A minha história com Portugal remonta ao início dos anos 2000. Mais precisamente no ano de 2002. Naquele momento eu fazia um tour pela Europa para conhecer o máximo possível de países em uma viagem gigantesca que hoje poderia ser chamada de mochileira em um período de tempo de 40 dias.
Essa jornada não foi feita sozinha, mas com o apoio de uma empresa de turismo. Longe do tempo atual em que tudo se tem na “internet”, tínhamos muita dificuldade em planejar grandes viagens pela ausência de informações.
Portugal, Espanha (terra da minha família), Itália, Veneza, França, Suíça, Mônaco, Alemanha, Áustria, Hungria, sendo que em cada um destes países dezenas de cidades foram visitadas. Confesso a você leitor que não faço nunca mais uma viagem como essa.
Hoje prefiro ir e ficar uma semana em um país ou em uma cidade e conhecer mais os detalhes do que a quantidade. Porém, naquele momento da vida, isso fazia muito sentido e a sede de conhecer a Europa e ter mais conhecimento sobre esta região que mudaria minha vida era mais importante do que tudo.
A viagem foi sensacional. Abriu minha mente e mudou minha forma de ver o mundo e a mim mesmo. Lembro que voltei com uma sensação de que o pensamento pequeno ou reduzido era algo que jamais faria.
O mundo era muito melhor e maior do que a grande maioria das pessoas poderiam imaginar. E eu era sem dúvida um privilegiado. Tinha tido a oportunidade que poucos tinham. Assim, seria grato, e não preservaria a mim este conhecimento.
Esse foi meu primeiro contato com Portugal. Mas não posso dizer que começamos bem. Portugal estava muito aquém do país dos dias atuais. Feio, sujo e velho. Endividado pela enorme crise econômica que vivia, afastava do país turistas e os jovens. Ninguém queria morar em Portugal.
As crises são excelentes para renovar nossas esperanças. Portugal, naquele momento, havia chegado economicamente ao fundo do poço. Com uma dívida pública muito superior ao seu orçamento, a União Europeia batia às portas de Portugal pedindo reformas para o investimento que seria feito pela participação de Portugal na UE.
Nestes tempos, governos sendo trocados, corrupção sendo investigada e uma população sedenta por mudanças. Os jovens não poderiam mais deixar Portugal em busca de novos lares, Portugal deveria fazer reformas.
DAS REFORMAS A CRIAÇÃO DE UM ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO PARA EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
As reformas em Portugal chegaram. Do controle da dívida a renovação da malha viária Portugal começou a ter novos horizontes. Quando olhamos para este retrovisor, uma das iniciativas mais importantes deste momento histórico recente foi a criação do ecossistema de inovação para empresas com base em tecnologia.
Deste período, destaca-se entidades como a Fábrica de Startups em Lisboa, a Portugal Ventures (Fundo de investimento governamental porém com capital privado), entidades como o IAPMEI e a AICEP ofereceram ao mercado condições para que um novo modelo de desenvolvimento fosse iniciado.
Não se trata de ações apenas do governo, mas ações com um planejamento de estado de longo prazo com forte presença da iniciativa privada. Este olhar ao longo do tempo permitiu pensar Portugal para os vinte anos seguintes.
Importante destacar que mesmo em áreas que Portugal já detinha um bom desenvolvimento as reformas propiciaram reinventar setores inteiros da economia tais como turismo, agronegócio, imobiliário ou ainda as produções de vinho e azeite.
Um exemplo interessante foi a construção de reservatórios de água em regiões onde não havia este recurso disponível para a agricultura. Tais obras proporcionaram que Portugal desenvolvesse uma grande produção de amêndoas e frutas e ampliasse suas culturas de azeite e vinícola.
A produção de vinho profissionalizou-se ainda mais, tendo destaque para vinhos mais elaborados. Os vinhos portugueses eram muito malvistos em mercados como os dos EUA. Atualmente, estão entre os mais bebidos e respeitados.
Este saldo em indústrias tradicionais não foi uma surpresa. Foi pensado como políticas de estado independente do governo. A questão imobiliária é outro exemplo. A reforma da lei do aluguel tomou impulso depois das reformas.
De um país em que tudo parecia abandonado (a imagem que tive a vinte anos atrás) a um verdadeiro canteiro de obras com investidores do mundo inteiro comprando imóveis está a realidade de hoje do setor imobiliário em Portugal.
Ano passado morei por três meses no bairro de Alfama, muito perto do centro de Lisboa. Da janela do meu apartamento eu enxergava mais de 20 diferentes gruas em obras de reforma, construção de novos prédios ou em grandes obras públicas.
Portugal é um canteiro de obras que atrai investidores de muitos países europeus mas tem na lista dos maiores investidores, chineses, ingleses, americanos e brasileiros. Muitos procuram o país para fazer aquisição de imóveis para investimento.
Tenho uma agradável sensação de ter acompanhado essas transformações em Portugal. A evolução de Portugal coincide nos últimos dez anos com a criação da Atlantic Hub. Eu e meus sócios criamos a Atlantic Hub após compreender como este país havia se transformado em uma porta imensa para as empresas brasileiras acessarem o mundo.
Sobre isso, contarei para vocês em breve. Quero partilhar um pouco da nossa história. Ela está intrinsecamente ligada às reformas e mudanças em Portugal.
DE UMA MISSÃO EMPRESARIAL NO PERU PARA UMA NOVA CONEXÃO COM PORTUGAL
Portugal está além da nossa visão como empresários. Nossa relação com este país está muito relacionada com nossa história e formação enquanto pais. Das versões do descobrimento possível à construção das primeiras versões do Brasil, Portugal está sempre em nosso imaginário.
Sua culinária, vinhos e presença dos seus cidadãos no Brasil criaram em nós a visão de que sempre em algum canto das nossas famílias temos descendentes em Portugal. Esse não é também um dado errado. Estima-se que mais de 20% da população brasileira tenha descendência direta de Portugal.
