PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO ATLANTIC HUB E NOVA SBE

A internacionalização é crucial para as empresas expandirem sua base de clientes, aumentarem a receita, diversificarem e fazerem crescer seu negócio, mas é um processo que acarreta riscos, como diferenças culturais, conformidade regulatória, flutuações cambiais e instabilidade geopolítica.

Pensando em todos esses desafios, a NOVA SBE e o Atlantic Hub desenharam um programa com quatro momentos distintos para que você possa compreender as oportunidades existentes na internacionalização da sua empresa.

Nosso objetivo é responder a todas essas questões, adaptadas à realidade de cada empresa. A jornada também permite apresentar o mercado português como porta de entrada para a Europa, através da perspectiva da Nova SBE, como parceira de excelência acadêmica e facilitadora de relações comerciais com nossos parceiros corporativos.

Este programa de internacionalização será lançado em agosto de 2023 no Atlantic Connection, mas você já pode ter uma ideia de como ele será por meio de seus módulos.

O que você acha de começar ainda este ano uma formação que pode transformar sua vida e a vida da sua empresa? Venha conosco nesta nova jornada!

QUATRO MOMENTOS PARA COMPREENDER A INTERNACIONALIZAÇÃO

Com um escopo desenvolvido para que qualquer participante do Brasil possa acompanhar as aulas, nossa formação será disponibilizada em português, com todos os módulos no formato online, com aulas ao vivo e gravadas.

Está prevista uma sessão presencial para os melhores participantes, mas ainda não definimos os investimentos. No entanto, isso é apenas um adicional do programa. Ele já contempla nos quatro módulos tudo o que você precisa saber sobre internacionalização.

No primeiro módulo, “Estratégias de entrada”, você poderá compreender como a definição dos principais pilares do seu negócio impacta na entrada em novas economias. É importante lembrar que entender como outros mercados se comportam é essencial para definir essa estratégia.

Neste primeiro módulo, você estará em contato com os melhores especialistas para compreender em profundidade como definir essas estratégias dentro do escopo do seu negócio.

Cada empresa tem suas particularidades. Isso não pode ser subestimado. No entanto, daí surge a importância de também não subestimar outros mercados. Mesmo Portugal, que chamamos de país irmão, é substancialmente diferente do Brasil.

QUANDO ANALISO UM MERCADO, ABRO MINHA MENTE PARA O NOVO

O segundo módulo aborda, com ferramentas práticas, estratégias para analisar novos mercados. Não nos baseamos apenas na teoria, pois ela é importante, mas é a prática que define como devemos proceder. Tanto os professores quanto os alunos terão interações para que você possa estar efetivamente em contato com casos e exemplos reais.

Sua formação será, sem dúvida, baseada na prática, e a implementação das ferramentas deste módulo acontecerá nos trabalhos desenvolvidos em grupo durante as aulas e após os momentos online.

Quando o terceiro módulo é iniciado, você já estará elaborando seu plano global de internacionalização. Fará parte do programa o desenvolvimento do seu próprio processo de internacionalização, em parceria com os professores do curso e os demais participantes.

Eles proporcionam, inclusive, a oportunidade de estabelecer uma rede de contatos valiosa, envolvendo empresários de todo o Brasil que buscam expandir seus negócios através da internacionalização.

Confesso que apenas esse módulo já garante uma transformação completa na sua forma de enxergar o mercado e o ecossistema internacional.

ACESSAR O MERCADO DEPENDE DA CRIAÇÃO DE REDES DE APOIO

Acessar um novo mercado em um novo país ou continente não é simples. Subestimar esses desafios é a causa dos insucessos nas ações de internacionalização de médias e grandes empresas.

Muitas empresas, por subestimarem a necessidade de criar novas redes, acabam investindo em projetos que não entregam valor algum, resultando apenas em grandes prejuízos.

Nossa experiência como empresa focada em internacionalização comprovou, ao longo dos mais de 200 projetos executados, a importância de construir uma rede sólida.

No quarto módulo, fornecemos suporte na identificação de possíveis estratégias para entrar no mercado. Somente nesse momento é que realmente abordamos o acesso ao mercado.

Quem inicia um processo de internacionalização visando apenas as vendas acaba cometendo muitos erros. Essa formação mudará sua forma de abordagem e, com certeza, criará diferenciais para a expansão da sua empresa, não apenas fora do Brasil, mas também em outras regiões do nosso próprio país.

ATLANTIC HUB E NOVA SBE, A UNIÃO DE DOIS GRANDES PARCEIROS

Desde o início da nossa jornada em Portugal, internacionalizando empresas, a NOVA sempre esteve ao nosso lado como parceira de primeira grandeza. Ao longo dos anos, essa parceria amadureceu e percebemos que poderíamos alçar voos mais altos.

O programa que está chegando até você este ano é resultado desse amadurecimento e da convicção de que juntos somos mais fortes. A NOVA SBE e o Atlantic Hub criaram o primeiro programa de internacionalização feito por dois países para o Brasil.

Você não pode ficar de fora. Junte-se a nós e faça parte dessa jornada. Para aqueles que também desejam saber mais sobre como atuamos na internacionalização, leia a seguir nosso programa de acesso ao mercado.

CONHEÇA NOSSO PROGRAMA DE ACESSO AO MERCADO

A Atlantic Hub desenvolveu processos e jornadas que podem ajudá-lo a criar seu mercado em Portugal. Convido você a conhecer melhor como podemos ajudá-lo.

O primeiro passo é estudar seu produto ou serviço em Portugal. Para isso, você precisa conhecer nosso estudo de mercado, o Market Fit.

O segundo passo é agendar um momento conosco para discutirmos as melhores estratégias para você acessar o mercado.

Comece hoje mesmo a estudar seu mercado conosco e inicie corretamente essa nova fase da sua empresa e da sua vida.

Tenha a certeza de que você está com quem conhece a Europa e estabeleceu bases sólidas em Portugal. Nossa equipe terá o maior prazer em ajudá-lo nesse processo.

Um forte abraço e deixe seu comentário para nós.

Leia também: OS 10 ERROS MAIS COMUNS EM UM PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

SOBRE O AUTOR

BENÍCIO FILHO

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Black Beans e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.