NEM TUDO SÃO FLORES EM PORTUGAL: OS GOLPES QUE ESTÃO ATRAPALHANDO MUITOS SONHOS!

Que nem tudo são flores em Portugal já deveria ser uma verdade para todos, mas mesmo nos dias de hoje e, sendo nós brasileiros acostumados a espertalhões, ainda caímos, cada vez mais em golpes que muitos brasileiros que moram em Portugal, como também portugueses ou de outras nacionalidades aplicam em quem deseja empreender ou morar em Portugal.

Estamos há dez anos em Portugal, e desde o início da Atlantic Hub pouco se falava de Portugal como uma oportunidade real para nós. Hoje, brincamos dizendo que Portugal é a bola da vez. 

Mas, sejamos sinceros, um país com pouco mais de dez milhões de habitantes e com um território que em quatro horas pode ser percorrido de ponta a ponta pode mesmo oferecer oportunidades para todos que hoje falam de Portugal?

A resposta direta é não. Para quem deseja empreender em Portugal existem, sim, muitas oportunidades, mas não existe dinheiro fácil por lá. Isso é mentira. 

Para quem deseja trabalhar em Portugal, cuidado. Muitos tem caído nesse golpe, pode ser muito perigoso fazer isso. Falaremos mais a frente sobre este ponto.

Agora, se você quer realmente internacionalizar para Portugal entendendo que ele será porta de entrada para a Europa, nós podemos ajudá-lo e esse é o ponto que você deve compreender. 

Venha comigo neste artigo, para estar atento aos golpes e entender como você deve fazer para realmente iniciar uma nova vida em Portugal. 

ATENÇÃO AS INFORMAÇÕES MENTIROSAS SOBRE O MERCADO DE PORTUGAL

Muita atenção sobre o mercado consumidor em Portugal. Lembre-se que Portugal tem apenas pouco mais de 10 milhões de habitantes contra os mais de 210 milhões do Brasil.

Quando estamos diante de clientes que apenas pensam em Portugal para seus produtos, poucos fazem sentido. Algumas empresas fazem falsos anúncios dizendo que levam seu produto para Portugal. 

Muito mais importante do que levar seus produtos para Portugal é ter mercado consumidor para eles. Antes de qualquer movimento, estude o mercado. 

Não acredito em quem diz que existem clientes para seus produtos! O mercado consumidor em Portugal é pequeno e apenas sendo porta de entrada para a Europa é que a maioria dos produtos faz sentido. 

Estude o mercado. Entre no link e conheça o  Market Fit.

ATENÇÃO ÀS MENTIRAS SOBRE RECURSOS FÁCEIS

Não existe almoço grátis. O governo português não coloca recursos no seu negócio sem que ele já esteja em funcionamento lá. E mesmo assim, você será mais um a submeter um pedido dentre milhares, não existe, assim, garantia que você terá recursos.

Investidores também não são uma opção. Investidor de startups apenas investe em negócios inovadores e com forte base tecnológica. Esqueça esses investidores se sua empresa for tradicional.

Um restaurante, comércio, prestador de serviço não é uma startup. Não se iluda com quem diz que existem recursos para você.  

Para você ter ideia, apenas o projeto para a submissão para a obtenção de recursos nos mais diversos fundos existentes pode custar até 6.000 euros. 

Mesmo assim, não há garantia de que você irá conseguir, quem disser que existe garantia mentirosa. 

Planeje sua internacionalização. Esse é o melhor caminho. Se você depende de dinheiro externo para internacionalizar, entenda que este não é o seu momento. Internacionalizar pressupõe investimentos. 

Cuidado extremo com quem oferta propostas para você pagar por estudos que garantam recursos em Portugal. Isso não existe. 

ATENÇÃO SOBRE AS MENTIRAS SOBRE O PORTUGAL 2030

Os planos de investimento governamental de Portugal mais conhecidos no Brasil foram o Portugal 2020 e agora o Portugal 2030. 

Eles ficaram famosos pois realmente são muito interessantes e importantes. Você deve saber que quando as linhas estiverem abertas, o que tem sido sinalizado pelo governo que acontecerá no primeiro semestre de 2023, caso existam para seu negócio linhas disponíveis, você precisa ter uma operação já funcionando em Portugal ou ter claro que terá contrapartidas, caso aprovado.

Vamos a um exemplo:

Caso você esteja no Brasil e consiga uma linha de investimento como a mencionada acima de 100 mil euros, provavelmente antes de receber qualquer valor precisará apresentar um plano estratégico muito bem desenvolvido e um Business Plan.

Caso você seja aprovado, terá que entrar com um valor de 30% a 40% à vista quando aprovado. Se não o fizer, ficará inelegível para novas candidaturas por até dois anos. 