Hoje já somos o país com maior número de imigrantes em Portugal. Em breve, seremos 10% do total. Mas, afinal, como retornei depois de vinte anos para Portugal e iniciei uma nova fase do meu relacionamento com este país? Esta é uma história interessante e ela não começa em Portugal mas sim no Perú.
Sou empresário há mais de duas décadas. Construí empresas de tecnologia, marketing digital e de consultoria. Na busca por desenvolver mais empresários estive ligado a uma dezena de iniciativas no Brasil.
Uma delas, como presidente de um instituto de tecnologia em SCS no ABC Paulista, me proporcionou levar por anos seguidos empresários para o Perú. Antes das atuais crises políticas, este país detinha uma importante indústria de tecnologia.
Visitávamos o país levando empresários brasileiros para conhecer o ecossistema de lá. Em uma destas missões oficiais, conheci um português que falava sobre Portugal como uma nova grande oportunidade. Aquela conversa chamou minha atenção e seis meses depois eu estava retornando para Portugal confirmar presencialmente se tudo aquilo era, de fato, realidade.
Não foi surpresa este retorno para Portugal pois de alguma maneira eu já havia estudado e acompanhado as transformações que eles estavam fazendo. Mas confesso que ainda hoje sinto um certo frio na barriga quando lembro desta retomada.
Nada era como eu lembrava. Ruas limpas, prédios históricos lindos e renovados. Centenas de milhares de novas casas e prédios transformaram cidades e bairros que antes mal se podia visitar. É o caso de Oeiras, que fica na grande Lisboa onde está a sede da Atlantic Hub em Portugal.
O que antes era um lugar difícil de ficar hoje é responsável por 17% do PIB de Portugal. Centenas de empresas de tecnologia estão nesta cidade em parques tecnológicos ou nos arredores deles. Portugal havia se renovado.
O baixo crescimento populacional havia dado lugar à entrada de imigrantes de outros países. Esse, por sinal, é um dos motores do crescimento de Portugal. Em alguns centros onde existem dezenas de empresas instaladas, percebe-se pessoas do mundo todo. Em alguns casos os portugueses mesmo não chegam a 20%.
No Web Summit, maior evento de tecnologia do mundo, que no ano de 2023 reuniu cerca de 80.000 mil pessoas, mas de 153 países estiveram presentes. Essa é a força de Portugal. Quando você estiver em Portugal, percebe ao seu redor que o mundo todo estará com você.
Deste retorno meu em Portugal, começamos nossa empresa já com três outros sócios brasileiros, sendo que nosso CEO, Eduardo Migliorelli mora em Portugal na mesma quantidade de anos que fundamos a Atlantic Hub. A vida dele e a dos demais sócios, Thiago Matsumoto e Nelson Correa Leite Junior, se fundem com a empresa que criamos. Esse é nosso DNA. Empreender em Portugal e auxiliar empresários brasileiros a empreenderem e a internacionalizarem suas empresas para o mundo tendo Portugal como esta porta de entrada.
Falaremos mais sobre esta porta de entrada que Portugal representa mais adiante. Mas não se esqueça. Este pequeno país é um ponto estratégico de conexão para o Brasil com países da Europa, África e América do Norte.
BRASILEIROS BUSCAM POR UMA VIDA NOVA EM PORTUGAL
Com a oportunidade de revisitar Portugal, pude perceber muitas mudanças em curso ou já muito acentuadas no país. Naquele momento, cerca de dez anos atrás, os brasileiros não passavam de 150.000. Este número triplicou em dez anos.
Muitos brasileiros afirmam que estar em Portugal é se sentir seguro e poder andar pela rua sem a sensação de que alguém irá roubar seu celular ou agredi-lo. Esse é realmente um fato. Quando estou caminhando por Portugal esqueço que isso pode acontecer. Fico em poucos dias ao chegar completamente liberto e andar nas ruas de madrugada não gera nenhum tipo de medo.
Perdemos a noção da segurança no Brasil e isso é muito triste. Viver preso dentro de casa com medo não deveria ser reservado a nenhum ser humano. Você sabe, assim como eu, que em muitas cidades do Brasil nem assim você pode se sentir seguro. Até balas perdidas podem chegar em você. Recentemente, com ondas de violência na Bahia e em cidades do nordeste até as paradisíacas praias do nordeste começaram a ser locais proibidos a pessoas do bem.
Porém não se pode olhar apenas por um prisma. Os brasileiros buscam Portugal por diversas questões. Da origem familiar a compra de imóveis para investimento são múltiplos os fatores que levaram milhares de brasileiros nas últimas décadas a construir uma nova vida em Portugal. Esse é um dado muito relevante para Portugal. As famílias brasileiras em sua grande maioria chegam ao país com o objetivo de criar raízes.
Buscar Portugal com o intuito de procurar emprego pode não ser uma boa opção. Afinal o país é pequeno para acolher tanta gente que disputa as vagas de trabalho com outros imigrantes ou mesmo com o cidadão local. Sempre digo que sair do Brasil para buscar emprego em Portugal em áreas de serviço ou na construção civil ou mesmo como motorista de Uber não deveria ser a primeira opção.
Quando pensamos em Portugal pensamos em empreender, construir negócios, criar uma história com uma jornada como empresário ou empresária. Empregos como existem nos EUA não existem em abundância em Portugal. Construir uma nova vida em Portugal requer muito planejamento e uma visão clara de como você irá gerar dinheiro.
Sempre digo que todo mundo ao pensar em morar em Portugal, quer gerar renda em euros e não pagar contas em euros.
SOMOS MAIS DE 500 MIL BRASILEIROS EM PORTUGAL
Sim. Somos mais de 500 mil. Com uma população de 10.2 milhões de habitantes, oficialmente os brasileiros já somam mais de 500 mil. Dados não oficiais afirmam que podemos ser entre 650 a 700 mil, pois hoje os brasileiros gozam do direito de poder ficar até seis meses em Portugal sem um visto definitivo apenas como turistas.
