INVESTIMENTO ANJO EM STARTUPS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

Quanto mais eu aprofundo o meu conhecimento neste universo de investimento anjo em startups mais quero compartilhar com os outros interessados nesse tema. O motivo para isso é simples, cada startup investida representa uma nova oportunidade de criarmos negócios de impacto no planeta.

Bem, quando digo negócios de impacto não estou querendo dizer apenas as startups com cunho social, mas sim todos os negócios que resolvem problemas reais, tem modelo escalável e geram um bom lucro com isso.

Quero aprofundar com você como começamos a COREangels Atlantic e dizer também que participar de um grupo profissional de anjos como o somos, pode representar a você uma enorme oportunidade de estar atualizado em relação às tecnologias mais modernas e ainda empreender literalmente em conjunto com os empreendedores investidos.

Porém, gostaria de comentar contigo sobre a minha felicidade no ano de 2020. Faço investimento em startup há cerca de 8 anos, entrei neste universo por acreditar que faria todo sentido utilizar o meu conhecimento para ajudar outros empreendedores, afinal, eu já era empresário em tecnologia há mais de 15 anos.

Quando colocamos à disposição dos empreendedores nossa rede de contatos e nosso conhecimento adquirido, chamamos no mundo dos investidores este aporte de smart money. Este investidor que além do seu dinheiro dedica parte do tempo dele a estes empreendedores e juntos eles constroem uma startup ao longo dos anos, essa pessoa é chamada de investidor Anjo.

Recentemente, escrevemos o artigo “Brasileiros investindo em startups brasileiras em Portugal” e aprofundamos muito o universo da COREangels Atlantic.

Foi neste universo que mergulhei há oito anos, mais de 40 investimentos feitos e acredite, mais de 200 startups analisadas para investir. Realmente foi um amor à primeira vista, acabei me tornando de certa forma especialista no investimento anjo.

INVESTIMENTO ANJO É ACREDITAR NO SER HUMANO

Lembra que comentei que gostaria de compartilhar com você uma grande alegria de 2020? Pois bem, uma não, três! Quando um investidor anjo coloca o seu capital em uma startup, ele não está esperando o rendimento mensal.

Esperamos, desejamos e muitas vezes entramos no jogo junto com o empreendedor para que a startup decole e voe. Neste decolar, muitos investimentos feitos atingem os chamados múltiplos. Então, um valor X investido, pode atingir muitas vezes o valor inicial colocado.

Quem investe em startup espera justamente esse retorno. Em 2020 eu consegui três eventos de liquidez, os chamados exits. Três startups por mim investidas foram compradas e eu consegui um bom retorno do meu investimento além de consolidar esses empreendedores como amigos para a vida.

É muito bom poder investir em empreendedores fora de série, ganhar dinheiro com isso e ajudar a construir um mundo melhor. Compartilhar conhecimento é incrível, quando fazemos isso como investidores anjos ganhamos em escala.

Desta forma, reunindo a experiência no Brasil em investimento e tendo fundado a Atlantic Hub, começamos um movimento de levar startups brasileiras para o mundo. Sim, acredito demais neste movimento e desta maneira, começou a nascer a COREangels Atlantic.

Empreendedores brasileiros podem fazer a diferença no mundo e isso não é pouco coisa. Conseguir capital no Brasil é muito difícil, startups brasileiras que tenham produto ou serviço para o mundo podem ser investidas da Core. Mas sobre a COREangels Atlantic que eu quero aprofundar com você.

CORE ANGELS ATLANTIC: UM MOVIMENTO QUE ACREDITA NOS EMPREENDEDORES BRASILEIROS

Ao longo dos últimos anos, nosso trabalho na Atlantic Hub tem sido auxiliar empresários brasileiros a levarem seus produtos ou serviços para o mundo dentro dos nossos processos de trabalho. Caso você ainda não conheça nossa atuação, recomendo a leitura do artigo “Empresa especializada em Internacionalização de empresas Brasileiras – Conheça a Atlantic Hub”.

Percebemos que muitos brasileiros que moravam em Portugal ou que já haviam feito suas empresas decolarem em solos lusitanos, gostariam de ter opções para investir além das tradicionais. Sinceramente, tenho acompanhado ao longo dos últimos anos e vejo cada dia mais startups brasileiras com possibilidades de ganharem o mundo.

Nossa associação foi lógica, poderíamos reunir os interessados em investir criando um grupo com investidores anjos mais experientes e ao mesmo tempo analisar as startups com métricas claras para investir apenas em modelos de negócios com possibilidades para o mundo.

Assim, nasceu nossa tese de investimento anjo. Entenda como tese de investimento as informações que norteiam os demais investidores na seleção das startups e na análise das melhores oportunidades. Nossa tese é simples e se resume aos seguintes pilares:

  • Ser startup brasileira e com operação estável no Brasil;
    • Modelo de negócio com produto para o mundo;
    • Startup faturando a pelo menos 12 meses;
    • Ter intenção clara de começar a sua internacionalização por Portugal.

Temos alguns outros pontos que levamos em consideração, mas essencialmente esses já são os mais importantes para que uma startup seja ou não avaliada por nosso responsável da área. Este movimento inicial tomou forma de empresa e hoje a COREangels Atlantic já pode contar boas histórias e muita experiência.

INVESTIMENO ANJO: ESTAMOS EM QUASE TODO O MUNDO

Nosso grupo de investidores já soma 23 pessoas em quase todos os continentes. É isso mesmo, imagine fazer parte de um grupo de investimento anjo que tem experiências globais e analisa startups brasileiras com potencial de mercado gigante.

Atualmente, temos duas investidas e outras duas startups em fase de investimento. Temos frequência mensal de reuniões para análise das startups no que chamamos de comitê. Nesse encontro, você como investidor poderá dar as suas opiniões sobre o modelo apresentado ou apenas aprender muito com a dinâmica em desenvolvimento.

Se você quiser entender como funciona um comitê de investimento anjo, veja o vídeo abaixo:

PARTICIPAR DA COREANGELS E MERGULHAR NO MUNDO DO INVESTIMENTO ANJO

Tenho certeza de que você foi despertado para o modelo de investimento anjo em startup e assim como eu, quer ter um belo posicionamento em Portugal, investindo em negócios que podem oferecer múltiplos de rendimento.

Nossa experiência remonta, como mencionei, quase dez anos de vivência e podemos também contar muitas histórias de sucesso. Portugal é a porta das empresas brasileiras para o mundo e o ecossistema de startups em Portugal já é considerado um dos mais dinâmicos do planeta.

A COREangels Atlantic nasceu justamente da oportunidade que temos e do incrível potencial dos brasileiros que empreendem.

Quer saber como fazer parte desse movimento? Compartilho com você o link abaixo onde você poderá bater um papo conosco e começar rapidamente a participar dos nossos comitês e a analisar startups modelos de negócios.

Aguardo você no próximo comitê!

SOBRE O AUTOR

Benício Filho

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.

Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio-fundador da Agência Incandescente, sócio-fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).

Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.

Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.     

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.

Share This