Desta maneira, muito cuidado ao submeter sua empresa a uma destas linhas. Se for aprovado precisa ter dinheiro para a contrapartida. 

Nossa sugestão é sempre internacionalizar e assim, quando já estiver em operação, estudaremos as melhores linhas possíveis para seu empreendimento. 

ATENÇÃO SOBRE PROMESSAS DE CLIENTES FÁCEIS

Muitas consultorias em Portugal dizem conseguir clientes para empresas no Brasil. Muito cuidado com isso. Nada pode ser garantido neste campo.

As relações comerciais entre os portugueses são sensivelmente diferentes das do Brasil. É uma grande ilusão achar que você tem um produto incrível e que todos em Portugal querem seu produto. 

Vender em outro país é muito mais difícil do que no Brasil. Apenas construindo uma rede forte de contatos e tendo um produto ou serviço que realmente faça sentido em Portugal é que seu negócio pode dar certo.

Quem promete aos clientes o que ele quer na verdade são os seus recursos financeiros. 

ATENÇÃO A MENTIRA SOBRE OPORTUNIDADE DE TRABALHO

No aeroporto de Lisboa existe uma grande propaganda da imigração de Portugal avisando sobre os perigos de acreditar em promessas de emprego em Portugal.

Existem hoje inúmeras redes que fazem tráfico humano iguais a que vemos em países como Bolívia para o Brasil. Porém estas são do Brasil para Portugal.

Mas além deste ponto que você deve estar atento, muitas pessoas se iludem achando que por ganhar em euros tudo estará resolvido.

Saiba que o salário base de Portugal são 800 euros. Mas para viver em Lisboa ou grande Lisboa você precisa de pelo menos 2.000 euros. 

Assim, cuidado com as promessas de que lá tudo é mais fácil. Não é. Empreender por lá é uma coisa, trabalhar de empregado é outra.

Profissionais de TI do Brasil estão se dando muito bem em Portugal com salários muito bons, porém eles precisam falar inglês. 

Sem inglês, mesmo em Portugal fica bem complicado. 72% da população de Portugal fala inglês. Esteja atento às propagandas de que Portugal é o paraíso, isso não é verdade. Eles também têm algumas mazelas com as nossas. 

Embora seja um dos países mais seguros do mundo, eu mesmo já estive em uma cidade do interior de Portugal e meu carro foi arrombado e minha mochila roubada com meu notebook. Achar que não existe violência lá é engano.

Claro que roubo a mão armada é raro e ninguém morre por um par de tênis, mas precisamos ter consciência de que não existe nada perfeito. 

NÓS PODEMOS AJUDÁ-LO A INTERNACIONALIZAR 

Internacionalizar é um caminho que você não precisa fazer sozinho. Nós podemos fazer esta jornada com você. 

Conhecemos muito bem Portugal e estamos há muitos anos fazendo esta jornada. Comece dando o primeiro passo que é estudar seu mercado. 

Tendo sentido seu produto ou serviço, nós faremos este caminho com você. 

A MATURIDADE PARA INTERNACIONALIZAR É ESSENCIAL NESTE PROCESSO

Internacionalizar não é vender para outro país, isso é exportar. Internacionalizar pressupõe um posicionamento internacional consistente, proposta de valor clara para o país destino e ações que levem a construção de uma unidade com características próprias mantendo sua essência original.

Este processo pressupõe equipe dedicada a este projeto, investimentos e estudos. Empresário que começa dizendo que quer primeiro clientes para depois estudar o mercado jamais deveria começar a pensar em internacionalização. 

A ilusão de muitos empresários que acham que alguém quer seu produto ou serviço sem estudar de fato o mercado gera desconforto e abre portas para aproveitadores. 

O começo deste processo é você entender que ele irá exigir dedicação sua, mas antes de mais nada precisamos saber se existe ou não uma oportunidade. 

Estudar seu produto ou serviço em Portugal é o primeiro passo. Para isso, você precisa conhecer o nosso estudo de mercado Market Fit.

Comece hoje mesmo estudando seu mercado conosco e começamos corretamente esta nova fase da sua empresa e da sua vida. 

Dúvidas sempre existem. Marque um momento comigo e vamos juntos conversar para alinhar os próximos passos. 

Tenha certeza de que você está com quem conhece a Europa e construiu bases sólidas em Portugal. Nosso time terá o maior prazer em ajudá-lo neste processo. 

Forte abraço e deixe seu comentário para nós.

Leia também: OS 10 ERROS MAIS COMUNS EM UM PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

SOBRE O AUTOR

BENÍCIO FILHO

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Black Beans e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.

Benicio Filho - Mentoria, Inovação e Liderança