PRODUTOS BRASILEIROS EM PORTUGAL: NOSSO DNA TEM SEU ESPAÇO NA EUROPA?

Há algumas dezenas de histórias interessantes de produtos brasileiros em Portugal. Nós poderíamos contar a você provenientes estudos de aderência ou ainda dos programas de internacionalização que fizemos para Portugal.

Muitas delas construídas a partir de insights ou ainda de informações relevantes que foram consolidadas como grandes oportunidades de mercado. A verdade sobre produtos brasileiros em Portugal é que bem além do nosso ímpeto empreendedor, o que mais precisamos quando falamos de internacionalizar um produto é ter os pés no chão.

Somos conhecidamente por quase o mundo todo como a nação mais empreendedora do planeta. Sempre queremos fazer algo, mas quase nunca estamos apoiados em planejamento ou estudos.

Outro ponto importante, é que poderíamos definir o Brasil como um continente. Grandes regiões e dezenas de estados com particularidades únicas que criaram ao longo das décadas produtos com nosso DNA.

As diversas regiões brasileiras têm culturas completamente diferentes. Nossa biodiversidade vegetal e animal gera valor e oportunidades, mas a pergunta que fica é: – Produtos genuinamente brasileiros têm mercado em Portugal?

Antes de responder esta questão, gostaria de contar a você alguns cases. Mas vale a pena lembrar que não basta ter um produto inovador para acreditar que tem diante de si um bom negócio. Produto sem cliente é nada.

 

A SAGA DO PÃO DE QUEIJO

É provavelmente o produto que mais já fizemos estudos ou fomos abordados sobre a existência ou não de mercado para ele em Portugal. A história do pão de queijo em Portugal ilustra bem uma resposta a questão se produtos brasileiros têm ou não mercado em Portugal.

Genuinamente, o brasileiro com histórias diferentes sobre sua origem e sempre atreladas ao estado de Minas Gerais, o pão de queijo é com certeza um dos produtos que mais definem nossa brasilidade.

Grandes marcas e presença em todo o território brasileiro, é difícil encontrar um brasileiro ou mesmo um turista que já tenha vindo ao Brasil e que não tenha experimentado essa delícia da nossa terra.

Há pouco mais de dez anos uma grande marca brasileira fez sua entrada em Portugal partindo do pressuposto que seria impossível os portugueses não comerem essa maravilha.

Nos acostumamos a comer um pão de queijo sempre acompanhado de um café, mas será que esse costume poderia ser replicado em Portugal? Bem, sempre falamos em nosso programa de internacionalização que saber se existe aderência do seu produto em Portugal passa por compreender a questão cultural.

Em Portugal, é uma tradição tomar café acompanhado de um doce. Os famosos pastéis de nata são apenas uma das delícias que Portugal tem. Existe quase uma centena de doces deliciosos que sempre estão presentes na mesa dos portugueses.

Qual foi o resultado do pão de queijo neste primeiro momento? Um fracasso enorme. Grandes investimentos em marca, lojas e estruturas foram completamente perdidos sem que o pão de queijo entrasse na vida dos portugueses.

Leia também: O REGIONALISMO BRASILEIRO COMO CELEIRO PARA A INOVAÇÃO

 

PRODUTOS BRASILEIROS EM PORTUGAL E A QUESTÃO CULTURAL

Sem ter cliente não adianta ter um bom produto. Hoje, o pão de queijo é relativamente comum em Portugal, mas jamais esqueça que para a popularidade de hoje muitos empresários perderam capital justamente por não compreender questões culturais como essenciais para o sucesso deste processo.

O pão de queijo é um sucesso hoje. E se fosse por analisarmos hoje, diríamos que os produtos brasileiros em Portugal têm sim mercado, mas a pergunta que faço a você é:

– Você está disposto a ser o empresário a investir, não colher nada e abrir caminho para os seguintes?

Para compreender o que é ter fit do seu produto em Portugal, recomendo a leitura do artigo “O seu produto tem fit com o mercado português?”.

 

O AÇAÍ É O NOVO PÃO DE QUEIJO?

Produtos brasileiros em Portugal têm sim o seu espaço, isso também vale para Europa e o restante do mundo. Mas lembre-se, modismos são extremamente perigosos quando estamos falando de negócios. Um produto quando concebido a partir de um modismo pode ter prazo de validade curto, não sustentando ao longo do tempo os investimentos feitos.

Hambúrgueres gourmetizados, barbearias, açaí ou tantos outros produtos ou serviços podem representar determinado momento e não um comportamento humano. Produtos brasileiros que representam nossa cultura e nosso DNA podem ter seu lugar ao sol sim, mas não devem estar apoiados em modismos momentâneos.

O açaí é um desses produtos que representam o Brasil, mas passam pela mesma curva do pão de queijo. Seu consumo no Brasil está atrelado a um hábito da Região Norte que se espalhou pelo restante do país.

No Norte o açaí é uma refeição, em São Paulo um lanche e em outras regiões há mais formas e hábitos de consumo. Seu gosto é forte e está sempre associado ao consumo em conjunto de frutas ou outras delícias.

Como o consumo deste produto tão característico no Brasil poderia ser feito em Portugal? Resposta complicada que passa pela pesquisa, prova prática de degustação e análise de resultados.

Sempre existe um percurso a ser feito quando a questão é a entrada de um produto em outro país. Jamais podemos relativizar a questão cultural em detrimento da paixão pelo produto.

Produtos brasileiros tem sim espaço no mundo, mas para que seu lugar ao sol seja realmente lucrativo é essencial planejar e compreender como a inovação pode ajudá-lo.

Para aprofundar o tema de aderência de um produto em Portugal, recomendo a leitura do artigo “O seu produto ou serviço tem mercado em Portugal?”.

 

PRODUTOS BRASILEIROS EM PORTUGAL: NOSSO DNA TEM ESPAÇO NO MUNDO TODO

Recentemente estive em um evento no Acre e fiquei encantado ao conhecer duas dezenas de produtos brasileiros que já escalaram mercado na Europa. Todos tinham em comum sua origem.

Esses produtos além de serem autenticamente brasileiros, tinham origem na diversidade da Amazônia e respeitavam a cadeia de sustentabilidade em sua produção. Produtos com essa origem tem cada vez mais espaço em Portugal e na Europa como um todo.

São inúmeros os exemplos, de alimentos com origem em frutas regionais até móveis produzidos com madeira de manejo florestal. A linha de produtos é imensa e Portugal reconhece este valor e temos nosso espaço por lá.

A marca Brasil é reconhecida, mas não é a garantia de sucesso para seu produto. Produtos brasileiros tem apelo e características quase sempre únicas. A questão é que os consumidores precisam ser como costumeiramente digo, evangelizados para seu consumo.

 

PORTUGAL É APENAS A PORTA DE ENTRADA

Portugal é apenas a porta de entrada para produtos de nacionalidade brasileira. Acessar uma economia com mais de 700 milhões de consumidores é o que realmente representa ter sucesso com seus produtos em Portugal.

Construir uma história vitoriosa para produtos brasileiros em Portugal está bem mais distante de acreditarmos que nossos produtos têm mercado por lá.

A jornada de apresentar um produto ao mundo primeiro tem seu início na criação das condições necessárias e na adaptação cultura deste produto.

Validar a experiência, construir uma cadeia de distribuição e gerar uma percepção de valor em Portugal representa sua correta entrada em uma economia que enxerga valor para produtos brasileiros.

 

SOBRE O AUTOR

Benício Filho

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.

Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio-fundador da Agência Incandescente, sócio-fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).

Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.

Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.