RESOLVEDORES DE PROBLEMAS, O BRASIL PRECISA DE VOCÊS!!!

Sou muito grato por trabalhar com empreendedorismo no Brasil. Como vocês já sabem, minha carreira como empresário de tecnologia a 21 anos na Ravel e mais recentemente na agencia Incandescente, tem permitido a possibilidade de desempenhar novos desafios empreendedores.

A alguns anos, tomei a decisão de novamente retomar a dinâmica de construir empresas. Dois caminhos comecei a desenhar, mentorar e investir em negócios inovadores ou seja startups.

No site https://www.atlantichub.com/capital/ você pode conhecer um pouco destas atividades. Outro caminho não menos prazeroso e totalmente sinérgico dentro de tudo que tenho feito são as palestras, aulas, workshops e tudo mais que faço Brasil a fora. (Para saber mais sobre este universo, acesse www.palestraseconteudo.com.br).

Você deve estar se perguntando, afinal o que tudo isso tem a ver como o tema deste artigo. Pois bem caro amigo leitor absolutamente tudo. Como tenho hoje a possibilidade de viajar o Brasil palestrando ou envolvido nas aulas e workshops que ministro, vejo na pratica como o Brasil está formando uma nova onda de revolvedores de problemas. Quero contar a vocês apenas algumas experiências que tive neste último mês.

AS MELHORES OPORTUNIDADES DO BRASIL ESTÃO FORA DOS GRANDES EIXOS

Estive em Porto Alegre, palestrando para uma grande empresa do setor financeiro e conhecendo startups inseridas em programas de aceleração desta companhia. Em apenas seis meses de seleção, esta empresa conseguiu iniciar um processo de inovação completamente novo apartir de duas startups selecionadas pelo programa.

Anos de trabalho interno sem muita novidade tiveram suas bases desmontadas por duas startups que sabem como criar oportunidades apartir de problemas, construindo soluções rentáveis e acima de tudo, resolvendo problemas.

De Porto Alegre, voei para Sergipe. Neste que é o menor estado do Brasil, grande foi a minha surpresa ao ver o ecossistema regional se organizando, crescendo e fortalecendo-se. Minha viajem se deu justamente com o objetivo de ajudar estas startups a desenvolverem o que chamamos de olhar inconformado para um problema.

CRUZANDO O BRASIL E MERGULHANDO EM ECOSSISTEMAS

Chega de dizer que sempre foi assim! Queremos novas empresas desenvolvendo novos produtos, novos serviços realmente, encantando seus clientes. Precisamos ver empresas levando valor e experiências e não mais produtos. Vendendo emoções não apenas serviços. Sergipe, está forte neste proposito. Com certeza, veremos boas startups nascendo por lá.

Saindo de Sergipe, passando antes por São Paulo, voei novamente. Desta vez para Roraima. Simplesmente incrível a sensação de estar no coração da Floresta Amazônica ensinando startups a desenvolverem soluções que realmente valem a pena. O que mais me chamou a atenção das diversas startups que conheci foi a mentalidade de ter soluções que respeitem o equilíbrio ecológico local.

Startups de serviço, agronegócio ou tecnológicas. Todas com bom grau de inovação e sensíveis as regionalidades. Uma das startups, tem uma incrível solução desenvolvida por uma empresa local para atender o setor de turismo. Como a internet em Roraima tem fortes variações, eles desenvolveram um equipamento que sem a necessidade de internet, controla a venda de passeis turísticos na ponta das agências.

Sabe aquele guia local que vende um passeio para você lá na ponta do hotel? Então, eles construíram uma solução para estes guias poderem vender estes passeios mesmo estando no meio da floresta sem acesso a nada. Simplesmente incrível!

GRATIDÃO POR TODAS AS OPORTUNIDADES QUE A VIDA ME PROPORCIONA

Como sou grato a vida por poder ensinar o que mais amo e ao mesmo tempo ajudar o Brasil que dá certo ser cada vez maior e mais forte! Precisamos de muitos revolvedores de problemas como estes que apresentei nas três regiões do Brasil que estive neste último mês. Meu desejo é que eles se multipliquem aos mil.

Grande abraço leitor, que você se inspire nos exemplos acima e também se torne um revolvedor de problemas.

Caso queira compartilhar comigo alguma história incrível de empreendedores que resolvem problemas reais, pode enviar sua história para mim no email, benicio@beniciofilho.com.br

Para conhecer mais a empresa de Roraima acesse, www.ticketphone.com.br

Sobre o autor,

Benício Filho.

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela UNIFESP em Neurologia Oftalmológica na área de Empreendedorismo e pós graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 300 eventos (número atualizado em dezembro de 2019). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul) bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.

Share This