A palavra ressignificar tem um valor particular para mim. Considero que ao longo da vida, precisamos ressignificar muitos aspectos da nossa existência. Sou Benício Filho, um dos fundadores do Conexão Europa e assim como boa parte dos brasileiros, tenho descendência europeia, mais precisamente, meus avós maternos eram da Espanha.
Logo no início da vida adulta, tive a oportunidade de fazer uma grande viagem por mais de dez países da Europa e neste momento, retomei a conexão que eu nem imaginava que tinha com esse continente, berço de tanto conhecimento essencial para a construção do mundo que vivemos.
Este artigo, nasce de uma das maiores experiências que fiz sobre ressignificar algo. Fiz a jornada de Compostela há pouco mais de dois anos e gostaria de compartilhar contigo um fragmento dessa jornada.
Lá estava eu com meus 40 anos. Dizem os sábios que a crise da meia idade é uma excelente oportunidade para rever caminhos feitos. Sempre acreditei que viver sem propósito não era para mim. Casado, pai de dois incríveis meninos e com boa condição social e financeira, o que mais eu poderia querer? Bem, vazio não é a ausência de algo físico apenas. Podemos experimentar o vazio mesmo com uma sala cheia de gente ou ainda com uma agenda repleta de atividades. Eu experimentava o vazio sempre que me questionava sobre o que eu fazia dos meus dias. Lá estavam minhas raízes me chamando e me provocando a ir mais profundo em mim, afim de buscar algumas respostas.
COMEÇANDO UMA NOVA JORNADA
Compostela sempre foi um plano para mim. Desde a faculdade de teologia, uma das metas da vida era fazer essa jornada. Diante das crises que eu vivia, foi para lá, a jornada que imaginei fazer e poder buscar as respostas que me inquietavam. O velho continente tem este poder. Boa parte das nossas raízes históricas, culturais e espirituais estão lá.
Escolhi um dos caminhos primitivos. Esses caminhos não saem do território Espanhol, nascem e terminam dentro da Espanha. De Oviedo à Compostela percorri mais de 400 quilômetros a pé. Pelas terras de Astúrias e Galícia, senti o cheiro da terra, o gosto da água, o tocar das plantas, a energia dos meus ancestrais e mais ainda, na vastidão de uma natureza icônica. Encontrei em dias e noites de grande reflexão, a energia e a essência que pareciam perdidas.
Ressignificar é compreender o valor de algo e a ele devotar nova atenção. Bem, eu ressignifiquei quase tudo durante minha jornada. Caminhando pelas florestas, vilarejos da Espanha, me debrucei sobre verdades que de certa forma eu não queria ver. Não porque havia esquecido delas ou ignorado. De fato, tais verdades eram as que jamais havia visto.
Gosto de dizer que tudo que é realmente valoroso para nossa existência, não é possível ver com os olhos, mas sim sentir com o coração. Caminhando pela Espanha fiz um exercício incrível de espiritualidade. Sentir o limite do seu corpo, expõe a fragilidade que escondemos do mundo. Mas estar diante da sua verdade revela o que queremos ou que não temos coragem de viver.
Leia também: Há uma nova ONU nascendo na frente dos meus olhos!!!
DRUIDAS, SAGRADO, PROPOSITO, RESSIGNIFICANDO UM VIDA
Povos druidas, cultos à natureza e a relação com o Sagrado, alimentam a vida daqueles que estão dispostos e querem ressignificar sua existência e começar a viver seu propósito. Poucos lugares da terra viveram tantas gerações como países da Europa. Portugal, Espanha, Itália são apenas alguns que, com forte presença em nossa matriz, compõem um interessante cenário para aprofundar nossa existência e ressignificar tudo que já vivemos. Da relação com o alimento à conexão com a natureza, podemos experienciar uma nova forma de relacionamento com o mundo.
Bem, minha jornada foi especial. Sim, reconheci nela os sinais para compreender o que de fato sou. As experiências que vivi foram profundas e mudaram o ser que sou. Encerrei um ciclo de mais de 16 anos em um casamento, criei as bases para uma nova forma de mudar o mundo através do empreendedorismo que tanto acredito e consolidei o que sou ressignificando boa parte das coisas que acredito ter valor de fato.
Caso você tenha ficado muito curioso para saber mais sobre minha jornada em Compostela e porque nunca mais fui o mesmo depois que voltei, não consegui guardar apenas para mim esta experiência e um dos frutos da jornada foi a construção de um livro. Publiquei ele em 30 de novembro de 2019. Ele se chama “Vidas Ressignificas, uma jornada em Santiago de Compostela”.
Você pode adquirir meu livro no site www.beniciofilho.com.br e mergulhar nessa jornada que fiz, na Espanha. Conhecer a Europa é conhecer nossos irmãos de sangue e de história. Todos nós temos raízes comuns que conectam nossa alma e abrem caminho para uma nova vida, desde que estejamos abertos a esta experiência. Fazer Compostela não é fazer um caminho para testar a resistência física. Fazer Compostela é mergulhar no íntimo da nossa essência, alternando a forma de ver a vida.
Faça da Europa o portal do seu autoconhecimento, venha com o Conexão Europa aprofundar a sua experiência no continente que é o berço da nossa civilização.
SOBRE O AUTOR
Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.
Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio-fundador da Agência Incandescente, sócio-fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).
Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.
Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.