Esse é um número importante. Em conversas com entidades do governo de Portugal, eles acreditam que até 2030, seremos mais de 10% da população. Cidades como Braga por exemplo já tem em sua população mais brasileiros do que portugueses. Este cenário de Braga deve se replicar em mais cidades e para alguns especialistas esta é uma onda que não tem previsão de ser reduzida.
Em outras regiões, como é o caso de Cascais em Lisboa, o número de brasileiros e em especial do Rio de Janeiro é de tamanha grandeza que a região já foi apelidada de Barra da Tijuca. Por suas semelhanças praianas e pela marina, mas acima de tudo pela quantidade de brasileiros que moram por lá, este pedaço da grande Lisboa praticamente somente tem brasileiros.
Uma caminhada pelas ruas ou na orla revela isso facilmente. Por todos os lados é possível ouvir o português sendo falado mas não com o sotaque de Portugal. Bares, restaurantes, lojas e até no shopping você às vezes se esquece que está em Portugal. Tenho a impressão de que o Brasil aos poucos está moldando alguns pedaços e cidades deste país.
SEGURANÇA, ESCOLAS DE QUALIDADE E BOM CLIMA
Quando o tema é porque os brasileiros estão criando novas vidas em Portugal e migrando com suas famílias, as respostas não são das mais complicadas. Segurança, sempre em primeiro lugar aparece como um dos pontos que afastam os brasileiros do nosso país. Alinhamentos políticos com essa ou aquela corrente também estão por trás muitas vezes do motivo.
Mas ao conhecerem melhor o que este pequeno país oferta, os motivos se multiplicam. As escolas públicas são, para as famílias que querem ter filhos em Portugal, um dos pontos mais fortes. Morar perto da escola e ir a pé e em muitos casos sozinha é um sonho que poucos já viveram no Brasil. Mas essa é uma realidade em Portugal para todos em todo o país.
Sistema de saúde que apesar das dificuldades funciona bem porém a existência de planos privados a preços muito acessíveis também geram mais um ativo importante em Portugal. Mas não restam dúvidas que poder caminhar tranquilo pela cidade é um dos maiores diferenciais. Lembro de uma das tantas vezes que estive em Portugal que ao entrar em um supermercado, comprei duas garrafas de vinho de boa qualidade por menos de 10 euros.
No Brasil acessar alguns confortos ou extravagâncias é um luxo. No dia a dia de Portugal, um bom vinho, uma boa refeição de qualidade com bacalhau ou polvo por exemplo irá fazer parte do seu cotidiano. É engraçado como o nível de qualidade de vida que eles atingiram torna-se algo normal. Penso sempre que devemos lutar para conquistar qualidade de vida. Ao final, nossa existência é muito curta e viver bem não deveria ser um privilégio.
Outro ponto de destaque que torna Portugal muito atraente aos brasileiros é o clima. Lisboa, por exemplo, é uma cidade em que na maioria dos 365 dias do ano o sol está presente. As temperaturas no inverno não passam dos 8 graus porém podem ter picos de menos. Sua proximidade da praia traz um vento que incomoda no inverno mas que é uma benção no verão.
No verão, você pode não acreditar que está na Europa. As temperaturas chegam a 40 graus em Lisboa podendo, no interior, passar dos 50 graus. Praias lotadas com muita organização e cuidadas são uma realidade perene. Mas não se iluda também. O mar é muito gelado e lembra as praias do Rio Grande do Sul. Mergulhar exigirá de você um pouco mais de coragem.
As regiões de Portugal oferecem para você uma opção muito plural em termos geográficos, naturais, culturais e gastronômicos. De Lisboa de carro você pode percorrer o país inteiro com pouco mais de 4 horas e ainda estar a cinco horas de Madri.
Porto, por exemplo, reserva uma beleza única. As margens do rio Douro, tem forte produção de vinhos licorosos chamados de vinhos do Porto onde você poderá saborear a gastronomia e a beleza natural desta região. Sua história contada através dos azulejos azuis poderá abrir sua mente a uma história incrível e ajudá-lo a compreender um pouco mais sobre a própria história do Brasil.
As dezenas de cidades fortificadas com seus inúmeros castelos e fortalezas ajudam você a entender a história da Europa e as invasões bárbaras ou espanholas. Destaque a Monsaraz, Óbidos ou ainda a região de Alcobaça. Cada pedaço de Portugal é um mundo. Imagine você pegar o carro em uma manhã e em uma hora estar em uma vila belíssima caminhando por ruas histórias e almoçando em um castelo?
Essa é a vida em Portugal! Mas como bons empresários que somos, essa é a vida para quem conseguiu construir uma forma de obter renda por lá. Criar sua empresa ou internacionalizar seu negócio é o primeiro passo e, sobre este ponto, nós podemos ajudá-lo! Continue conosco nesta jornada por Portugal. Temos ainda muitos pontos para desbravar.
ALGUNS SEGMENTOS DE MERCADO ATRAENTES PARA QUEM QUER EMPREENDER EM PORTUGAL
Percorremos, até este momento, uma parte importante do que Portugal se tornou atraente para os brasileiros morarem e construírem suas empresas. Você também compreendeu porque, depois de vinte anos, eu retornei a Portugal e construí junto com meus sócios a maior empresa de internacionalização de negócios do Brasil para Portugal, a Atlantic Hub.
Agora, quero apresentar a você alguns elementos de segmentos de mercado, em Portugal, que oferecem uma boa oportunidade para você internacionalizar. Venha comigo, afinal o ano está apenas começando. Estamos no ano de 2024, eu não tenho dúvida, este é o seu ano de internacionalizar sua empresa para o mundo, iniciando por Portugal.
