sempre partindo da minha análise dos fatos e da experiência que acumulei ao longo dos anos em relacionamentos humanos.

Nesta obra, analiso segundo minha ótica tudo que estamos vivendo, construindo uma reflexão adulta, madura e moderna sobre o que significa viver neste novo mundo diante destas novas oportunidade que tanto comentei.

Escrevi esta obra em conjunto com a querida Renata Marinho, jornalista que ao longo dos anos soube como ninguém entender o mundo da tecnologia e mergulhar nas oportunidades que elas representam aos seres humanos.

Este livro é sem dúvida um excelente ponto de partida para quem quer reconstruir nosso mundo.

Fica aqui o convite para você vir conosco nesta nova jornada!

Forte abraço e quero caminhar com você.

Você pode adquirir nossa obra pela Amazon. Ela será apenas fornecida pelo formato digital, clique aqui para comprar.

SOBRE O AUTOR

Benício Filho

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.

Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio-fundador da Agência Incandescente, sócio-fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).

Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.

Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.

Share This