OITO TENDÊNCIAS PARA FICAR ATENTO EM 2023 SOBRE SEGURANÇA

O ano começa e não deveríamos perder nossa atenção nos movimentos das transformações do universo digital. Como sempre falo, nem tudo que é transformação devemos ficar realmente preocupados ou correr para adquirir.

Recentemente apresentei as diferenças pouco relevantes nos modelos mais modernos de smartphones. Tais diferenças pouco ofereciam de ganhos para os investimentos necessários nas trocas de equipamentos.

Em outro momento, sendo estes dois artigos escritos durante o final do ano passado, explanei algumas questões bastante relevantes quanto ao investimento correto em tecnologia dentro das empresas. 

Já falei, por exemplo, sobre a importância em analisar o que é custo e o que deve ser entendido como investimento dentro da área de TI. Vale sua leitura e análise para que seja mesmo entendido o que você deveria investir mais e o que não dá mais para colocar recursos. 

Para animarmos nosso começo de ano, falaremos de tendências, mas não algo do futuro. Tudo é muito rápido hoje em dia e o que pode estar sendo apresentado como tendência hoje já é passado quando você olha para alguns países. 

Os dados que apresento a seguir tem origem em um dos mais renomados institutos de pesquisa em tecnologia do mundo, o Gartner.  

Fundada em 1979, por Gideon Gartner, a empresa mantém sua sede em Stanford, Connecticut, Estados Unidos, e tem mais de 5700 (cinco mil e setecentos) associados, incluindo analistas, pesquisadores e consultores em mais de 85 (oitenta e cinco) países pelo mundo.

Assim, leia, comente e analise este texto. Caso queira aprofundar mais como sua empresa poderia adicionar competitividade criando nossas aberturas ou frentes de ação, fale conosco. Termos o maior prazer de estar com você nestes desdobramentos. 

O UNIVERSO DO METAVERSO

O metaverso é definido pelo Gartner como um espaço compartilhado em 3D, unindo a realidade física e digital em uma gigantesca experiência virtual. Ainda segundo a empresa, isso pode fazer com que as pessoas possam transportar e estender todas as atividades físicas feitas.

Em suma, o metaverso não é uma grande novidade para quem acompanha o mundo do TI, mas a tendência é que cada vez mais essa tecnologia ganhe força midiática no decorrer do ano de 2023.

Ainda segundo os analistas da empresa, até o ano de 2027, é previsto que 40% das grandes empresas mundiais estejam combinando Web3, Nuvem, Realidade Aumentada (RA) e Gêmeos Digitais em projetos baseados em metaversos em busca de conseguir aumentar a receita mensal e anual.

CIBERSEGURANÇA COMO PRIORIDADE 

Se tornará prioridade: com o avanço, em todo o mundo, de legislações como a LGPD aqui no Brasil, cada vez mais as corporações estão focando seus esforços em proteção de dados de usuários e da própria empresa, principalmente com o recente aumento de ataques hackers que ocorreram nos últimos anos.

Segundo a Vice-Presidente do Gartner, Nade Henein, “até o final de 2024, o Gartner prevê que 75% da população mundial terá seus dados pessoais cobertos por regulamentações de privacidade digital.”

“Essa evolução regulatória tem sido o catalisador dominante para a operacionalização da privacidade em escala global”, continua Nade Henein.

5G EM ALTA NO MUNDO TODO

Em 2022, a quinta geração do padrão de tecnologia de telecomunicações voltado para redes móveis e banda larga de internet, começou a ser implementada no Brasil. 

Apesar de sua introdução no resto do mundo ter se iniciado em 2018, é em 2023 que o recurso ganhará força em território nacional. Uma vez que as licitações ocorreram nos últimos anos e agora a infra estrutura é realidade para os grandes centros, pelo menos. 

A tecnologia vem ganhando força e, segundo relatório da Opensignal, a internet 5G da capital Brasília só não é mais rápida e consistente do que a de Seul, na Coréia do Sul. 

Aos poucos, o recurso vem sendo implementado no resto do território brasileiro, e será muito aproveitado por empresas em busca da melhoria da comunicação.

SUPER APPS, VOCÊ AINDA IRÁ USAR UM

Eles combinam os recursos de um aplicativo, uma plataforma e um ecossistema digital em um único software. Fornece um conjunto único de funcionalidades, mas muito além disso, também conta com um ambiente perfeito para outros desenvolvedores criarem e publicarem miniaplicativos.

Dessa forma, é possível que o usuário final tenha uma vasta experiência muito mais imersiva, única e personalizada, pois pode ativar e desativar esses aplicativos a qualquer momento.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ADAPTÁVEL 

Este tipo de sistema permite uma mudança no comportamento do modelo da IA mesmo após a implementação, utilizando um tipo de feedback em tempo real, conseguindo fazer uma evolução constante na tecnologia.

Além disso, este tipo de sistema tem como foco treinar diversos modelos e aprender mais sobre tempo de execução e desenvolvimento de base de dados em ambientes virtuais, fazendo com que possam se adaptar rapidamente às mudanças que podem ocorrer mundo afora.

PLATAFORMA DE NUVEM SETORIZADA

Oferecem uma combinação de softwares, entre serviço (SaaS) e plataforma como serviço (PaaS) e infraestrutura como serviço (IaaS). Juntas, proporcionam um conjunto de recursos modulares específicos da área de TI para dar o suporte necessário aos usuários de negócios específicos.

Segundo o Gartner, é quase certo que em 2023 seja o ano em que as estratégias sejam traçadas para adotar nuvens de dados mais sofisticadas e seguras.

A ONIPRESENÇA DO WI-FI

Segundo o Gartner, existe uma previsão que até 2025, 60% das empresas vão utilizar cinco ou mais tipos de tecnologias de internet sem fio de maneira simultânea.

Dessa forma, não existem dúvidas que no próximo ano, cada vez mais empresas passem a investir em melhorar suas conexões WI-FI, e aumentem gradativamente o investimento neste tipo de tecnologia.

SUSTENTABILIDADE NÃO É MODA

Este é um dos temas que influencia todas as tendências de segurança da informação e estratégias de tecnologia. 

Segundo o Gartner, em pesquisa feita com alguns CEOs de grandes empresas, a preocupação com as mudanças ambientais e sociais estão entre as três grandes prioridades para investidores.

Com isso, a tendência é que as empresas busquem cada vez mais soluções para aumentar a energia e a eficiência dos serviços de TI. 

Os investimentos em tecnologias sustentáveis também têm o potencial de dar maior força ao desempenho operacional e financeiro, podendo oferecer novos caminhos de crescimento aos empresários.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário que será um prazer interagir com você.

Forte abraço e até o próximo conteúdo.

Leia também: POR QUE A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PODE TRAZER MAIS QUALIDADE AO AMBIENTE DE TRABALHO

SOBRE O AUTOR

BENÍCIO FILHO

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Black Beans e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.