Acabamos de sair do Web Summit 2023, mas a frente quero falar deste evento a você. Muitas oportunidades pulam à nossa frente como segmentos de negócios que oferecem boas margens de lucro. O evento é o centro mundial para se discutir quais tecnologias e negócios impactaram de forma definitiva o mundo nos próximos meses e anos.
Acredito que para você que está lendo este artigo e deseja abrir um novo negócio em Portugal, a pergunta que surge é: Qual o melhor segmento para investir e empreender em 2024 em Portugal? Abaixo, relaciono alguns segmentos de negócio que apresentam indicadores e boas perspectivas para você brasileiro que deseja começar um novo negócio. Não posso deixar de comentar este ponto, pois se você atualmente tem uma empresa e seu desejo é internacionalizar este negócio, não perca mais tempo. Marque um momento conosco, pois essa é nossa expertise!
Não pouparei informação. Quero que você saiba, com base nos pontos que apresentei, quais segmentos com base tecnológica tem sido atraentes para abrir empresas em Portugal. Importante destacar que estes segmentos também estão dentro de muitas das linhas de financiamento existentes dentro de programas como o Portugal 2030 ou a PRR.
Vamos a alguns segmentos com comentários sobre eles.
Tecnologia e Inovação:
Portugal tem se destacado como um polo de inovação e tecnologia na Europa. Setores como inteligência artificial, tecnologia blockchain, IoT (Internet das Coisas) e desenvolvimento de software ainda têm muito espaço para crescimento. Em nosso dia a dia na Atlantic Hub atendemos um enorme número de empresas de tecnologia. Digo sempre que em nossa curva ABC o A é tecnologia. De empresas que fabricam softwares a empresas que alocam pessoal neste segmento as oportunidades são enormes. O universo da segurança da informação trouxe ainda outro fator de crescimento. De maneira geral, a Europa precisa investir muito na segurança das suas empresas e o Brasil é ponto neste importante setor.
Energias Renováveis:
O país tem investido em fontes de energia limpa, como solar e eólica. O impulso para reduzir a dependência de combustíveis fósseis abre espaço para investimentos em energias renováveis e infraestrutura relacionada.
Em 2024, submetemos candidaturas para financiamentos de programas de investimento a fundo perdido para algumas empresas do Brasil. No segmento de energias renováveis, muitas empresas brasileiras têm excelência neste segmento e podem conseguir um bom volume de recursos.
Mas não se engane, para conseguir recursos, você precisa já estar com sua operação funcionando em Portugal. Procure a Atlantic Hub que auxiliamos você.
Turismo Sustentável:
O turismo é uma indústria importante em Portugal. Representa 21% do PIB. A tendência em direção ao turismo sustentável e experiências autênticas oferece oportunidades para empresas que oferecem serviços e produtos ecologicamente conscientes.
Saúde e Bem-Estar:
Com o envelhecimento da população, serviços de saúde inovadores, cuidados domiciliares e tecnologias voltadas para o bem-estar têm potencial de crescimento.
Beleza e produtos para o corpo:
Este segmento é bastante relevante no Brasil e tem ganho destaque em Portugal. Um dos nossos projetos em andamento em Portugal neste momento é uma indústria de produtos voltados à beleza feminina. Um dos nossos maiores projetos iniciados em 2024 é uma fabricante brasileira de produto de beleza.
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais neste setor, exportar é uma possibilidade mas ter raízes em Portugal pode representar o acesso a recursos fartos para montar um modelo de negócio em um mercado que só cresce.
E-commerce e Digitalização:
A digitalização dos negócios continua a se expandir, especialmente após os impactos da pandemia. Empresas que oferecem soluções de e-commerce, logística e pagamentos online podem prosperar.
Alimentação e Agricultura Sustentável:
A procura por alimentos saudáveis, orgânicos e produzidos localmente está em ascensão. Agricultura sustentável, produtos orgânicos e cadeias de abastecimento mais transparentes têm espaço para desenvolvimento.
Nosso maior projeto de internacionalização para a Europa é uma empresa do setor do agronegócio brasileira. Eles já estão com projetos em seis países e neste ano, submetemos no Portugal 2023 uma candidatura de 3.5 milhões de euros para eles.
Fato! O agronegócio brasileiro é fantástico e se você é deste segmento, pode começar uma jornada interessante em Portugal.
Educação Online e Formação:
A aprendizagem remota e a formação online ganharam destaque. Plataformas de educação digital, cursos online e ferramentas de aprendizado são áreas promissoras.
Apenas no Web Summit, cinco empresas brasileiras do segmento da educação estiveram conosco em nossa sede em Oeiras entendendo como elas poderiam iniciar um processo de internacionalização. O número de empresas brasileiras que se destacam neste setor em Portugal tem crescido ano a ano. É impressionante como este segmento oferece oportunidades a empresas brasileiras.
NOVE SEGMENTOS FORA DO RADAR QUE VOCÊ DEVERIA ESTAR ATENTO EM PORTUGAL
Alguns segmentos não estão normalmente no radar dos empreendedores brasileiros. Mas quando o assunto é projeto de vida, você deve estar atento a tudo. Analisar todos os segmentos e sempre tomar cuidado se ele está alinhado ao seu projeto de vida é essencial. Veja abaixo os nove segmentos mais inusitados em Portugal que merecem a sua atenção.
Mobilidade e Transporte Sustentável:
Com um foco crescente na redução da pegada de carbono, soluções de transporte sustentável como veículos elétricos, compartilhamento de bicicletas e infraestrutura de mobilidade urbana, podem prosperar. Recentemente, no Brasil, a empresa Vale fabricante de bicicletas elétricas fechou suas portas. Você teria dificuldade em ver isso acontecer em Portugal. O uso de bicicletas é intenso em toda a Europa e Portugal é o maior fabricante de bicicletas da Europa.
Tecnologia Marítima e Oceânica:
Com a extensa costa marítima, há oportunidades em tecnologias para energia das ondas, monitoramento ambiental marinho, aquicultura sustentável e turismo relacionado ao mar.
