OS PILARES DE SUCESSO PARA EMPREENDER EM PORTUGAL – PRIMEIRO PILAR TENDÊNCIA

O dicionário é muito claro quando perguntado sobre a definição da palavra tendência, “Propensão que orienta alguém a fazer ou realizar determinada coisa; vocação: ela tinha tendência para música”.

A tendência é uma inclinação ou preferência por determinadas coisas ou a fazer determinadas coisas. Por exemplo: “O Lionel Messi é um grande jogador apesar da sua tendência em usar o lado esquerdo, o que permite prever os seus movimentos”, “A tendência inflacionista dos preços preocupa os economistas”, “A duas horas do fechamento dos comícios, não há uma tendência clara que permita vislumbrar um vencedor”.

Fica mais fácil entender a tendência quando analisamos os exemplos citados. Mas quando entramos no universo dos negócios compreender uma tendência pode ser a lógica entre o sucesso de determinada ação ou seu fracasso.

Um produto ou serviço é tendência quando ele tem uma lógica de consumo estável ou em ganho de escala, mas mostrando um histórico que apoie esta demanda.

Quando analisamos alguns produtos em segmentos muito estruturados como café, chocolate, cereais e vinho podemos estabelecer determinadas ações que nos apoiem para a definição de uma eventual ação.

Mas como fazer isso em segmentos sem um histórico estabelecido ou ainda um mercado completamente novo?

Sendo este o ponto mais desafiador quando falamos de tendências, justamente por que estamos falando dos pilares de sucesso para um processo de internacionalização é que quero aprofundar o que podemos definir como tendência sendo ela um dos principais pontos de atenção uma vez que nem tudo que é tendência do Brasil pode ser levado para outros países.

Convido você a percorrer comigo esse importante pilar dos sete pilares de sucesso em um processo de internacionalização.

TENDÊNCIA E COMPORTAMENTO

Quando observamos o que é comportamento, podemos defini-lo como o conjunto de reações de um sistema dinâmico face às interações e renovação propiciadas pelo meio onde está envolvido.

Como exemplos de comportamentos podemos citar o social, humano, informacional (o que o indivíduo faz com relação à informação), animal etc.

Mas gosto de compreender comportamento, quando tratamos de individualidades, podemos assim definir o comportamento como o conjunto de reações e atitudes de um indivíduo ou grupo de indivíduos em face do meio social.

Ou ainda avançar em um esforço de análise partindo da teoria de sistemas. Desta maneira, comportamento é a resposta observável de um estímulo. Nos animais, por exemplo, envolve essencialmente instintos e hábitos aprendidos.

O ser humano está sempre recebendo estímulos do ambiente em que vive e interage: seu comportamento, ou seja, suas respostas a esses estímulos, variam muito de acordo com cada pessoa.

O que estabelece determinada cadeia de consumo é um conjunto de pessoas que se percebem com o mesmo comportamento. Um determinado produto, por exemplo, acaba sendo aderente a um grupo quando é percebido como algo que agrega valor a ele.

Um interessante livro do autor americano Malcolm Gladwell, traz importantes insights sobre o comportamento de massa a partir de pontos de transformação, o que ele chama de “ponto da virada”. A obra inclusive leva este mesmo nome.

Em sua abordagem, determinados comportamentos humanos podem ser considerados comportamentos baseados na lógica dos vírus. Podemos uma vez entender essa lógica criar grandes movimentos de consumo compreendendo por que as pessoas consomem.

Sobre isso inclusive, quero apontar a você alguns comportamentos que não mais podem ser ignorados quando se trata de entrar em um mercado com um produto ou serviço.

O que saliento é que embora este pilar esteja em um material sobre internacionalização, você pode levar ele em consideração para qualquer ação de entrada em qualquer mercado, inclusive entre estados no Brasil. 

Vejamos a seguir algumas tendências do mercado que refletem mudanças comportamentais nos seres humanos.  Tais tendências, você não pode jamais ignorar em sua estratégia de entrada no mercado.

TENDÊNCIA A PRODUTOS E SERVIÇOS SUSTENTÁVEIS

O interesse dos consumidores vai além do produto. Eles estão à procura da sustentabilidade na indústria e nos serviços como um todo. É importante entender que hoje o consumidor é mais responsável.

Os consumidores estão cada vez mais despertos para o impacto ambiental causado pela produção alimentar, roupas, produtos de uso do dia a dia e alguns tópicos em especial, como a poluição derivada de plantios, a quantidade de energia usada nas produções, a preferência por materiais recicláveis ou por aqueles que utilizam recursos renováveis.

TENDÊNCIA AO ZERO PLÁSTICO

A preocupação crescente que os consumidores demonstram em reduzir a utilização de plástico no seu quotidiano, em prol do ambiente, tem levado a que as empresas tomem certas medidas preventivas na utilização deste material.

A utilização de produtos 100% recicláveis ou reutilizáveis é o objetivo de muitas empresas. As alternativas bio, como a utilização de copos descartáveis de papel, talheres de madeira descartável ou até fitas adesivas mais ecológicas, são medidas amigas do ambiente que muitos estabelecimentos comerciais, empresas e indústrias já implementaram.

TENDÊNCIA AO NOMADISMO DIGITAL

Devido ao aumento do trabalho remoto, vai ser promovido cada vez mais o Nomadismo digital. Para o mercado de TI no mundo, assim como em outras profissões onde este modelo é possível, percebemos um aumento significativo do número de pessoas trabalhando neste modelo.

Dados da ONU apontam para um contingente que representa a quinta maior população do mundo. Pessoas que trabalham em outros países e moram em diferentes nações que trabalham ou nasceram.

