Somos de longe enquanto brasileiros, a nação mais empreendedora do mundo. Salta aos olhos os números de negócios que criamos, mas por outro lado a inovação desses empreendimentos, é bastante questionável.
Costumamos empreender nos modelos de negócios que estão na “moda”, ou seja, pouco olhamos os diferenciais desses modelos para prestar atenção no que aparentemente pode oferecer de retorno financeiro.
Neste artigo, gostaria de percorrer pelo universo empreendedor e colocar um olhar especial sobre as oportunidades que temos na Europa mais precisamente em Portugal para empreendermos.
Quando pensamos em empreender, precisamos em primeiro lugar ter o máximo possível de certeza se aquele modelo de negócio resolve o que chamamos de problema essencial.
O grau de inovação do modelo pretendido para o mercado seja ele um produto que será vendido ou um serviço que será prestado, diz muito sobre a essencialidade desse modelo.
Na figura acima, podemos perceber que não basta empreender, precisamos inovar na solução do problema pretendido. Quero dizer que ao abrir mais uma cafeteria ou um novo restaurante, você esbarra no oceano vermelho da concorrência que já existe, cujo único diferencial é o preço.
A pergunta que fica é: O que realmente de inovador você pretende com este modelo?
O QUE PODEMOS APRENDER COM A EXPERIÊNCIA DE QUEM FALHOU AO EMPREENDER?
Confesso a você que não costuma ser simples entender o raciocínio que faço acima. Digo isso, porque dezenas de vezes ouvimos a história que vou contar agora, porém poucas pessoas realmente entendem onde está o erro.
Certa vez, em um bairro de São Paulo, uma pequena loja de roupa em um centro comercial acabou fechando por falta de clientes. Poucas semanas depois outro proprietário abriu no mesmo local uma loja igual e logo fiquei sabendo que antes da anterior ter fechado, outros dois proprietários tentaram sem sucesso no mesmo ramo e no mesmo lugar também.
Bem, quatro tentativas pelo menos de empreender no mesmo segmento no mesmo local sem sucesso e ainda tinha gente tentando?
A questão central é que, temos a tendência em achar que o erro cometido pelo outro pode ser superado por nós. Mesmo sem entender o motivo do antigo proprietário ter quebrado, acreditamos que podemos fazer diferente. Criar um negócio não é mágica, mas também não é um mistério.
O erro anterior de alguém que não deu certo é um valioso aprendizado para quem quer acertar. Um passo importante na jornada para construir um negócio de sucesso é submeter o modelo pretendido a quem já empreende.
Quando estamos falando de outro país, fica ainda mais evidente o quanto a experiência de quem já faz isso conta como aprendizado.
Leia também: TEMOS MUITO O QUE APRENDER COM PORTUGAL
QUANDO PENSO EM EMPREENDER PRECISO ENTENDER O QUE É TER TECNOLOGIA NO PROCESSO
Portugal a partir da grande crise mundial de 2008, fez uma grande lição de casa. Criou uma rede muito importante de hubs de inovação e centros de excelência dentro de faculdades ou mesmo dotou muitas regiões dos próprios centros de inovação.
Reside aqui um dos atrativos mais interessantes de Portugal, mas longe de ser o único. Esta rede, auxilia o empreendedor a desenvolver o negócio dele e em muitos casos ajuda a criar uma base tecnológica, o que acaba tornando o empreendimento pretendido inovador.
Quando falamos de base tecnológica, não estou dizendo que uma empresa para ter sucesso em Portugal precisa ser de desenvolvimento de sistemas ou ainda uma solução de software.
Base tecnológica está justamente conectada com a inovação na solução do problema que seu produto ou serviço está levando ao mercado. É interessante pensar por meio desse ponto, pois a grande questão da Europa como um todo está justamente na relação de uso dos consumidores com aquilo que você oferece.
Quando um produto ou serviço evidencia claramente sua inovação, fica muito mais tranquilo apresentar aos órgãos de fomento ou mesmo as redes de inovação existentes no país e mesmo no continente para submetê-lo a incentivos ou financiamentos.
Tecnologia no processo de um negócio pode ser demonstrada por meio de inúmeros pontos. Mas jamais podemos esquecer que ter nos empreendimentos pretendidos alto grau de utilização de tecnologia demonstra a preocupação com custos, uso correto de mão de obra e mesmo a redução do impacto ambiental. Quero apresentar uma imagem para reforçar como a inovação pode estar inclusive na experiência que levamos aos nossos consumidores.
A EXPERIÊNCIA PRECISA ESTAR NO CENTRO DA SOLUÇÃO QUE QUEREMOS OFERECER
A figura apresentada cria duas linhas de reflexão e uma linha de desejo. As linhas de reflexão são: Progressão da sociedade e progressão do valor econômico. A questão é que nas duas linhas existem apenas um objetivo, o desejo.
O sonho da sociedade é fazer experiência de algo que nos leve a desejar aquilo que estamos comprando ou utilizando. Na imagem apresentada na figura utilizo justamente o café para exemplificar esta jornada de desejo.
Se em um primeiro momento na progressão da sociedade o produto “café” começou sua construção de valor no campo, sendo em muitos países, inclusive no Brasil, o motor do desenvolvimento rural e depois de formação das cidades.
Evoluiu para diversos modelos de consumo tendo a indústria como grande propulsora dos modelos que surgiram, porém se deu no campo da construção do conhecimento com a valorização do consumo individual o que gerou o grande salto de valor deste produto.
Quando analisamos a coluna seguinte, percebemos que depois de ser uma das mais importantes commodities do mundo, o café teve como produto sua real construção de valor no modelo de serviço.
Destaco aqui, o surgimento das cafeterias de marcas e a criação das cápsulas, que foram desenvolvidas pela Nestlé em um grande movimento de inovação. Essa empresa gera uma nova onda de consumo do produto no mundo.
O que assistimos em seguida? Bem, a real inovação se estabelece quando passamos de um produto para uma experiência. Está é a jornada que podemos presenciar no mundo do café.
Exemplificada pelo desenho da Delta Café, o que fica evidente para nós em relação ao consumo de café é que em muitos casos, beber café deixa de ser o centro, mas gira em torno do hábito de beber café, gerando assim valor e riqueza.
TEMOS UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE EMPREENDER EM PORTUGAL
Uma vez compreendido o que é inovação e como ter base tecnológica pode fazer a diferença, fica bem mais interessante pensar como criar negócios que realmente geram valor aos clientes.
A Europa está com certeza muito à frente em relação à experiência que os consumidores querem. Quando pensamos em empreender na Europa, Portugal de longe se destaca para nós brasileiros como o destino de melhor possibilidade de sucesso. Seja pelas características culturais que tornam Portugal bem mais próximo de nós, ou mesmo pelas linhas de financiamento muito interessantes.
Definir qual será o empreendimento, que proposta de valor será oferecida, qual local tem as melhores condições de financiamento ou ainda condições de incentivo, são pontos essenciais. Nosso conselho é sempre pesquisar muito, compreender que empreender deve ser um projeto de vida e de toda a família, e acima de qualquer coisa, saiba que pode contar com a experiência do Conexão Europa nesta jornada.
Se você ficou com dúvidas ou quer aprofundar nos temas que explanei neste artigo, entre em contato conosco. Será um prazer falar com você.
SOBRE O AUTOR
Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.
Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio-fundador da Agência Incandescente, sócio-fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).
Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.
Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.