Moda Sustentável:
Com o aumento da conscientização ambiental, há espaço para marcas de moda sustentável, reciclagem têxtil, acessórios eco-friendly e iniciativas de upcycling. A indústria têxtil de Portugal é uma das mais modernas do mundo. Existem centros de inovação para roupas com alta tecnologia e valor agregado. O Brasil é um grande polo da indústria têxtil. Já imaginou o número de oportunidades que existem neste mercado? Caso você seja deste setor, vale a pena marcar um momento conosco.
Gestão de Resíduos e Reciclagem:
Soluções inovadoras para reciclagem, gestão de resíduos industriais e urbanos, bem como projetos de economia circular e redução de plásticos descartáveis. Estamos neste momento na Atlantic Hub, desenvolvendo um estudo neste segmento para uma empresa do Brasil. Tecnologia e experiência por nossos desafios internos credenciam muitas empresas para acessar o mercado mundial por Portugal.
Entretenimento e Conteúdo Digital:
Desenvolvimento de conteúdo digital localizado, plataformas de streaming focadas em cultura portuguesa, jogos educativos e aplicativos para preservar e promover o patrimônio cultural. Esta indústria no Brasil é destaque em criatividade e modelos de negócios. Os empresários do setor começaram a despertar para a oportunidade que existe em internacionalizar. Reflita! Este é um setor com alto valor agregado.
Turismo de Saúde e Bem-Estar:
Além do turismo convencional, oportunidades em spas, retiros de yoga, terapias holísticas e programas de saúde e bem-estar direcionados a turistas.
Serviços de Apoio à Terceira Idade:
Com o envelhecimento da população, há espaço para serviços de assistência domiciliar especializada, tecnologia para cuidados de idosos e programas de atividades para a terceira idade. Com a população envelhecida da Europa, Portugal, segundo algumas estimativas, precisará triplicar seu apoio às pessoas idosas nos próximos 20 anos.
De cuidadores a clínicas especializadas e até mesmo médicos geriatras, Portugal necessita de todos esses profissionais. Se você trabalha na área da saúde, já considerou validar seu certificado em Portugal? Ou até mesmo pensou em abrir uma clínica nesse setor? Entre em contato conosco para que possamos desenvolver um modelo de negócio sob medida para você.
Inovação na Indústria Alimentar:
O desenvolvimento de alimentos funcionais, opções de refeições prontas saudáveis, produtos alimentares regionais para exportação e tecnologias de conservação de alimentos são áreas em que o Brasil tem expertise. Muitas empresas brasileiras de produção de alimentos poderiam estabelecer unidades em Portugal. Embora a exportação seja um processo complexo, estabelecer presença no mercado português pode se tornar uma realidade acessível.
Consultoria em Sustentabilidade:
Oferecemos consultoria para empresas interessadas em adotar práticas mais sustentáveis, auxiliando na implementação de estratégias de redução de carbono e responsabilidade social corporativa. Na Europa, onde há uma forte regulação do uso do solo e das águas, há uma demanda crescente por soluções que promovam o uso responsável dos recursos naturais. Nesse contexto, identificamos grandes oportunidades para empresas que buscam inovar e se destacar nesse setor.
EMPREENDER OU INVESTIR EM PORTUGAL?
Se você está ponderando sobre mudar para Portugal, o primeiro passo crucial é avaliar sua situação financeira atual. Se você é um empresário e está contemplando internacionalizar seus negócios, é essencial realizar um estudo de mercado conosco para determinar se seu modelo de negócio tem viabilidade no mercado português.
Nesse contexto, o estudo de mercado, conhecido como MarketFit, é fundamental e será discutido em detalhes no próximo tópico. Este processo determinará se seu projeto de mudança para Portugal com sua empresa é viável ou se será necessário considerar outras opções de negócio. Vale a pena revisitar os mercados mencionados anteriormente.
É importante ressaltar que estabelecer-se em Portugal com a receita de uma empresa recém-criada é um processo que demanda tempo, dedicação e investimento, assim como no Brasil. Embora a Atlantic Hub possa oferecer suporte, é um empreendimento que exigirá esforços e recursos. Você já fez planos para o período inicial em Portugal?
Empreender implica investimento. Esteja atento a este aspecto. No entanto, se seu objetivo não é empreender, mas sim viver com a renda que já possui e deseja adquirir um imóvel, também podemos auxiliá-lo. O mercado imobiliário em Portugal oferece oportunidades interessantes, especialmente se você optar pela gestão de propriedades para turismo, que pode gerar uma renda adicional.
Existem empresas especializadas em auxiliar nesse processo. Se tiver interesse, entre em contato conosco. Além disso, é importante considerar as questões relacionadas aos vistos. Por exemplo, o visto D2 é destinado a quem deseja se mudar para Portugal com sua empresa. Se você não possui nacionalidade portuguesa, será necessário obter um visto.
Uma empresa especializada, como a Nacionalidade Portugal, pode oferecer informações adicionais sobre esse processo. Se você tem renda ou pretende adquirir imóveis, pode optar pelo visto D7, destinado a quem já possui meios de subsistência em Portugal, ou até mesmo pelo Golden Visa, que será abordado posteriormente.
ESTUDE O MERCADO DE PORTUGAL PARA ENTENDER SE SUA EMPRESA TEM MESMO ADERÊNCIA POR LÁ
Estudar o mercado português para determinar a viabilidade do seu produto ou serviço não é uma tarefa simples. Contar com a opinião de amigos que presumem que todos irão adorar o que você oferece, ou basear suas conclusões apenas em uma breve visita ao país, pode ser arriscado. Ao longo de nossos anos de experiência, aprendemos que a abordagem mais eficaz é realizar uma análise criteriosa do mercado. É por isso que acreditamos que o estudo de mercado MarketFit é o primeiro passo essencial.
