O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS PARA A EUROPA VIA PORTUGAL

A globalização não é um fenômeno atual. Os primórdios da globalização podem ser remontados a partir das Grandes Navegações. As Grandes Navegações foram o primeiro passo para o mundo se tornar globalizado.

Esse foi um período de busca por novos locais para fazer comércio e explorar territórios, que aconteceu entre os séculos XV e XVII. Era o início da construção de um comércio global, além do continente europeu, com as trocas comerciais se expandindo internacionalmente, principalmente para as Américas e para a África.

Neste primeiro momento, temos o início de um processo que mudaria substancialmente a economia mundial. No último século, o processo de globalização se acelerou bastante devido à Terceira Revolução Industrial (ou Revolução Técnico-Científico-Informacional).

Ela promoveu a evolução das tecnologias de transporte e comunicação, de modo que a distância e as fronteiras geográficas se tornaram cada vez menores. Isso contribuiu diretamente para o aumento das trocas comerciais entre os países, sobretudo para a velocidade com que essas trocas acontecem.

Podemos acrescentar a esses fatos expostos a revolução tecnológica vivida pela humanidade com o advento da internet e das conexões digitais nos últimos trinta anos. É possível afirmar que vivemos em um mundo verdadeiramente globalizado.

Se as informações, trocas comerciais e demais ativos são globais, por que, então, as empresas brasileiras ainda relutam em entender o processo de internacionalização como essencial dentro das corporações?

Não quero, neste artigo, convencer você a globalizar sua empresa, mas sim compreender o que você ganha neste processo. Venha comigo e entenda que, no fundo, você somente tem a ganhar iniciando-o.

QUAL O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DIRETA EM MINHA EMPRESA?

Uma empresa que se internacionaliza tem ganhos imediatos. Claro que estamos falando aqui de empresas que realmente tenham afinidade com o mercado internacional. E nesse ponto, nada melhor do que, antes de começar a internacionalizar, fazer um bom estudo de mercado.

Nosso estudo de mercado Market Fit pode ajudá-lo e evidenciar suas fortalezas e fraquezas, bem como a aderência ao mercado internacional.

Temos histórico que nos permite dizer que você ganha diretamente internacionalizando sua empresa e tudo começa pelo próprio valor de mercado. Uma empresa com pequena atuação internacional, mas com faturamento consistente e estratégia bem definida, em alguns casos, comprovou-se que seu valor de mercado pode dobrar no pior dos cenários.

Em casos mais longos de análise e com faturamento crescente tanto na operação do Brasil como na operação internacional, apenas no valor de mercado, uma companhia acompanhada por nós cresceu 5 vezes.

A entrada de novos quadros, sejam colaboradores ou clientes internacionais, traz uma nova forma de convívio e novas oportunidades de crescimento em inovação e acesso a novos conhecimentos. Para finalizar este ponto sobre as vantagens, o mercado internacional, especialmente na Europa, oferece grandes montantes em recursos financeiros.

O acesso a esses recursos e com baixas taxas de juros é uma das vantagens competitivas que tornam empresas multinacionais mais ágeis. Pense bem na dificuldade que você tem em obter crédito. Este ponto pode se tornar muito mais simples quando você tem presença internacional.

UMA EMPRESA COM POSICIONAMENTO INTERNACIONAL PODE SER DEFINIDA COMO GLOBAL?

A resposta direta é não. Uma presença internacional não se torna global, mas sinceramente, ser global é para poucos. No entanto, ter presença internacional, como já exposto acima, auxilia muito sua estratégia no Brasil. Empresas brasileiras presentes na Europa apresentam números sólidos de crescimento e acesso ao mercado.

Este ponto é relevante, pois começar querendo vender algo na Europa antes de internacionalizar pode ser um erro enorme. Conseguir clientes, porém, é o ponto essencial para que você, como empresário, tenha condições de pagar seus custos e investimentos.

Aliar uma boa estratégia de entrada no mercado com um bom entendimento cultural local e conquistar os primeiros clientes sempre pode resultar em grandes vitórias, mesmo que esse início seja mais lento do que no Brasil.

COMO POSSO COMEÇAR UM PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO EM MINHA EMPRESA?

Tudo começa pelo estudo de mercado que já mencionei acima. O ponto após ter um bom estudo de mercado é estruturar essa entrada no mercado de Portugal. Com mais de 200 projetos, confesso que esse planejamento é essencial para que você construa uma visão de mercado, alinhe seu produto ou serviços às demandas locais e acesse o consumidor, seja ele B2B ou B2C.

Criamos um processo dividido em fases com reuniões semanais, tendo como coordenadores um time local de projetos com profundo conhecimento em Portugal e na Europa. Chamamos isso de Scale Out. Marque um momento para falarmos em detalhes sobre como ele funciona.

PORTUGAL É UMA VIA DE ACESSO AO MERCADO EUROPEU?

A resposta é sim! Portugal é o ponto de partida seguro para você iniciar na Europa. Tendo estabelecido suas bases, você poderá expandir regionalmente, normalmente iniciando pela Espanha.

Na Atlantic Hub, você pode contar com tudo o que precisa: estrutura física, escritório virtual e todo o escopo de parceiros que fazem toda a diferença para um acesso bem-sucedido ao mercado.

Nosso espaço em Oeiras, Atlantic Station, é o seu primeiro ponto de parada. Venha fazer parte da nossa comunidade e iniciar sua nova fase com uma perspectiva internacional.

Para empresas que já alcançaram maturidade em relação ao mercado internacional, você também pode conhecer nosso programa de acesso ao mercado.

CONHEÇA NOSSO PROGRAMA DE ACESSO AO MERCADO

A Atlantic Hub desenvolveu processos e jornadas que podem contribuir para ajudá-lo a estabelecer sua presença em Portugal. Convido você a conhecer melhor como podemos ajudá-lo.

O primeiro passo é estudar seu produto ou serviço em Portugal. Para isso, você precisa conhecer o nosso estudo de mercado Market Fit.

O segundo passo é agendar um momento conosco para discutirmos as melhores estratégias para você acessar o mercado.

Comece hoje mesmo estudando o seu mercado conosco e iniciaremos corretamente essa nova fase da sua empresa e da sua vida. Tenha a certeza de que você está lidando com quem conhece a Europa e construiu bases sólidas em Portugal.

Nosso time terá o maior prazer em ajudá-lo nesse processo.

Forte abraço e deixe seu comentário para nós.

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SOBRE O AUTOR

BENÍCIO FILHO

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Black Beans e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.