NÃO É APENAS A CARNE QUE É FRACA, ALGUNS VALORES TAMBÉM

Quanto barulho nestes últimos dias por causa da operação carne fraca. Confesso que fiquei bastante impressionado com muitos amigos que, além de indignados, diziam que não comeriam mais alimentos destes fabricantes. Bem, não pretendo aqui falar sobre o consumo de proteína animal e você que é meu leitor deve estar se perguntando, afinal, o que este tema tem a ver com minha coluna sobre Startups?

Caro leitor, tudo! Sabe por quê? Percepção de valor.

Este é o tema do meu artigo desta semana. O movimento que estamos assistindo de repúdio à forma como somos tratados por muitas empresas está na essência de uma Startup. Um dos pilares de uma Startup é sua capacidade de entregar valor em seus produtos e serviços para os clientes.

Valor não é o que achamos oferecer como empreendedores, valor é o que nosso cliente percebe. Problema mal solucionado ou ainda empresa que não resolve problema nenhum não consegue levar valor a seus clientes. O que resta então? Apenas a guerra de preços.

Comprar produtos ou serviços que sejam realmente necessários, acreditar que as empresas que se relacionam conosco têm responsabilidade em relação à cadeia de sustentabilidade ou ainda que oferecem produtos que não façam mal à saúde deveriam ser questões básicas. Por que então sermos hora ou outra surpreendidos por eventos como esse deflagrado pela operação Carne Fraca? A base destes problemas está na relação destas empresas com seus valores.

QUANDO VALOR PARA UMA EMPRESA É APENAS LUCRO TUDO ESTÁ ERRADO

Valor para estas empresas é apenas o lucro, pouco importa o que seus consumidores iram ter de consequências. Startup é aquela que entende seu cliente pois ele a ajudou a construir seu produto ou serviço. Não vivemos mais em um mundo em que somos obrigados a comprar algo. Compramos por que queremos. Esse é sem dúvida o maior poder dos atuais clientes.

Conquistas clientes de hoje em diante será sempre um desafio de levar valor a este cliente. Uma das Startups do meu portfólio facilita a vida de milhares de pessoas ajudando boa parte dos brasileiros que não tem conta corrente nos bancos a terem acesso a crédito. A startup Easycrédito (www.easycredito.me), a partir da análise do comportamento nas redes sociais e mais algumas dezenas de informações públicas na internet, atribui uma nota aos consumidores que podem assim obter crédito.

Vejam só, levar valor de fato aos consumidores pode revolucionar mercados. Dois dos maiores bancos brasileiros já estão utilizando os serviços desta startup. Que se cuidem os atuais “donos” de alguns mercados. A revolução em curso produzida pelas startups em diversos setores não nasce apenas pelas oportunidades de empreender resolvendo problemas de fato. Quando analisamos o comportamento dos consumidores percebemos que eles não toleram mais serem enganados.

O MOMENTO QUE VIVEMOS É ÚNICO. VALORES REAIS ESTÃO NO CENTRO

Vivemos um momento único em nossa existência e em nosso modelo de negócios no mundo. Neste exato momento podemos ter uma pequena startup criando um novo modelo de negócios ou mesmo um novo produto que pode concorrer diretamente com uma empresa tradicional, com dezenas de anos e ainda gigante.

Com o advento da comunicação em massa proporcionado pela internet e adicionando a isso o novo comportamento do consumidor, podemos ter em poucos meses, impérios ameaçados. Empreender portanto, resolvendo problemas verdadeiros e entregando valor a seus clientes não é sonho, é realidade. Assim como a EasyCrédito, podemos ver nascer no Brasil alguns milhares de empresas que farão revoluções em nosso pais.

Quem sabe, possamos em breve, contar aqui neste canal de comunicação alguma startup nascida após este hecatombe no mercado de carnes!

Forte abraço a todos.

Sobre o autor,

Benício Filho.

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela UNIFESP em Neurologia Oftalmológica na área de Empreendedorismo e pós graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 300 eventos (número atualizado em dezembro de 2019). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul) bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”.

Startups que levam muito valor a seus clientes:

www.easycredito.me

www.repassa.com.br

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.