Mas o que é o MarketFit? Como funciona uma pesquisa de mercado em Portugal? Pretendo esclarecer essas questões e mostrar como esse estudo pode impulsionar sua internacionalização ou fornecer insights sobre a aceitação de seu produto ou serviço no mercado português.
O objetivo do MarketFit é determinar se seu produto ou serviço é relevante e tem potencial de sucesso no mercado português. Quando nossa equipe da Atlantic Hub identifica essa viabilidade, é possível avançar para a próxima etapa, que pode incluir outros programas oferecidos pela Atlantic Hub, como a jornada Scale-Out, que será discutida em um artigo futuro. Mas como você pode iniciar esse estudo de mercado?
O serviço MarketFit oferece uma análise detalhada de sete parâmetros macroeconômicos da economia portuguesa, visando compreender a dinâmica e a aceitação dos seus serviços e/ou produtos no mercado local. Após a contratação do serviço, nossa equipe de projetos da Atlantic Hub fornecerá um formulário online para que sua empresa forneça suas demonstrações financeiras, balanços e detalhes sobre seus serviços e/ou produtos. Em seguida, em uma reunião de alinhamento de expectativas, nossa equipe de projetos, junto com sua empresa, definirá o escopo do estudo e responderá quaisquer dúvidas. Após esse alinhamento, iniciaremos a elaboração do estudo de mercado.
Dessa forma, nossos especialistas elaboram um relatório inicial, utilizando as informações fornecidas por sua empresa e os detalhes discutidos durante a reunião de alinhamento, para realizar uma análise comparativa com o mercado português. Após a conclusão do estudo, agendamos uma reunião de devolução com o cliente. Durante essa reunião, apresentamos os resultados do estudo, discutimos todos os pontos levantados e esclarecemos quaisquer dúvidas. Esse momento é crucial para encerrar o ciclo do estudo de mercado.
O objetivo dessa reunião é não apenas esclarecer dúvidas, mas também determinar se sua empresa possui potencial para internacionalizar. Para ajudá-lo a entender melhor o funcionamento desse estudo de mercado, vou explicar detalhadamente como ele é conduzido.
Primeiramente, os especialistas da Atlantic Hub definem o escopo da sua empresa e identificam seu principal foco de atuação. Essa etapa é crucial para garantir que apenas os aspectos relevantes para a proposta de valor sejam analisados. Em seguida, o relatório fornece uma visão abrangente do ecossistema português e das licenças legais necessárias para seu serviço/produto, incluindo o processo de estabelecimento de sua empresa em Portugal.
Em seguida, a equipe de projeto da Atlantic Hub, juntamente com seus especialistas em estudo de mercado, analisa o setor da sua empresa em Portugal sob uma perspectiva econômica. Isso inclui a verificação do número de empresas no setor que você pretende entrar, sua distribuição por tamanho e localização, e o número de funcionários correspondentes.
É importante notar que todas as empresas portuguesas possuem uma classificação de atividades econômicas (CAE), equivalente ao CNAE no Brasil. Dependendo da área de atuação da sua empresa, pode haver uma ou várias classificações de CAE, o que pode tornar a análise da concorrência bastante complexa.
As tendências de mercado também são avaliadas pelos especialistas. São destacadas cinco ou seis tendências que você deve considerar e se preparar durante o processo de internacionalização. É essencial entender que entrar em um mercado onde seu produto ou serviço não está alinhado com as tendências atuais não faz sentido.
Quanto à concorrência, mesmo que seu produto seja inovador, sempre haverá concorrentes similares em Portugal. Por isso, a equipe da Atlantic Hub identifica três ou quatro concorrentes que oferecem serviços ou produtos semelhantes para cada estudo de mercado. O porte do negócio, a localização, o número de escritórios e os tipos de soluções oferecidas pelos concorrentes também são analisados durante essa etapa.
A última fase do MarketFit consiste em apresentar conclusões que respondem à questão inicial: determinar se o seu negócio possui tração e se está apto para ingressar no mercado português. Além disso, o estudo inclui uma análise financeira para avaliar a possibilidade de acesso a linhas de financiamento público ou bancário para o empreendimento.
É importante ressaltar que não é possível captar recursos durante a fase inicial de entrada no mercado português. As informações sobre as linhas de financiamento existentes servem apenas para fornecer uma melhor compreensão de como funciona o mercado europeu. Fazer negócios na Europa difere significativamente de fazer negócios no Brasil. Portanto, é fundamental que você esteja ciente deste ponto. O investimento em estudos de mercado e nos recursos necessários para iniciar sua empresa em Portugal é de sua responsabilidade.
A seguir, apresentaremos alguns exemplos de casos reais e fictícios de estudos de mercado elaborados pela equipe de projetos da Atlantic Hub. Por questões de privacidade e sigilo, não mencionaremos nomes de empresas específicas. Utilizaremos uma empresa fictícia do segmento de tecnologia, um setor muito procurado por empresários brasileiros para internacionalização, como exemplo. É importante ressaltar que cada empresa é única, com sua própria identidade empresarial, propósito, visão, missão, valores e produtos ou serviços.
É essencial reconhecer que um estudo de mercado realizado no ano anterior pode não ter o mesmo valor no momento atual, pois as condições e dados econômicos estão em constante mudança. Por exemplo, para uma empresa do setor de Tecnologia da Informação (TI), a equipe da Atlantic Hub analisa o panorama empresarial português e a taxa de crescimento do setor de tecnologia, além de identificar oportunidades de mercado e subsetores em ascensão, como Tecnologias de Nuvem, Internet das Coisas, Big Data e Segurança Cibernética.
Um estudo de mercado abrangente como o descrito acima serve como um guia para apoiar sua tomada de decisão sobre iniciar ou não o processo de internacionalização ou abertura de uma empresa em Portugal.
Em Portugal, as empresas são classificadas em quatro categorias principais, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE):
- Microempresas: Empregam menos de 10 pessoas e têm um volume de negócios anual de até 2 milhões de euros.
