POR QUE A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PODE TRAZER MAIS QUALIDADE AO AMBIENTE DE TRABALHO

A internet nos propiciou a entrada em um universo quase que infinito. Por outro lado, as estruturas de serviços e armazenamento das informações e arquivos facilitaram nosso acesso a dados e a sua organização, por isso a importância da segurança da informação.

Tudo isso foi um inegável avanço para o mundo dos negócios. Sejam os escritórios, as indústrias ou mesmo os pequenos varejos, todos se beneficiam das vantagens do avanço da tecnologia. O volume de informações geradas pela humanidade dobra em pouco mais de três anos e o que vivemos hoje chega a ser uma inundação de dados.

NOSSA PERCEPÇÃO SOBRE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Há anos, nossa atuação no mercado de tecnologia nos propiciou acompanhar esses avanços e, ao mesmo tempo, perceber como essa evolução em alguns casos desequilibrou os ambientes de trabalho, gerando insegurança ou mesmo vulnerabilidade.

Se você parar um minuto e fizer uma rápida busca em sua memória irá lembrar de pelo menos dois ou três casos em que informações vazadas por diferentes tecnologias causaram danos enormes a empresas, pessoas ou organizações. Recentemente, até o Juiz Sergio Moro teve seus dados de conversas vazadas após ter sido hackeado em um aplicativo de mensagens.

Nos ambientes de trabalho, as empresas pouco se preocupam com segurança da informação. Bem, quando falamos nesse assunto, nos referimos a um conjunto de ações que levam uma estrutura a oferecer condições básicas para que seja possível, neste ambiente, a execução dos trabalhos sem que estejamos vulneráveis em demasia a ações nocivas.

O interessante é que não estou falando apenas de normas técnicas. Em inúmeros casos, segurança da informação está diretamente relacionada a um conjunto de comportamentos que podem colocar em risco toda a estrutura da corporação ou ainda você mesmo, como pessoa física.

Leia mais: Como um processo de inovação pode elevar as chances da sua empresa na Europa

MITOS SOBRE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Outro ponto interessante é combater a falácia que segurança da informação está relacionada à restrição de acesso ou ainda a punições. Ambientes e empresas onde o assunto é levado a sério, cria-se, na verdade, maior conforto e, por consequência, a melhoria da qualidade no ambiente de trabalho.

Como disse acima, ao longo dos últimos anos, nos dá Ravel percebemos que o avanço das tecnologias e o acesso a elas não foram acompanhados pelas empresas na construção de ambientes seguros ou com condições de propiciar normas e regras para o acesso a dados ou ao conteúdo na internet.

Podemos encontrar ambientes onde todo o acesso à informação se dá através da conexão com a internet e, dessa forma, a escolha certa da solução em nuvem, link e firewall pode garantir uma boa segurança da informação. Recai aqui também, nesse ambiente, a importância de analisar e implementar uma boa solução de backup que ofereça as condições para garantir a segurança dos dados.

Em um outro ambiente onde a estrutura interna é a fornecedora e centralizadora dos dados, precisamos ter cuidados especiais com o acesso à internet, entrada de dados por portas distintas, sejam elas USB, Storages etc. Nesse cenário, a segurança deve ser a base da construção do servidor, assim como das permissões de acesso a dados estruturais, implementadas e gerenciadas por uma agenda de tecnologia.

COMO GARANTIR SEGURANÇA?

A segurança da informação nos diversos ambientes pode ser o ponto de segurança com a maior fragilidade das estruturas de tecnologia. Ano a ano, percebemos o crescimento da utilização das ferramentas de tecnologia, porém ainda engatinhamos na devida atenção ao tema.

Pode parecer complexo, mas posso garantir a você, empresário, que tal assunto é mais simples do que parece. Desenvolvemos uma forma de analisar sua estrutura interna e validá-la segundo conceitos de mercado e normatizados de segurança.

O mais importante desse trabalho é que melhoramos substancialmente os ambientes ao fornecermos melhores condições de segurança da informação. Um checklist dos pontos, a implementação de algumas ferramentas de monitoramento e ainda a correção das falhas, além da estruturação de um backup podem ser o início da implementação dessas medidas em sua companhia.

Desenvolvemos também uma boa tecnologia de monitoramento que auxilia e minimiza as possibilidades de que vulnerabilidades venham a colocar em risco sua estrutura ou ocasionar a parada de equipamentos essenciais para a sua empresa.

Mais de 500 companhias fazem parte do nosso quadro de clientes que acreditam na segurança da informação como estratégia de crescimento dos seus negócios e como ferramenta de qualidade para os colaboradores.

Agende uma visita com a nossa área comercial e faça um checklist da sua estrutura. Conte com a Ravel para começar a trilhar esse caminho.

SOBRE O AUTOR

Benício Filho

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.

Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio-fundador da Agência Incandescente, sócio-fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).

Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.

Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.