MÉTODO DO INSTITUTO ELABORAR

Nosso Instituto Elaborar, nasceu das nossas próprias dores, traumas e angústias. Não se pode jamais pensar em ser caminho para alguém, se o nosso universo interior ainda pertence ao desconhecido.

Crescimento, angústia, força e cura. Estes são pressupostos para o autoconhecimento. Reluz, porém, na coragem de começar a procurar da nossa verdade e da grande força individual que podemos enquanto instituto facilitar este encontro.

Foi justamente pensando nesse percurso que refletimos, elaboramos a partir das nossas experiências e iniciamos a criação do nosso método. Sobre ele, vale ressaltar os quatro pilares que norteiam nossa abordagem em busca da cura interior.

QUEM SOU? MEU ENCONTRO COM O DESCONHECIDO

Uma busca precisa começar de um ponto. O nosso ponto surge quando falamos de nossa existência que inclui parte daquilo que somos e nos tornamos. Em muitos casos, não tivemos escolha para chegar como chegamos onde estamos. Mas quando conscientes disso, podemos elaborar e ressignificar tudo que nos trouxe até aqui.

Na busca por quem somos, precisamos ter coragem de perguntarmos com compaixão e amorosidade, olhando bem para nossos olhos e questionando: – Afinal, QUEM SOU EU?

Para esta busca e encontro, podemos caminhar em comunhão com você por meio do nosso método do Instituto Elaborar.

VERDADE: O QUE SERÁ QUE ENXERGO QUANDO OLHO O ESPELHO?

Compreender a nossa verdade não é algo simples. Somos fruto de uma história vivida com marcas de amor e marcas de dor. Compreender o que nos trouxe até aqui e o que somos é o pressuposto para podermos ser aquilo que desejamos ser.

Porém, chegar nesse ponto é uma jornada de crescimento. Crescer dói. O movimento que iniciamos de transformação quando começamos a mergulhar em nós, pode representar o que chamamos de um novo ser humano. Ressignificar nossa história acreditando em nós mesmos é algo transformador. Nosso Instituto Elaborar, pode ajudá-lo nesta busca.

Leia também: A PSICANÁLISE COMO MOTOR DA EXPONENCIALIDADE PESSOAL

PROPÓSITO: O QUE VOCÊ ESCREVERIA EM UMA PEDRA?

Tem sido recorrente falarmos de propósito. Entre nós, o que você escreveria em uma pedra como seu grande propósito de vida? Parece complicado, mas não é. Complicado é justamente chegarmos nesse ponto e compreendermos o que realmente vale a pena para cada um de nós.

Na busca por saber quem somos, descobrimos que quase sempre negamos nossa verdadeira essência e alteramos nossa verdade. Quando buscamos nosso propósito, aprendemos a recolher na vida tudo aquilo que nos torna felizes e construímos uma nova versão justamente com o que queremos escrever em uma pedra.

SABERES… O MAIOR REFLEXO DA NOSSA VERDADE

Somos uma coletânea de conhecimentos, experiências e inteligências. Chamamos de saberes aquilo que jamais ninguém irá tirar de você. Será que você se empodera dos seus saberes? Tem coragem de mostrá-los ao mundo? Tem em seus saberes seu maior patrimônio?

Sim, eu sei que que não é simples ser no mundo aquilo que somos e o que literalmente temos. Mas confesso a você, que o motor da geração de pessoas sofrendo por não se encontrarem neste mundo recai justamente por vivermos aquilo que não somos. Em muitos casos com o advento do mundo digital vivemos em um eterno sorriso como se o mundo fosse perfeito.

A busca pelos nossos saberes é um encontro com a nossa inteligência.

SAGRADO FEMININO: A AMORIZADE QUE A HUMANIDADE PRECISA

O maior traço de que algo está errado em nossa humanidade são as incessantes demonstrações de agressividade. Elas partem de todos os lados, eu comigo mesmo, familiares, trabalho, com a natureza, com meu corpo. Enfim, parece que tudo e todos se tornaram agressivos.

Na busca por ser quem não somos, resta apenas espaço para a agressão a todos os valores que deveriam ser pactos entre nossa existência e a natureza. Ou mudamos esta ordem ou a infelicidade é o resultado.

Olhar de forma amorosa com compaixão para dentro de nós, traz à tona o amor vivido. Elaborado e ressignificado. Quando tenho como base valores que conectam pelo que sou, posso enfim ser para o outro aquilo que quero para mim.

Isso pode ser chamado de amor, porém é nessa busca dos valores femininos que todo ser humano encontro sua face amorosa. Deixando de lado a agressividade e vivendo plenamente o que de fato vale a pena.

Tudo que é intangível queremos ter bem perto de nós. Pense, o que você mais precisa para ser feliz segundo sua visão de mundo?

Se for possível de tocar aquilo que colocou como importante, sugiro a você fazer conosco uma busca. Primeiro, perguntando quem você é? Segundo, buscando sua verdade e em seguida escrevendo em uma pedra seu propósito.

Depois, queremos junto a você conhecer seus saberes. Para que assim como nós, você não tenha medo ou preconceito de ver o belo no lugar onde os demais não enxergam nada.

Instituto Elaborar.

SOBRE O AUTOR

Benício Filho

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.

Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio-fundador da Agência Incandescente, sócio-fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).

Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.

Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.