APRENDENDO COM O SPOTIFY

Confesse que de nerd e louco todo mundo tem um pouco. Minha paixão pelo Spotify nasceu pouco depois da sua criação em 2008. Assino a plataforma desde quando ela chegou no Brasil em 2014.

Mas nem somente de música vive o seguidor do Spotify. Uma boa forma de aproveitar a plataforma são seus conteúdos de educação, os chamados Podcasts.

Sou um fã inveterado deste tipo de conteúdo. Amo os mais diversos assuntos, de Filosofia às notícias do dia a dia.

Gostaria de apresentar a você neste artigo, um pouco da história desta incrível ferramenta da tecnologia e compartilhar com uma lista que construí com muito carinho dos principais canais de educação que valem a pena você curtir.

Claro que é bem coisa de nerd ficar ouvindo e aprendendo com o Spotify, mas como disse no início deste material, de nerd e louco todo mundo tem um pouco.

SPOTIFY: DA SUÉCIA PARA O MUNDO

O Spotify foi lançado oficialmente em 2008, na Suécia. Criada por Daniel Ek e Martin Lorentzon, a empresa assinou, apenas um ano depois de seu lançamento, acordos com a Universal Music, Sony BMG, EMI Music e Warner Music Group.

Hoje, o aplicativo é o principal serviço de streaming de música do mundo. O Spotify é um serviço digital que dá acesso instantâneo a milhões de músicas, podcasts, vídeos e outros conteúdos de criadores no mundo todo.

As funções básicas são gratuitas, como ouvir músicas, mas você também pode fazer upgrade para o Spotify Premium.

Antes do Spotify, o Napster, lançado no fim dos anos 1990 como uma rede de compartilhamento de arquivos, popularizou a pirataria de músicas pela internet, possibilitando o download gratuito de arquivos em formato MP3.

Com sua proibição pelos crimes que cometia, mas grande inovação no modelo de compartilhamento de músicas abriu caminho para anos depois surgir o Spotify.

O valor mensal da plataforma é de apenas um pequeno valor mensal, gera hoje a maior fonte de rede a artistas, cantores e produtores de conteúdo ao redor do mundo.

A revolução deste mercado proporcionada pelo streaming é uma das faces do que chamamos de nova economia.

Sendo feita esta breve reflexão histórica, quero compartilhar com você dez podcasts imperdíveis!

Ouça, curta e comente o que achou de cada um deles.

Boa escuta para ti!

OS 10 MELHORES PODCASTS DO BRASIL PARA AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS

NERD CAST

Nerdcast é um podcast brasileiro fundado em 2006, parte do blog Jovem Nerd. É apresentado por Alexandre “Jovem Nerd” Ottoni e Deive Azaghal Pazos. Está no meio dos Podcasts de maior audiência no Brasil. Em 2019, alcançou a marca de 1 bilhão de downloads.

CANALTECH

O Canaltech Podcast é o seu diário de tecnologia. Em poucos minutos, fique por dentro das principais notícias desse universo. Mercado de TI, jogos, curiosidades, dicas e comentários sobre tudo aquilo que as pessoas conectadas precisam saber.

NERD SHOW

Nerd Show aborda, habitualmente, temas nostálgicos dos anos 80 e 90, como: jogos, desenhos, curiosidades e histórias que fizeram sucesso. Nerd Show, que conta com mais de 1,2 milhão de inscritos traz com diversão e inteligência muito conhecimento geek.

NERD CURSOS

Esse podcast trabalha diversos temas, desde Literatura até Ecologia. No entanto, a disciplina base do “Nerd Cursos” é a Biologia. Você pode ouvir sobre biomas brasileiros, como a Caatinga, mas também aprender sobre a geografia e a história do local.

ESCRIBA CAFÉ

Escriba Café é mais que um podcast é uma experiência. Cada programa apresenta um show de produção, com sonoplastia criativa e imbatível, e uma apresentação impecável, além de ser produto de uma pesquisa detalhada.

Os temas são sempre sobre mistérios da humanidade, história do Brasil e do mundo e curiosidades. Experimente ouvir os episódios sobre a Segunda Guerra Mundial e entenda como esse podcast consegue capturar a sua atenção.

POLITIZE

Politize” é uma das maiores plataformas de educação política do Brasil e conta com um podcast que debate e ensina os ouvintes sobre política de forma divertida e objetiva. Os criadores têm como missão formar cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia.

Os programas apresentam variados temas da política brasileira e mundial. A linguagem utilizada é didática, fácil e concisa.

XADREZ VERBAL

Esse podcast fala sobre o cenário político nacional e internacional, atualidades e história, mas não apenas de forma informativa. Os episódios abordam o que acontece no mundo de maneira crítica; por isso, são mais aprofundados, além de recapitular fatos históricos. Em um mesmo programa, você pode ouvir sobre a América Latina, a Europa e o Irã, por exemplo.

A publicação é semanal, e vale a pena prestar bastante atenção nos dados estatísticos e históricos. Eles podem auxiliar muito na hora de passar credibilidade nos argumentos da redação.

APRENDA INGLÊS COM MÚSICA

O “Aprenda inglês com música” apresenta um conteúdo mais focado nos estudantes que estão entre o nível iniciante e o intermediário. Durante os episódios, a professora Milena escolhe uma música e faz um trabalho de tradução da letra.

Além de explicar para os ouvintes o que está sendo dito na canção, ela também faz diversos comentários sobre a estrutura, o vocabulário e a pronúncia. Os podcasts são curtos, com duração média de 20 minutos.

Leia também: O SORRISO DE MONALISA

CAFÉ DA MANHÃ

Estudar à noite é uma realidade na sua vida? Então, comece o dia bem-informado com o “Café da Manhã”. O programa é atualizado diariamente e é uma parceria entre a Folha de S.Paulo e o Spotify.

Apresentado por Magê Flores e Rodrigo Vizeu, o podcast discute as notícias mais importantes do dia com alguns programas especiais sobre assuntos específicos. Ele nunca deixa de transmitir as principais informações para o seu dia começar com muito conhecimento antes de você terminar o seu café da manhã.

RESUMOCAST

O ResumoCast é uma nação de leitores, empreendedores e pessoas que têm o desejo de se tornarem melhores através dos grandes livros de empreendedorismo. Eles resumem e debatem semanalmente os melhores livros de negócios, e você pode escutar quando quiser no Spotify, iTunes, YouTube, entre outros canais.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário como também sua dica de conhecimento através do mundo dos podcasts.

SOBRE O AUTOR

Benício Filho

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.

Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio-fundador da Agência Incandescente, sócio-fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).

Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.

Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.

Share This