- Pequenas Empresas: Empregam menos de 50 pessoas e têm um volume de negócios anual de até 10 milhões de euros.
- Médias Empresas: Empregam menos de 250 pessoas e têm um volume de negócios anual de até 50 milhões de euros.
- Grandes Empresas: Empregam mais de 250 pessoas e têm um volume de negócios anual superior a 50 milhões de euros.
É evidente a evolução que ocorreu desde o início deste artigo, partindo da minha experiência com Portugal, abordando as reformas realizadas pelo país e o crescimento exponencial de brasileiros em terras portuguesas. Chegamos agora a um ponto crucial: identificar os setores mais promissores para investimento e compreender como realizar um estudo para determinar se sua empresa enxerga oportunidades em Portugal.
No entanto, agora é o momento de explorar por que o Web Summit e as missões que organizamos para este evento são momentos únicos para aqueles que desejam compreender Portugal e expandir seus horizontes. Ao final deste artigo, pretendo compartilhar a visão da própria Atlantic Hub, para que você entenda por que estamos aqui e como podemos ser uma parte essencial do seu processo de internacionalização ou investimento em Portugal.
MISSÕES EMPRESARIAIS PARA O WEB SUMMIT, O MUNDO SE ENCONTRA EM PORTUGAL PARA DISCUTIR NOSSO FUTURO
Missões empresariais têm o poder de transformar relacionamentos. Em 2023, chegamos à sétima missão da Atlantic Hub para o Web Summit. Tradicionalmente realizado em novembro, o evento ocorre na primeira ou segunda semana do mês. Aqui, compartilho um pouco sobre nossas missões e, em detalhes, sobre a missão Web Summit 2023. Meu objetivo é colocar em seu radar a oportunidade de estar conosco este ano. Até o momento, realizamos mais de 30 missões empresariais para Portugal. Se deseja saber mais sobre essa área de atuação, agende um momento com nossa equipe comercial.
Os números de nossas missões empresariais impressionam:
- Mais de 30 missões empresariais
- Mais de 1500 empresários e empresárias participantes
- Representantes de todos os estados do Brasil já estiveram conosco em missões.
Embora os números sejam expressivos, o impacto nos negócios é ainda mais significativo. Embora seja difícil quantificar, é evidente para os participantes das missões. Um dos depoimentos da última missão Web Summit 2023 resume o poder transformador dessas experiências:
“Os momentos que passei com vocês em Portugal foram maravilhosos. Com certeza, realizamos conexões que vão muito além do comercial e vão ficar para a vida toda. Mesmo se tivesse contratado um escritor para fazer um roteiro, minha passagem por Portugal seria tão boa quanto foi. Isso se deve à organizadora Atlantic Hub, que nos reuniu em uma missão, mas também a todos vocês, que foram sensacionais e proporcionaram muito conhecimento, boas histórias e conversas intermináveis.”
Este relato destaca o sentimento de gratidão e transformação vivenciado por um empresário de tecnologia do Rio Grande do Sul. Missões empresariais não apenas abrem portas comerciais, mas também transformam vidas. Você deveria considerar participar de uma delas para vivenciar experiências tão enriquecedoras. Nossa missão Web Summit 2023 teve momentos marcantes nas agendas cuidadosamente elaboradas e na participação do grupo no evento.
UMA AGENDA CHEIA DE NEGÓCIOS E MUITAS OPORTUNIDADES
Começamos nossa missão imersos em inovação, aprendendo com aqueles que realmente entendem de transformação prática. Durante nossa visita à Nova SBE em Carcavelos, tivemos a oportunidade de interagir com especialistas e compreender como as mudanças tecnológicas impactam nossos negócios, podendo gerar ondas de transformação ou significativas perdas de mercado. Logo no primeiro dia da missão, todos os participantes tiveram a chance de se apresentar em uma dinâmica conduzida pela equipe da universidade, encerrando o dia com um momento especial no rooftop da própria instituição.
No segundo dia, nossa sede foi na EDP. Conhecer em detalhes as iniciativas da EDP em Portugal e no Brasil proporcionou conexões valiosas e abriu inúmeras oportunidades para os participantes da missão. Além disso, interagimos com equipes da Portugal Ventures, AICEP, SRS e visitamos a Fintech House, elevando nosso conhecimento a um nível ainda mais profundo. O dia culminou com uma visita ao hub do Beato, reforçando o compromisso de Portugal em se tornar uma nação líder em startups.
NOS DIAS DE WEB SUMMIT, O TEMA DOMINANTE FOI A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Com palestras, demodays de startups e plenárias, os três dias em que os participantes estiveram no Web Summit foram marcados pelo tema da Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning. A IA tem sido uma tendência consistente, não apenas na automação de tarefas, mas também na personalização de experiências para os usuários. A integração da IA em diversos setores, desde assistentes virtuais até carros autônomos e diagnósticos médicos, continua a evoluir. Machine Learning é uma parte crucial disso, permitindo que os sistemas aprendam e se adaptem com base em dados.
Se essa é a temática atual do mundo quando falamos sobre tecnologia, entender como deixamos de olhar estas tendências e passamos a usá-las é essencial. Alguns temas relevantes que os aprendizados do Web Summit sobre a IA devem ecoar durante o ano de 2024 em todo o planeta. São eles:
Privacidade e Segurança de Dados: Com o aumento das violações de dados e preocupações com a privacidade, há uma crescente necessidade de regulamentações mais rígidas e abordagens proativas para proteger informações pessoais. O debate se estende desde questões éticas até soluções tecnológicas para garantir a segurança dos dados.
Tecnologias Emergentes: A cada ano, novas tecnologias emergem e ganham destaque. A Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) estão evoluindo não apenas para entretenimento, mas também para aplicações em treinamento, educação e até mesmo no varejo. A Internet das Coisas (IoT) continua a expandir sua presença, conectando dispositivos e habilitando a automação inteligente em residências, indústrias e cidades.
