NATUREZA, GASTRONOMIA E ESPIRITUALIDADE: ESPÍRITO SANTO, UM ESTADO A SER DESCOBERTO

Sinceramente já perdi a conta de quantas vezes estive no Estado do Espírito Santo, seja a trabalho ou a passeio. Somente a trabalho foram mais de doze oportunidades, mas em períodos de descanso e passeio já seria possível dizer que bem mais de dez vezes. Sempre muito marcantes em minha vida.

Às vezes ainda é estranho para mim ao dizer a algum amigo ou parente que estou indo para o Espírito Santo e ouvir de alguém que ele não conhece este estado.

Mais interessante é quando estas mesmas pessoas perguntam para mim a onde fica o estado do Espírito Santo. Bem, tem muita gente que faltou nas aulas de geografia, mas caso você tenha dúvida ele faz parte da região sudeste.

Muito perto de avião para quem mora em SP, mas de carro são boas horas de estrada. Este é um ponto bom também do estado. Com boa malha de voos e bom aeroporto na capital Vitória, você pode pegar um avião em Congonhas como eu já fiz por pouco mais de R$100,00 o trecho e pousar depois de uma hora em Vitória quase de frente para o mar.

Mas nem só de mar vive o estado, este é outro dos encantos. Praias incríveis com infraestrutura maravilhosa, boa rede de estradas e segurança para rodar.

Uma região serrana encantadora e pouco visitada com belezas naturais e gastronômicas que nada deixam a desejar ao turista exigente. Por sinal, como a colonização italiana, portuguesa e alemã se fazem presentes no estado é possível além da culinária capixaba encontrar restaurantes espetaculares destes três países.

Bem, é sobre a minha última viagem para este estado e minhas experiências de férias com a minha família que quero compartilhar com você neste artigo!

Tem ainda uma companhia de um livro que esteve comigo em toda a viagem que também quero levar a você. Se está curioso, comece agora mesmo a leitura.

NATUREZA E MUITAS EXPERIÊNCIAS EM ESPÍRITO SANTO

Como um bom carioca que sou de nascimento, embora pareça bem mais um paulista, gosto muito de praias. Elas são fartas no estado e muito bem estruturadas. As famosas praias de Guarapari são muito boas de verdade, mas tem muito mais a ser explorado. Vale sempre a visita.

Eu, no entanto, sou um apaixonado por montanhas, serras e a natureza existente nestes locais. Um lugar que foi sempre para mim um divisor de águas é a região de Pedra Azul.

A Pedra Azul que realmente fica azul é o que se chama na geologia de um monolítico. Uma estrutura de pedra única que remonta os primórdios do planeta.

Imagine que ela está ali a 550 milhões de anos desde a chamada era pré-cambriana. Não existia nada além de água e os primeiros seres muito simples começaram a evoluir.

No parque que circunda a Pedra Azul é possível caminhar em trilhas de mata atlântica preservada, encontrar animais, muitos pássaros e literalmente esquecer de tudo.

Digo que encontro na Pedra Azul a energia que preciso para minha vida. Deve ser por isso mesmo que volto com frequência a ela para recarregar. 

Percorrendo suas laterais em uma trilha incrível com vistas de todos os lados, inclusive, da famosa pedra do lagarto é possível encontrar um jardim de bromélias, centenas de lagartos e muita natureza incrível.

Ao final desta trilha você chega em uma sequência de lagos formados da água que brota do alto da pedra. Para quem faz escalada é possível chegar lá, mas eu não sou desse time.

Os lados com suas águas renovadas constantemente pelo fluxo natural oferecem aquela gélida sensação ao serem mergulhados. A experiência, no entanto, é algo indescritível.

Acredite, somente por esta visitação você já deveria planejar hoje mesmo sua viagem, mas ainda na entrada do parque tem um café incrível que também completa o momento.

GASTRONOMIA COM TUDO QUE MERECEMOS NO ESPÍRITO SANTO

Amo ir para a cozinha, mas quando estou no Espírito Santo meu maior desejo é provar as delícias deste local.

Da comida capixaba famosa pela moqueca a especialidades portuguesas, italianas ou ainda alemãs é possível de se deliciar com quase tudo.

Porém, você não pode deixar de experimentar caso seja um apreciador das cervejas artesanais muito fartas nos restaurantes e pubs, como também os cafés especiais.

Eles por sinal são um programa à parte. Cafés internacionais com notas de avaliação perto dos 100 pontos merecem sua degustação dos diversos pontos onde isso é possível.

Jamais visitei a serra sem passar na cervejaria Altezza ou no restaurante Don Due. Sinceramente são lugares únicos que a cada momento que estou lá, vivo intensamente o que de melhor a vida pode proporcionar.

Não pense serem poucas as boas opções. Você terá bem mais que trinta locais para escolher apenas na serra, todos eles com seus encantos.

ESPIRITUALIDADE É QUANDO RECONHECEMOS DEUS NO SER HUMANO

Para você que já caminha comigo em outros artigos ou em meus livros, sabe que sou um ser que está conectado à espiritualidade do universo.

Acredito em Deus como a força geradora do Bem, que assim como parte da sua criação pertencemos a ele sem exclusividade, mas sendo uma partícula dele mesmo.

Procurei ao longo da vida sempre estar perto dele e em muitos momentos fiz experiências muito valiosas do seu amor.

Livro: Do Caos ao Recomeço

Livro: Vidas ressignificadas – Um jornada em Compostela

O Mosteiro da Penha é uma visita que também faço sempre que estou no Espírito Santo. Este local merece sua visitação e sua oração. Mas nesta última viagem uma nova experiência foi possível em minha vida.

Acabei por conhecer uma cidade perto de Vitória onde por algumas horas estive no Mosteiro Zem Morro da Vargem.

Deus não se faz presente onde nós queremos que ele esteja. Deus está onde o Bem está presente. Confesso que em poucos lugares sinto a paz e a energia dos mosteiros.

Além da visita ao mosteiro você ainda poderá desfrutar de um incrível jardim onde como pode perceber na foto, você estará muito próximo da maior estátua de Buda das Américas. Um complexo de jardim, lagos e natureza que perfazem um ambiente acolhedor e reflexivo.

UM BOM LUGAR PARA LER UM LIVRO

Como café, natureza e férias combinam com um bom livro, nesta viagem especial como você pode perceber, não poderia deixar de existir a companhia desta que é para mim um dos melhores tempos que reservamos a quem amamos, nós mesmos.

Um bom livro é um momento de paz consigo. Nesta viagem, minha escolha foi a última obra da querida amiga Renata Marinho. Neste livro, Entre Vidas, fiz também minha reconexão com meus antepassados e nas linhas deste romance estive com certeza mais perto de mim mesmo.

Renata é autora de experiência, esta é sua terceira obra. Cada uma delas com uma abordagem do mundo com seu olhar especial e único.

Entre Vidas é um convite ao diálogo com a vida, as pessoas que amamos e nossas dores. A Cura nasce quando reconhecemos nossa dor.

Vale a leitura de cada palavra escrita.

Minhas narrações, foram um sopro do que vivi em oito dias. Mas eles representam como poucos os relatos de quem ama viver, ama estar vivo e ama o Ser Humano.

Nas suas próximas férias, anote o destino que já está no seu coração. O Estado do Espírito Santo!

SOBRE O AUTOR

Benício Filho

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.

Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio-fundador da Agência Incandescente, sócio-fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).

Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.

Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.