Um exemplo de programa português interessante nesta linha é o TechVisa é uma opção muito viável para esta realidade, uma vez que permite que quadros altamente qualificados, estrangeiros à União Europeia, possam aceder a empregos variados pelas empresas portuguesas de forma simplificada.

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TENDÊNCIA AO TRABALHO REMOTO

Devido à escassez de profissionais de TI em todo mundo, aumentos salariais já não são suficientes para reter um profissional, pelo que a rotatividade neste setor tenderá a aumentar no futuro.

Neste sentido, a retenção de talento acaba por ser o maior desafio, é o fator com maior complexidade para as empresas, pois terão de oferecer outras variáveis para ir de encontro às expectativas deste tipo de perfis.

Para além do salário, estes profissionais procuram, cada vez mais, ambientes de trabalho informais, localizações dentro da sua rede de transportes, flexibilidade horária e, até a possibilidade de trabalhar remotamente.

Regista-se, devido à pandemia e às tendências de worklife balance, uma mudança estrutural do sistema de trabalho presencial para o home office. É importante mencionar que esta transição significa, em parte, menos gastos com estações fixas de trabalho e mais investimento em estrutura de TI, permitindo o trabalho remoto.

A grande maioria dos colaboradores valoriza a possibilidade de trabalho remoto pelo que o mercado terá de se preparar para atender essa necessidade. Para além disso, com a falta de mão de obra nesta área e a comprovação do modelo de home office, abrem-se portas para o trabalho remoto internacional, de forma a mitigar as necessidades de cada empresa e dos colaboradores.

TENDÊNCIA AO DESENVOLVIMENTO DE SOFT SKILLS

Um relatório do Fórum Econômico Mundial refere que entre as habilidades mais necessárias para as empresas estão a resolução de problemas complexos, o pensamento crítico e a criatividade.

Deste modo, as formações livres para o desenvolvimento de novas habilidades estão dentre as mais procuradas formas de adquirir novos conhecimentos

Esta tendência é particularmente notória em educação superior e em formações especializadas, que os profissionais têm ao longo da vida.

TENDÊNCIA A GREEN IT

Green IT consiste num conjunto de práticas que procura utilizar recursos da computação de forma limpa e eficiente. Dessa forma, esta prática compreende tanto o descarte de lixo eletrônico, quanto o planejamento do layout da empresa.

O objetivo é criar uma mentalidade nas organizações, ou seja, consciencializar os colaboradores e os empresários sobre os impactos que a tecnologia gera na natureza e como estes podem ser reduzidos, levando a que as empresas procurem novas soluções nesse sentido.

Empresas interessadas em implementar a Green IT devem seguir passos mais sustentáveis e procurar certificações na área da sustentabilidade tecnológica, para obterem mais credibilidade junto de clientes nacionais e internacionais.

Alguns exemplos:

  • Otimizar sistemas de fornecimento de energia dos Data Centers e melhorar a eficiência dos sistemas de refrigeração;
  • Investir no uso da Cloud;
  • Virtualizar softwares e serviços;
  • Utilizar o acesso remoto;
  • Implementar a utilização de SaaS;
  • Fazer backups na Cloud.

A implementação de Green IT nas empresas é uma forma de estas se tornarem mais verdes, enquanto poupam recursos.

TENDÊNCIA AO MARKETING DIGITAL

As redes sociais estão cada vez mais presentes. Atualmente, empresas dos mais diferentes setores apostam nestes canais de comunicação para divulgação das suas marcas e produtos, e as indústrias de brindes e caricaturas não são exceção.

Para além de elevado impacto, as redes sociais permitem dar a conhecer as marcas, de forma menos dispendiosa do que meios de comunicação tradicionais, como é o caso da TV ou de jornais e revistas.

Uma tendência que tem tido cada vez mais adeptos é o influencer marketing, que consiste na divulgação de determinada marca ou produto por um influenciador, uma personalidade conhecida e reputada do público-alvo.

Esta estratégia está presente sobretudo nas redes sociais e tem impactos diretos ao nível da awareness da marca, da decisão de compra e da relação do cliente com a marca ou com o produto.

TENDÊNCIA AO USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

AI ou Inteligência Artificial, é mais uma tecnologia que tem vindo a ganhar tração dentro do mercado empresarial por diversas razões, entre estas trabalhar um grande volume de dados.

Implementação de AI de forma massiva está a ser feita em busca da personalização do atendimento e também está a ser aplicada ao conhecimento das tendências do novo consumidor.

MODISMO NÃO É TENDÊNCIA

As tendências apresentadas acima não representam de forma nenhuma a totalidade dos movimentos de transformação pelos quais os consumidores estão passando.

Elas representam, sim, comportamentos que não podem mais ser ignorados. Tendência não é modismo e nenhum dos pontos expostos acima irá mudar ao longo dos próximos anos.

Cuidado com modismos que representam um ou outro consumidor ou sucesso momentâneo. Crescimentos baseados nestes movimentos podem ter os chamados voos de galinha.

DADOS PARA DEFINIÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA

Jamais acredite em achismo quando se trata em internacionalização. Dados são dados, devemos confiar em evidências, não em meras especulações.

Um bom começo é fazer um estudo de adesão de mercado. Chamamos ele de Market Fit. Comece hoje mesmo estudando seu mercado conosco e começamos corretamente esta nova fase da sua empresa e da sua vida.

Dúvidas sempre existem. Marque um momento comigo e vamos juntos conversar para alinhar os próximos passos.

AUTOR:

BENÍCIO FILHO

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.

Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).

Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.

Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.