POR DENTRO DA EQUIPE DE PROJETOS DA ATLANTIC HUB: UMA VISÃO DETALHADA DO TRABALHO DE CONSULTORIA E SUPORTE

Construir uma equipe local em outro país não é uma tarefa fácil. Este artigo é resultado de oito anos de experiência prática neste desafio, seus desdobramentos, dificuldades e aprendizados.

Acredito que jamais devemos relegar a segundo plano o desenvolvimento de nossos colaboradores. Esse deveria ser o mantra dos líderes. Quem chega à liderança de uma empresa deveria focar 100% do seu tempo no desenvolvimento de seus liderados.

Quando o assunto são equipes em outros países, torna-se ainda mais complexo. Mas afinal, crescer com nossas empresas requer isso de nós, empresários e líderes. Em especial, além das equipes de vendas e administrativas, estamos em uma nova fase de desenvolvimento de uma equipe local de projetos 100% Atlantic Hub.

Ganhamos em agilidade na criação de produtos e serviços, melhor aderência às nossas necessidades e, por outro lado, desenvolvemos maior sensibilidade às dores de nossos clientes. Quero, com este material, apresentar a você alguns desafios e os ganhos práticos que você, cliente da Atlantic Hub, poderá perceber com este movimento.

POR DENTRO DA CONSTRUÇÃO DE UM TIME LOCAL DE PROJETOS EM PORTUGAL

Tudo começa com uma venda, como já dizia Joe Girard em sua incrível obra “Como Vender Qualquer Coisa a Qualquer Um”. Quando uma venda é feita, alguém precisa entregar aquilo que foi vendido. Esta é a máxima das empresas que perduram no mercado. Vender e não entregar não existe para quem é sério. Por trás da entrega de nossos estudos de mercado e programas de internacionalização, temos uma equipe de projetos.

Composta em sua maioria por portugueses, mas também por brasileiros, nossa equipe é experiente e pode atender aos mais diversos segmentos do mercado, como já fizemos. Somamos quase 200 projetos de acesso ao mercado. Este é um número muito importante dentro da perspectiva de mercado.

O que temos de novo é que iniciamos nos últimos meses a criação de uma equipe 100% Atlantic Hub. Com isso, formamos um dueto entre uma equipe local que apoia nossos programas e uma equipe interna que realiza estudos de mercado e é totalmente dedicada aos nossos clientes e projetos.

Como sócios, lideramos essas áreas, inclusive a área de projetos, que é minha enquanto gestão. Portanto, tenho a liberdade de entender as demandas dos clientes e acompanhar com a equipe a execução destes projetos e programas.

FLEXIBILIDADE E PROFUNDO ENTENDIMENTO DAS DORES DOS CLIENTES

Nosso time interno de projetos nasceu justamente para compreender ainda mais detalhadamente as dores dos nossos clientes. Com a percepção profunda que temos do ecossistema do Brasil e da Europa, sentimos que desenvolver esse conhecimento com metodologia e disseminar em uma equipe de projetos era necessário.

Desta forma, criamos um modelo interno de projetos para realizar estudos de mercado muito mais aprofundados do que o nosso tradicional MarketFIT. A ideia é simples: ter mobilidade para entender as demandas e criar novas abordagens.

Os frutos já são visíveis. Percebemos que, de fato, esta foi uma ação muito assertiva. Em poucos meses desde que criamos a equipe, já colhemos diversos frutos em nosso NPS, bem como feedbacks dos clientes. Claro que este movimento não desconsidera os demais e, na verdade, amplia essa visão. Nos próximos passos, ampliaremos esta equipe para ter ainda mais aderência às dores dos clientes, para que possamos ampliar nossas ações.

Somos uma consultoria em internacionalização que tem a inovação como parte essencial deste processo. Desta maneira, precisamos ter todas as ferramentas e modelos para fazer as melhores entregas aos nossos clientes.

TIME DEDICADO DENTRO DO ATLANTIC STATION

Nosso time de projetos atualmente está localizado dentro das nossas operações em Oeiras, atuando em conjunto com as demais áreas da Atlantic Hub. Mobilidade e troca de conhecimento marcam esta sinergia, mas esse também não é o único ponto. Nosso ecossistema de empresas, tanto internacionalizadas quanto pertencentes ao grupo, está em Oeiras.

Estar com o time de projetos neste universo complementa esta conexão e amplia a visão e criação de novas oportunidades. As reuniões de alinhamento com clientes hoje fluem com maior agilidade, tendo a celeridade de um time interno como acelerador.

PROJETOS CONECTADOS AO TIME DE VENDAS E AO MERCADO

Outro desdobramento desta nova equipe de projetos foi inseri-la na dinâmica de compreender as ações de vendas e a construção dos projetos junto aos clientes. Se antes nossa equipe de projetos atuava mais na execução dos projetos, hoje ela também participa da originação desta proposta.

Esse ponto faz com que um projeto tenha não só mais aderência à dor do cliente, mas também uma visão mais ampla do que trouxe este cliente até a Atlantic Hub. Os frutos deste processo são os programas de acesso ao mercado. Antes, eles eram essencialmente executados por nossa equipe ligada ao comercial. Hoje, eles têm uma participação profunda da equipe de projetos.

SOBRE O PROGRAMA DE ACESSO AO MERCADO

A Atlantic Hub criou processos e jornadas que podem contribuir significativamente para ajudá-lo a criar o seu mercado em Portugal. Portanto, eu convido você a conhecer melhor como podemos ajudá-lo. Primeiramente, o primeiro passo é estudar seu produto ou serviço em Portugal. Para isso, você precisa conhecer o nosso estudo de mercado Market Fit. Em seguida, o segundo passo é marcar um momento conosco e conversarmos sobre as melhores estratégias para você acessar o mercado.

Comece hoje mesmo estudando seu mercado conosco e inicie corretamente esta nova fase da sua empresa e da sua vida. Tenha certeza de que você está com quem conhece a Europa e construiu bases sólidas em Portugal. Nosso time terá o maior prazer em ajudá-lo neste processo. Forte abraço e deixe seu comentário para nós.

Leia também: UM DIA NO ATLANTIC STATION

SOBRE O AUTOR

BENÍCIO FILHO

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Black Beans e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.