ESTOU CANSADO DE MAIS DO MESMO

Há alguns anos atrás, peguei na mão um livro do americano Jim Collins, a obra da ocasião era Empresas Feitas Para Vencer. Este livro remonta aos anos 2000. Bem, ele nunca foi tão atual para mim como o momento que vivo em minha vida. Tenho dividido meu tempo entre palestras e análises de startups. A grande verdade é que ao analisar startups, dois pontos são essências.

Primeiro, ter claro que não existem CNPJs e sim CPFs e que por trás de uma empresa sempre existem pessoas. Partindo deste princípio, primeiro o grupo de empreendedores que compõem este empreendimento deve estar completamente comprometido com a empresa. Desta forma, entender o conhecimento deles do mercado onde empreendem, sua experiência, tanto em acertos quanto em erros é essencial. Depois desta análise, vamos então entender quais problemas esta empresa realmente resolve.

Dias atrás, ao reler boa parte do livro que mencionei anteriormente, me deparo com as mesmas dores ali relatadas pelo autor, quando no estudo do livro ele aborda dois grupos de empresas.

No primeiro grupo, as empresas que se perpetuam no mercado.

No segundo grupo, as empresas que por inúmeros fatores encerram suas atividades.

Ao analisar as startups, sempre início minhas considerações com os pilares propostos pelo Jim Collins. Primeiro e essencial é entender qual nível de liderança eu tenho diante de mim. Vejam que para uma empresa alcançar o sucesso, Jim, leva as luzes de liderança ao nível 5. Esta liderança é aquela que primeiro se olha no espelho quando algo dá errado. Bem, quantos empreendedores você, leitor, conhece que se responsabiliza pelos erros cometidos? Olha estou bem cansado, e confesso para você que isso realmente me deixa triste, ouvir empreendedores que culpam a todos, governo, impostos, colaboradores, clientes, enfim, todos têm culpa menos ele.

Se empreender no Brasil é desafiador isso não deveria ser surpresa para ninguém, afinal, já estamos carecas de saber disso. Nível 5 é aquele líder que utiliza seu conhecimento como porta de entrada para formar novas lideranças e equipes. É humilde o suficiente para reconhecer erros e dividir glórias.

UM EMPREENDEDOR QUE FAZ A DIFERENÇA NO MUNDO PRECISA RESOLVER UM PROBLEMA ESSENCIAL

Quando, por fim, vou compreender os problemas que esta empresa resolve, minha reflexão acaba, invariavelmente, precisando ser mais profunda. Estou realmente cansado de mais do mesmo. Como dedicamos pouca criatividade em criar novos modelos de negócio ou empreendemos em modelos totalmente consolidados, e neste caso, temos um milhão de concorrentes para digladiar e o preço será nossa única ferramenta de troca ou então criamos melhorias incrementais de soluções já existentes sem nenhuma ou pouquíssima inovação.

No estudo desenvolvido no livro, estes dois pontos são essenciais para a manutenção de uma empresa a longo prazo. Liderança nível 5 e soluções reais de problemas socialmente aceitos. Sem estes dois pontos, pouco negócios ficam realmente em pé. Concordo que existem empresas que criam novos mercados e lideranças e que estão longe de serem nível 5, mas conseguem construir impérios. Porém, caro amigo leitor, não se iluda. O mundo hoje não é o mesmo de duas décadas atrás.

MAIS UMA PALETERIA, BARBEARIA OU HAMBURGUERIA… SERÁ QUE REALMENTE PRECISAMOS DE MAIS?

Os consumidores de hoje estão atendendo a líderes que não respeitam ninguém, e por lucro fazem qualquer coisa. Eles, nossos consumidores, também estão atentos a produtos e serviços que nada resolvem, são copias baratas do que já existe.

Pensando mais ainda sobre mais do mesmo, pense bem antes de abrir mais uma barbearia, clínica de estética ou ainda aquela franquia que já tem uma loja em cada esquina. Lembre-se sempre aonde estão as inúmeras paleterias que eram febre ou ainda as dezenas de carros com logomarca de prestadores de serviços autônomos que autointitulamos maridos de aluguel? A vida é muito curta para perder tempo em um negócio que só fará você perder tempo e dinheiro. Antes de começar uma empresa, pense bem se ela faria falta no mundo se parece de existir hoje.

Sobre o autor,

Benício Filho.

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela UNIFESP em Neurologia Oftalmológica na área de Empreendedorismo e pós graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 300 eventos (número atualizado em dezembro de 2019). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul) bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.