No comércio exterior, uma das estratégias de entrada em um novo mercado passa justamente pela abertura de escritórios regionais.
Em tempos já distantes lembro de, ao caminhar pela Champs Elysées em Paris, principal avenida da cidade, encontrava até com certa facilidade escritórios de representação de empresas brasileiras.
A mais famosa sem dúvida era a da Varig. Neste modelo, as empresas abriram escritórios voltados ao suporte a seus clientes naquele país ou ainda a ter um ponto de acesso ao mercado ofertando seus produtos.
Claro que estamos falando em tempos em que a internet ainda não existia. O tempo mudou, e a tecnologia é uma realidade que não pode ser ignorada. Como, hoje, os escritórios de representação continuam tendo uma boa entrada em novos mercados?
Esse é o ponto que quero trazer a vocês, abordando em um contexto estratégico a abertura de um escritório de representação em Portugal com a Atlantic Hub.
Desenvolvemos este serviço com muita excelência criando oportunidades, posicionamento e agendas temáticas.
Talvez você possa dizer que este modelo seja apenas para grandes empresas ou para entidades. Respondo a você que não. A estratégia dos escritórios de representação pode reduzir sensivelmente o acesso ao mercado, por exemplo.
Esta pode ser a primeira ação do seu processo de internacionalização. Venha comigo e vamos explorar como este caminho pode ser interessante para sua empresa.
COMO FUNCIONA UM ESCRITÓRIO DE REPRESENTAÇÃO
Quando falamos em escritório de representação no Brasil, provavelmente a primeira imagem que vem à sua cabeça é aquele vendedor tradicional que representa cinco, dez ou até vinte empresas diferentes.
A profissão de representante comercial é oficializada no Brasil mas não é disso que estamos falando. Neste modelo, pouco se tem realmente de alinhamento ou foco com os representados.
Na grande maioria das vezes aquele representante comentado acima oferta o que é o interesse do momento. Muito mais em função da oportunidade do que do trabalho estruturado.
O escopo de representação em que estamos falando vai muito além disso. Acredito que ilustrar com um exemplo prático pode ser o melhor insight para que você compreenda de que maneira você pode construir seu escritório conosco.
CELEPAR E SEU ESCRITÓRIO DE REPRESENTAÇÃO EM PORTUGAL
A empresa de tecnologia ligada ao governo do estado do Paraná Celepar é um bom exemplo deste modelo.
Criada pela Lei Estadual 4945 de 30 de outubro de 1964, como Centro Eletrônico de Processamento de Dados do Paraná (cujo acrônimo se manteve – Celepar), é considerada a mais antiga empresa pública de informática no Brasil, constituída por escritura pública, lavrada em 5 de novembro de 1964, durante a gestão do governador Ney Braga.
Tendo sido estruturada para atender as demandas em tecnologia dos governos estaduais ou até do governo federal, tornou-se uma empresa com mais autonomia de portfólio e gestão, começando a desenvolver estudos em que a internacionalização surgia como uma boa oportunidade de incrementar receita.
Pouco mais de dois anos separam a conclusão destes estudos e o início dos trabalhos com a Atlantic Hub.
Começando pela abertura de um escritório em Lisboa, em nossa sede, e já tendo percorrido mais de cinco missões setoriais, a Celepar constrói um importante passo com o suporte que gera valor a esta operação internacional.
Da estratégia na definição do segmento a ser abordado a construção de reuniões, pautas de negociação e eventos locais, tudo isso passa pelo escritório regional em Lisboa que tem gestão do nosso time de suporte.
A valorização do escritório de representação de Portugal já evidenciou inclusive mais oportunidades de negócios do que em outras regiões do mundo.
De tamanha importância, até mesmo a ida do governador do estado já foi contemplada por esta base de apoio da Celepar.
UM OLHAR AVANÇADO SOBRE A EUROPA
Portugal é a porta de entrada para a Europa. Mas quando dizemos isso do Brasil, torna-se distante para a maioria dos empresários realmente comprovarem esta tese.
Com a implementação do escritório em Portugal, pode-se, na prática, ampliar as conexões na Europa. Um dos nossos escritórios de representação conectou uma empresa que representamos a portos de toda a península Ibérica.
Dentro deste contexto, as proporções de abertura de novos negócios são imensas. Um escritório de representação é bem mais do que apenas um ponto de apoio.
REPRESENTAÇÃO JURÍDICA, ESCRITÓRIO VIRTUAL E ESTRUTURA PARA REUNIÕES
A representação jurídica também é algo importante dentro deste escopo de trabalho que pode ser um dos pontos da contratação. Assim como a empresa pode ter conosco, as pessoas que atuam dentro do escopo de contratação ou mesmo uma operação comercial.
Também criamos a possibilidade de que as empresas por nós representadas tenham sua estrutura conosco. Desta maneira, sua empresa pode ter como local de trabalho, mas também como sede, as instalações da Atlantic Hub.
A definição de estratégias são essenciais para o sucesso e, neste contexto, fazemos em reuniões de trabalho as melhores definições para que definido os objetivos sejam alcançados. Porém também dispomos de ambiente para reuniões físicas, com amplas salas de reuniões e tudo que seja necessário para a efetivação de negócios.
COMO POSSO TER UM ESCRITÓRIO DE REPRESENTAÇÃO COM A ATLANTIC HUB?
Minha primeira dica quanto a você ter um escritório de representação em Portugal é que você comece este processo agora mesmo.
O segundo passo é marcar um momento conosco e conversarmos sobre as melhores estratégias para você acessar o mercado através de um escritório de representação.
Tenha certeza de que você está com quem conhece a Europa e construiu bases sólidas em Portugal. Nosso time terá o maior prazer em ajudá-lo neste processo.
Faça como a Celepar e outras empresas, entidades e associações que estão conosco em Portugal.
Forte abraço e deixe seu comentário para nós.
Leia também: INTERNACIONALIZAR É UMA MARATONA E NÃO UMA CORRIDA DE 100 METROS
SOBRE O AUTOR
Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Black Beans e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.