2022 – O ANO PARA ACELERAR E EXPANDIR

2022 com certeza é o ano de pisar no acelerador quando o tema é internacionalização. Com um mundo cada vez mais conectado, precisamos estar atentos às vantagens que desenvolvemos ao atrelarmos nossa operação no Brasil a um posicionamento em outro país.

Prever cenários é algo muito complicado. Podemos fazer muitos estudos, mas ficaremos sempre à margem de mudanças que não podemos controlar.

Algumas mudanças são capazes de transformar o mercado. Em sua obra “A lógica do cisne Preto” o ensaísta, estatístico, e analista de riscos Líbano-americano, Nassim Nicholas Taleb aprofunda o tema que ele mesmo desenvolveu sobre os eventos que transformam o mundo, mas que não são possíveis de serem previstos.

A pandemia foi um deles, mas sem muito exercício de prever o futuro, podemos pensar que muitas mudanças estão em ação e elas podem interferir no meu negócio, mundo e na vida.

Um exemplo destas mudanças é o próprio aquecimento global. Quando nossas empresas constroem um posicionamento internacional, fortalecem a própria operação no Brasil.

Portugal hoje para algumas companhias é inclusive um plano de carreira para reter colaboradores. Para outras empresas, um ponto importante de P&D.

Portugal também oferece boas oportunidades para você adentrar os mercados internacionais. As perspectivas para este ano são muito boas.

Qual seria sua visão de internacionalização? Bem, convido você a aprofundar esta visão comigo e pisar no acelerador tendo clara consciência de que está no caminho certo.

Lembre-se que você não está sozinho, estaremos com você nesta jornada!

INTERNACIONALIZAR DEVE SER ANALISADO COMO OPORTUNIDADE

Apenas existe uma oportunidade quando efetivamente nosso produto ou serviço tem aderência ao mercado pretendido.

Pensando em não queimar a largada, mas sim validar uma oportunidade, criamos o relatório de análise e diagnóstico de mercado Market Fit.

Compreender se meu produto ou serviço tem mercado em Portugal, lembrando sempre que Portugal é apenas porta de entrada para a Europa e para o mundo.

Entender se existe mercado, estudar o ecossistema de negócios, possibilidades de financiamento e analisar em detalhes os concorrentes inclusive entendendo como estão os resultados financeiros deles torna-se essencial para que um projeto de internacionalização não seja um fracasso.

Não há projeto de internacionalização sem que antes tenha validade que realmente exista uma oportunidade. Este é o ponto antes de você começar a dedicar energia em uma operação que não trará retornos a você.

A contratação deste relatório é fácil, mas você pode marcar um momento conosco. A devolutiva do relatório, será seu ponto de partida ou arrefecimento deste projeto.

SCALE OUT, NOSSO PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

O resultado do Market Fit foi positivo? Bem, agora podemos começar nossa jornada. E para isso criamos quatro fases do programa Scale Out que será seu Norte nesta jornada.

FASE (1) – IMERSÃO NO MODELO DE EMPRESA EXISTENTE

Nesta fase, mergulhamos literalmente na empresa que existe hoje. Nosso objetivo neste primeiro momento é compreendê-la para iniciar a visão da empresa na Europa.

FASE (2) – PROTOTIPANDO SUA EMPRESA NA EUROPA

Uma nova empresa irá surgir. Ela deve ter o propósito e valores da original, mas não pode ser igual, caso contrário está tudo errado.

FASE (3) – VALIDANDO A NOVA EMPRESA COM CLIENTES REAIS

Este é o esperado momento. Neste ponto, começamos a ter reuniões com possíveis clientes reais.  Não é nada simples construir uma nova empresa.

FASE (4) – CLIENTE CONQUISTADO! INICIAMOS A CRIAÇÃO DA EMPRESA EM SOLO PORTUGUÊS

Apenas neste momento abrimos a empresa. Isso de fato é bem rápido em Portugal. Sendo assim, para que ficar tendo custos sem clientes?

ATLANTIC STATION, SUA BASE EM PORTUGAL

Sua internacionalização contará com uma base sólida e ampla em Portugal. Seu ponto de partida em Portugal será o Atlantic Station.

