O QUE NINGUÉM CONTA SOBRE EMPREENDER FORA DO BRASIL

Empreender fora do Brasil, sem dúvida alguma, não é a primeira opção na mente do empresário brasileiro quando o assunto é expandir seus negócios. Quando falamos de morar fora do Brasil, por exemplo, logo surgem as opções de trabalhar em alguma empresa, participar de programas de capacitação para funções que ninguém quer fazer, ou subcolocações das mais estranhas.

Lembro que alguns anos atrás vivíamos a febre de treinamentos e programas, chegando até mesmo ao intercâmbio para a função de babá. Nos Estados Unidos, a carência de babás é tão grande que milhares de pessoas participam desse programa anualmente. Por que será que empreender fora do Brasil não é a primeira opção para os brasileiros?

Realmente, há muitas coisas que não nos contam, mas gostaria de ajudá-lo neste artigo a tirar do papel seu projeto de empreender fora do Brasil, primeiro apresentando o que realmente é importante e depois ajudando a criar um caminho possível para empreender fora do Brasil. Venha comigo nesta jornada rumo às empresas que se tornam internacionais.

OS DESAFIOS DE EMPREENDER FORA DO BRASIL

Não subestime as dificuldades, elas realmente são grandes

Abrir uma empresa fora do Brasil requer uma compreensão abrangente de diversos fatores. Se você está acostumado a lidar com impostos no Brasil, saiba que muitos países possuem sistemas tributários únicos, e compreender como pagá-los pode ser um grande desafio.

Além disso, da navegabilidade dos sites às formas de pagamento, tudo pode ser sensivelmente diferente em outro país. Contratar colaboradores, gerir equipes, fornecedores e até mesmo vender demandam um planejamento minucioso e um alto nível de foco.

Partindo do Zero: Construindo sua Presença

Ao empreender em outro país, é fundamental partir do princípio de que ninguém fora do Brasil sabe quem você é ou o que você faz. Eles não têm a mínima ideia sobre a qualidade e a legitimidade do seu trabalho. Portanto, esteja ciente de que você precisa começar do zero.

Compreender a magnitude desse desafio é crucial. Não crie ilusões de que apenas abrir uma empresa será suficiente para obter financiamento ou garantir a demanda pelo seu produto ou serviço. Lembre-se das dificuldades enfrentadas quando você começou no Brasil. Embora você tenha mais experiência agora, estar em outro país significa reconstruir boa parte do que já foi feito.

CONSTRUINDO REDES E CONTANDO COM SUPORTE LOCAL

Construindo Relações e Superando Obstáculos

Ao empreender fora do Brasil, é essencial construir redes de contatos, conexões com o mercado, clientes, funcionários e fornecedores. Embora contar com o suporte local seja uma vantagem significativa, você precisará dedicar horas de trabalho e esforço nesse projeto para que ele se torne uma realidade.

Estudando o Mercado e Adaptando-se à Cultura Local

O que faz sentido no Brasil pode não fazer nenhum sentido no mercado internacional. Estudar e compreender o mercado se torna essencial para evitar investimentos infrutíferos. A cultura local deve ser levada em consideração com muita atenção, pois o sucesso no Brasil não garante o mesmo sucesso no exterior.

Evite deixar o ego influenciar suas decisões. Fazer um estudo de mercado adequado ajuda a economizar recursos e tempo, direcionando suas estratégias para um mercado que realmente tenha demanda pelo seu produto ou serviço.

Ao organizar seu projeto, estudar o mercado e manter o foco, você estará melhor preparado para enfrentar os desafios de empreender fora do Brasil e iniciar essa nova fase da sua empresa e da sua vida com maior segurança e eficácia.

O QUE FAZ SENTIDO NO BRASIL, PODE NÃO FAZER SENTIDO LÁ FORA

Estudar o mercado torna-se essencial para que todo o esforço que você está fazendo não seja em vão. Um exemplo disso são as centenas de produtos que, em um estudo de mercado, mostramos aos empresários que não fazem sentido fora do Brasil. Em muitos casos, não há nada de errado com eles, apenas não fazem sentido porque os consumidores não os identificam como algo necessário.

Quando nos dedicamos a fazer um estudo de mercado, não temos em nenhum momento a expectativa de agradar esse empresário, mas sim poupá-lo de eventuais dores de cabeça e investimentos que não farão sentido algum. O pior cenário é colocar dinheiro e tempo em algo que simplesmente não terá consumidores. A máxima de que o cliente é essencial não é trivial quando se trata de compreender se nossos produtos ou serviços fazem sentido para ele.

A cultura local deve ser levada em consideração com muita atenção. Partir do pressuposto de que você terá clientes só porque teve sucesso no Brasil é uma grande ilusão. Quantos negócios fazem sentido no Brasil, mas não fazem o mínimo sentido lá fora? Tenha muito cuidado com o ego, pois ele pode cegar suas opções. Fazer um estudo de mercado é uma forma de poupar recursos e tempo.

ORGANIZE SEU PROJETO, ESTUDE O MERCADO E COMECE COM FOCO

Planejamento não é algo comum para os empresários brasileiros. Em uma média de tempo para internacionalizar uma empresa, posso dizer que, caso o cenário seja positivo no estudo de mercado, estamos falando de pelo menos seis meses de trabalho duro até conquistar o primeiro cliente, considerando a internacionalização de uma empresa do Brasil para Portugal.

Recursos financeiros, reuniões com uma equipe de projeto, criação de uma proposta de valor, logística e abertura de agendas comerciais. As tarefas são grandes. Você está preparado para se dedicar a esse projeto?

Gosto muito de colocar os empresários com os dois pés no chão. Se você está disposto a iniciar essa jornada, conte conosco. Temos mais de 200 projetos executados. Temos experiência e expertise para ajudá-lo. Planeje, crie uma agenda concisa e venha conosco. Seu momento é agora.

CONHEÇA NOSSO PROGRAMA DE ACESSO AO MERCADO

Convido você a conhecer melhor como podemos ajudá-lo. O primeiro passo é estudar seu produto ou serviço em Portugal. Para isso, você precisa conhecer o nosso estudo de mercado “Market Fit”. O segundo passo é marcar um momento conosco para conversarmos sobre as melhores estratégias para você acessar o mercado.

Comece hoje mesmo estudando seu mercado conosco e iniciaremos corretamente essa nova fase da sua empresa e da sua vida. Tenha certeza de que você está com quem conhece a Europa e construiu bases sólidas em Portugal. Nosso time terá o maior prazer em ajudá-lo nesse processo.

Forte abraço e deixe seu comentário para nós.

Leia também: CURSO COMPLETO SOBRE COMO EMPREENDER EM PORTUGAL

SOBRE O AUTOR

BENÍCIO FILHO

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Black Beans e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.