Sustentabilidade e Tecnologia Verde: A tecnologia tem um papel significativo na abordagem dos desafios ambientais. Soluções de energia limpa, monitoramento ambiental por meio de sensores, veículos elétricos e iniciativas para reduzir o desperdício são áreas que têm sido abordadas na interseção entre tecnologia e sustentabilidade.
Inovação em Saúde: A pandemia de COVID-19 destacou a importância da inovação em saúde. Tecnologias como telemedicina, dispositivos wearable para monitoramento de saúde e análise de grandes conjuntos de dados para pesquisa médica estão moldando o futuro do setor.
Diversidade e Inclusão: A indústria tecnológica tem enfrentado críticas sobre a falta de diversidade. O Web Summit e eventos similares promovem discussões sobre a importância de representatividade e inclusão para impulsionar a inovação e criar produtos e serviços mais alinhados com as necessidades de diferentes comunidades.
Essas tendências refletem não apenas o progresso tecnológico, mas também as mudanças sociais e as demandas crescentes por uma abordagem mais ética e responsável na implementação da tecnologia em diferentes aspectos da vida contemporânea. Ponto relevante para você que deseja abrir sua empresa em Portugal é, além de perceber as tendências de negócios interessantes, ver os movimentos do Web Summit.
DURANTE NOSSA MISSÃO, TIVEMOS UM ENCONTRO COM A NOVA CEO DO WEB SUMMIT E CARLOS MOEDAS, PREFEITO DE LISBOA
Todos os dias ao final das imersões do Web Summit 2023, todos os integrantes foram conduzidos a momentos de imersão regados a sempre bons vinhos e comida típica de Portugal. O momento alto destes encontros foi na própria sede do governo de Portugal, em um encontro com o Prefeito Carlos Moedas e a CEO do Web Summit, Katherine Maher. Neste encontro, sinalizando continuidade dos eventos e das transformações, conseguimos ouvir deles o quanto Portugal e Lisboa são agradecidos ao movimento criado pelo Web Summit.
A transformação da cidade e do país nasce com este ecossistema de negócios. Um outro momento de destaque foi na LX Factory, um encontro com todo o banco BNI. Muitos negócios e portas foram abertas neste happy hour. Contemplando nossa missão, estivemos ainda visitando durante a semana dois importantes projetos de educação com ênfase em tecnologia. Um deles, a Fábrica de Código e a 42 Lisboa. Entender como a mão de obra de tecnologia será formada para os próximos anos é essencial para compreender todo o ecossistema de inovação do mundo.
Inovação, conhecimento e networking. Estes são os caminhos para a transformação de mentes e de negócios. Venha participar de uma missão conosco e amplie sua visão do mundo. Estude a aderência do seu produto ou serviço em Portugal com o MarketFit. Marque um momento conosco e juntos definimos como e quando poderemos iniciar esta nova fase da sua vida.
ATLANTIC HUB, OITO ANOS EMPREENDENDO EM PORTUGAL
A Atlantic Hub nasce de quatro empresários brasileiros que em Portugal iniciam uma jornada inversa. Ao invés de buscar empresas do mundo para entrar no Brasil, nós sempre pensamos que o DNA dos empresários brasileiros deveria ser levado para o mundo. Temos produtos e serviços que, após a devida análise, têm grande potencial para conquistar consumidores e países.
Foi desta maneira que iniciamos criando serviços e executando missões levando milhares de empresários para Portugal. Desde nossa fundação, os números de empresários impactados cresceram e hoje somos a maior empresa de internacionalização de negócios do Brasil para Portugal.
Veja os números abaixo e confira nosso impacto no mercado:
20.000 empresários e empresárias impactadas mensalmente em nossas redes sociais;
+6000 empresários e empresárias participantes no maior evento organizado por nós sobre Portugal, o Atlantic Connection;
+2.000 empresários e empresárias participantes em missões empresariais conosco;
+300 clientes nos diversos programas de internacionalização da Atlantic Hub.
Geramos impacto real quando o tema é internacionalizar empresas brasileiras para Portugal. Temos certeza de que somos um dos responsáveis pelo aumento do número de brasileiros empreendendo em Portugal. Desde que começamos, mudamos a visão dos brasileiros quando o assunto é Portugal. Temos um lema, que é “brasileiros em Portugal devem gerar empregos, não serem empregados”.
Acredite, nós podemos transformar o velho mundo. Acredito que temos as condições, enquanto empresários, a energia necessária e a criatividade para sermos esses motores quando o tema é transformar a economia da Europa, começando por Portugal.
Chegamos enquanto brasileiros no momento de redescobrir Portugal. Portugal é a porta de entrada para um continente com 500 milhões de pessoas, que em alguns setores pode ter poder aquisitivo 20% maior que o Brasil. Uma vez construída uma nova vida em Portugal e estruturada sua empresa, a expansão para outros continentes é natural.
Ponto central! Nós, da Atlantic Hub, temos expertise para ajudá-lo em todas as fases do processo. Do estudo de mercado às fases seguintes, literalmente pegando você pela mão e fazendo sua empresa acontecer. Fase a fase, você está com um time que conhece Portugal em profundidade e a Europa como desdobramento.
Nosso time é 100% da Atlantic Hub. Sede em Portugal, em Oeiras, cidade localizada na grande Lisboa onde você colocará sua empresa fisicamente e com sede fiscal. E também uma sede em SCS SP. Quer saber mais como podemos ajudá-lo? Marque um momento conosco no Brasil ou em Portugal.
Sabe qual é o melhor momento para internacionalizar sua empresa? Agora!
Forte abraço e nos vemos no próximo artigo.
Leia também: AS ETAPAS FUNDAMENTAIS PARA UMA EXPANSÃO INTERNACIONAL BEM-SUCEDIDA
SOBRE O AUTOR
Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Incandescente e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis, ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.