Espaço físico para sua empresa. Empresa virtual, estrutura de parceiros. Espaço para evento, ecossistema de negócios e ainda uma das  incubadoras de Portugal.

Acreditamos que para você acelerar sua empresa pelo mundo precisa do apoio de uma estrutura física com parceiros locais.

Nesta jornada, você não está sozinho, nosso espaço em Portugal será sua nova casa.

MISSÕES SETORIAIS E PARA O WEB SUMMIT

Nossas missões podem levar a você o sentimento detalhado do que estamos dizendo sobre o ecossistema de negócios em Portugal.

Consolidada como a maior missão para o Web Summit do mundo, a missão da Atlantic Hub movimentou centenas de empresários levando a eles uma nova forma de compreender o mundo.

Missões setoriais como, por exemplo, o segmento de Think Techs ou do agronegócio, podem ajudá-lo a aprofundar sua visão e conhecimento sobre um setor específico.

Mas além das missões setoriais você pode participar da missão Web Summit.

UMA REDE DE PARCEIROS NO BRASIL E EM PORTUGAL

Contabilidade, advogados, parceiros estratégicos em inovação e prototipação de negócios são apenas alguns exemplos da estrutura que criamos para apoiar as empresas que internacionalizamos.

Área de imóveis própria bem como uma agência de marketing assessoram em todas as camadas as operações internacionalizadas.

Desenvolvemos programas sob medida como também criamos ações de lançamento no mercado local sempre ampliando as ações dos nossos clientes.

UM GRUPO DE EMPRESAS COMPLEMENTARES NEXUS ATLANTIC

Participar de um grupo de empresas com interesses comuns é outro ativo que desenvolvemos na Atlantic Hub.

2022, aceleramos nossas ações e o Nexus Atlantic surge como um destes pilares que comprovam nossa dedicação e força.

Apoiado por mais de dez anos de experiência, criamos no Brasil uma empresa focada em aprofundar experiências sobre internacionalização por Portugal.

O Nexus Atlantic nasce como este apoio já em solos brasileiros ao programa de internacionalização que desenvolvemos.

Quem compreende que Portugal reserva uma oportunidade real para sua vida, participar do Nexus Atlantic faz todo sentido.

CORE ANGELS

Uma rede de investidores oferece bem mais que recursos, mas sim uma ampla rede de networking.

A Core Angels Atlantic não financia programas de internacionalização, mas sim investe em startups brasileiras com produto ou serviço para o mundo.

Conhecer a Core Angels também pode oferecer a você um início de investimentos em Portugal.

CONEXÃO IMÓVEIS

Sua fixação em Portugal passa pelo aluguel ou compra de um imóvel. Pensando nisso, desenvolvemos uma área exclusiva para este fim com mais de 10 anos de experiência dos fundadores.

Conexão Imóveis poderá ser com certeza sua companhia neste processo. Não subestime os desafios na compra de um imóvel no exterior.

Tenha certeza de que o Conexão Imóveis será seu parceiro certo na aquisição, locação e gestão do seu imóvel.

ATLANTIC CONNECTION, O MAIOR EVENTO SOBRE PORTUGAL DO BRASIL

O maior evento entre Brasil e Portugal tem o nome Atlantic Connection. Participar do Atlantic Connection é obrigatório para aqueles que têm interesse em Portugal.

Painel com cases, players do ecossistema e vivência prática de quem está em Portugal trazem a realidade de internacionalizar e aprendizado para transformar sua visão.

2022, O ANO DE INTERNACIONALIZAR SUA EMPRESA

Esse ano é o seu ano de iniciar sua empresa no mundo. Temos um time de projetos prontos para acessá-lo e criar uma entrada completamente aderente ao seu negócio.

Você não está sozinho, mas lembre-se de que internacionalizar não é uma corrida de cem metros, mas sim uma maratona.

Mas se você ficou em dúvida sobre algum tema que escrevi neste artigo, agende um momento para conversarmos e juntos discutiremos a melhor oportunidade. Temos uma rede incrível de parceiros que poderão ajudá-lo e sobre isso, não tenho dúvida que encontraremos a melhor opção e forma para você.

Forte abraço!

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.