Quando internacionalizar uma empresa pode ser um momento bastante difícil de perceber. Caso sua empresa já tenha bons anos de estrada, os sinais são um pouco mais fáceis, mas distante de ser uma situação do dia a dia.
Uma empresa iniciante, porém, pode ter muito mais dificuldades de internacionalizar uma vez que ainda não se provou válida no Brasil.
Um negócio saudável é aquele que gera bons resultados líquidos pagando todos os impostos conforme as leis do seu país. Promovendo um ambiente saudável aos colaboradores e inovando em seu posicionamento, seja ele dos produtos ou serviços que oferecem.
Quando analiso negócios, fico surpreso com a quantidade de empresas que não geram resultado financeiro. Ao ver os números com mais acuracidade, percebe-se que boa parte deles não ficam de pé.
Sócios que ganham mais do que a empresa suporta é uma das maiores causas em negócios com mais tempo. Sonegação de impostos é outro grande problema. Muitas empresas se mantêm vivas porque simplesmente não pagam os tributos.
Isso é crime com o país e com os concorrentes. Outro e grande pilar das empresas que não prosperam se dá na exploração dos colaboradores.
Ou as empresas entendem que seu universo deve ser de promoção ou não faz sentido ter uma empresa.
Para internacionalizar, alguns passos são importantes. Tendo um negócio que já se provou válido, entendo que seja mais fácil, mas longe de ser certeiro em outros mercados.
Fazer sentido no Brasil e dar lucros já representa uma grande vitória. Porém, para internacionalizar é necessário mais.
Sobre isso, quero aprofundar com você neste artigo. Vamos à jornada que pode levar sua empresa a um segundo estágio. Venha comigo rumo ao mundo!
SUA EMPRESA FAZ SENTIDO FORA DO BRASIL?
Uma pergunta que sempre faço ao empresário quando ele nos procura questionando quando internacionalizar uma empresa é qual visão ele tem do produto ou serviço que deseja levar para fora e como ele enxerga o mercado consumidor.
No Brasil, temos uma dimensão de mercado e diversidade de consumidores incríveis. Pelas nossas dimensões geográficas e culturais, de uma região a outra em alguns casos você até pode dizer que vender em outra região do Brasil é um processo similar a internacionalizar.
Sabemos bem que algumas regiões do Brasil tem produtos que fazem sentido e que se levadas a outras regiões provavelmente não teriam clientes.
O caso da erva-mate é um exemplo. Imagine consumir erva-mate em Sergipe? Isso não é diferente em Portugal. Nem tudo que é consumido no Brasil terá consumidor em outro país.
Em se tratando de analisar se um produto ou serviço faz sentido em outro país, não existe paixão, mas sim análise de dados. Fazer um estudo de aderência de mercado do seu produto ou serviço deve ser o ponto de partida antes de qualquer investimento.
O que faz sentido no Brasil pode não fazer sentido em outro país. Sendo assim, estudo antes de colocar dinheiro ou envolver pessoas em um projeto que pode não dar certo.
Leia também: CINCO COISAS QUE APRENDI EM PORTUGAL
MINHA EMPRESA TEM MATURIDADE PARA INTERNACIONALIZAR
Quando o momento internacionalizar uma empresa começa a ser percebido, o empresário deve estar atento ao estágio da sua organização.
Algumas perguntas em um processo de internacionalização são feitas à exaustão. Você tem controle contábil e financeiro estruturado? Internacionalizar é uma oportunidade no seu radar ou sua empresa deseja abrir novos mercados?
Internacionalizar está ligado a um momento da sua empresa ou ao seu projeto de vida? Quem irá liderar este projeto em Portugal?
Estas são apenas algumas das muitas questões que você precisará responder. Não deixe de refletir sobre o porquê a internacionalização surgiu em seu radar.
Um produto ou serviço com aparente mercado no exterior não é a melhor razão, ou ainda querer faturar em euros.
Maturidade para internacionalização passa muito além de um bom produto ou serviço.
ENQUANTO EMPRESÁRIO, EU ESTOU PREPARADO PARA INTERNACIONALIZAR UMA EMPRESA?
Ter alguém para liderar o projeto de internacionalização é essencial. Mas será que enquanto empresário eu estou preparado para esta nova jornada?
Um novo país, uma nova cultura, novos desafios e a enorme possibilidade de crescimento pessoal e empresarial devem estar na sua mente.
Um fato que refletimos sempre em conjunto com nossos clientes é se o projeto de internacionalização é também um projeto de vida.
Se a resposta é sim, ele é um projeto de vida, inevitavelmente surge o questionamento se ele já combinou com sua família.
Muitos projetos não decolam porque o conjunto envolvido não está alinhado como o empresário ou empresária que quer internacionalizar e mudar também a vida.
Sugiro que de forma clara, envolva todos e discuta à exaustão o que é melhor para vocês.
Leia mais: MBA PARA INTERNACIONALIZAR PARA PORTUGAL
O MOMENTO DE INTERNACIONALIZAR CHEGOU: COMO MINHA EMPRESA DEVE ESTAR PREPARADA?
Se você chegou até este momento comigo, é que muitas questões que você leu fazem sentido na sua vida.
Internacionalizar uma empresa é uma jornada épica. Lembre-se, muitas novas variáveis estarão em seu radar. Acredite vale a pena.
Estruture, crie um roteiro e seja disciplinado em executá-lo. Por onde começar? Bem, você não está sozinho.
Nosso expertise é internacionalizar empresas. Não acreditamos em fórmulas mágicas, mas sim em um processo estruturado de inovação para a internacionalização.
Logo nas primeiras reuniões expomos um cronograma onde deixamos claro que você precisará de ter pelo menos quatro horas por semana de dedicação com nosso time de projetos.
Reuniões semanais para a execução do projeto que criamos em conjunto com seu time envolvido garantem ao longo dos meses a consistência e criação da nova empresa em Portugal.
Um processo de internacionalização não é a garantia do sucesso, mas ele pode evidentemente reduzir enormemente os atritos e levá-lo a novos mercados.
PORTUGAL É APENAS A PORTA DE ENTRADA PARA INTERNACIONALIZAR UMA EMPRESA
Portugal é apenas a porta de entrada para a Europa. Estando com os pés neste pequeno país você conseguirá iniciar suas operações para o restante do mundo.
Como já disse, em Portugal você não está sozinho. Nosso time de projetos fica em Lisboa em nossa sede. No Atlantic Station você poderá instalar sua empresa fisicamente bem como desenvolver conosco os programas de acesso ao mercado e a financiamentos.
De Portugal, começaremos com seu time uma jornada rumo aos demais países da Europa e para os demais continentes.
Venha bater um papo comigo e terei o maior prazer em ajudá-lo em sua jornada para as terras portuguesas. Agende um momento para conversarmos e juntos discutiremos seu futuro em Portugal.
Forte abraço!
AUTOR:
Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.
Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).
Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.
Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.