TERMÔMETRO DE MATURIDADE PARA INTERNACIONALIZAÇÃO: O QUE É ISSO?

Quando uma empresa define que a internacionalização está no seu radar de expansão, algumas luzes devem ser acesas. Algumas perguntas surgem no horizonte. Ao longo dos anos, muitas delas respondemos em nosso blog.

A questão, porém, é que a cada dia percebo que existe uma maturidade necessária para que uma empresa saia do estágio inicial, em que ela apenas opera em um país, e inicie efetivamente uma operação internacional.

Exportar é muito diferente de internacionalizar. Uma operação internacional pode começar com um movimento de exportação. Mas como desenvolver uma área internacional em que exista validação de um produto ou serviço e uma área de acesso ao mercado?

Nosso core é a internacionalização para o mundo a partir de Portugal. Essa é nossa tese e é sobre este modelo que quero refletir com você sobre o quanto compreender esta jornada está diretamente ligado à maturidade da sua empresa quanto à internacionalização.

Como já disse, internacionalizar não é exportar. Desta maneira, leia os pontos a seguir e reflita o quanto eles são claros para você enquanto conhecimento vivido.

Ser ou não maduro ao tema da internacionalização está relacionado com o entendimento dos desafios, grau de prioridade desta ação e o quanto de recursos estão sendo direcionados para esta nova área.

Venha comigo e vamos juntos explorar as possibilidades de internacionalizar.

QUAL O SEU CONHECIMENTO SOBRE PORTUGAL?

Portugal é nossa tese de internacionalização. Será sobre ele, portanto, que iremos falar neste momento. Acreditamos que um pouso estruturado em Portugal e uma operação faturando neste país abrem os horizontes para os próximos países.

Os desdobramentos para a Europa acabam sendo naturais, mas não fáceis. Cada país tem seu contexto e o que funciona para um pode não funcionar para outro. Estar presente em Portugal abre portas, mas, para não fechá-las, é necessário saber onde se pisa.

Uma pergunta que faço sempre aos clientes que iniciam este processo conosco, e na maioria das vezes estão no estágio (1), que é o estudo de mercado, é se eles efetivamente já estiveram fora do país e quais países conhecem.

Pergunto também, se a resposta for sim, se já estiveram em Portugal, quais cidades visitaram e se de alguma maneira o projeto de internacionalização está ligado a algum projeto pessoal. É muito comum existir um plano de morar em Portugal, mas nem sempre o modelo de negócios existente hoje no Brasil se sustenta em Portugal.

Não é verdade que um desejo pessoal de morar em Portugal encontre sinergia com o modelo empresarial construído no Brasil. Quando a sinergia ocorre, isso é fantástico, mas nem sempre é uma realidade. Dentro da escala de maturidade para a internacionalização, conhecer Portugal e a Europa tem um peso bastante relevante.

É evidente que conhecer como turista é muito diferente de empreender. Mas perceber, mesmo que como turista, as diferenças culturais já ajuda na visão futura de entendimento de acesso ao mercado. Se você quer internacionalizar, mas ainda não conhece Portugal, o que acha de agendar sua próxima viagem para lá?

UM PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO É PRIORIDADE DENTRO DA SUA EMPRESA?

Quanto tempo está reservado para este projeto? Você, enquanto liderança da empresa, estará diretamente ligado ao grupo de trabalho de internacionalização?

Em nossa história, os melhores projetos tiveram a alta direção da empresa diretamente ligada aos desdobramentos das ações. Seja nas reuniões de trabalho semanais, seja na liderança do time de internacionalização.

O sucesso deste projeto está diretamente ligado à dedicação de tempo seu ao projeto. Costumo dizer que jamais um grupo de trabalho em internacionalização deve ter apenas uma pessoa como ponto focal. Os melhores times têm pelo menos duas pessoas, inclusive de áreas completamente diferentes, trabalhando dia a dia e lado a lado.

Outro quesito é o envolvimento de líderes de outras áreas. É comum precisarmos envolver times de marketing, vendas, financeiro ou ainda de produtos em reuniões de trabalho. Em uma internacionalização, quase toda a empresa acaba se envolvendo de maneiras diferentes.

O segundo ponto mais alto desta escala de maturidade é sua dedicação. Pare, analise e responda o quanto de tempo você pessoalmente irá se envolver neste projeto.

VOCÊ RESERVOU RECURSOS FINANCEIROS PARA ESTE PROJETO?

Não existe dinheiro na mesa para que você dê o primeiro passo para levar sua empresa para Portugal. Quem deverá fazer os investimentos iniciais é a empresa interessada. Incentivos propagados por empresas de consultoria e jurídicas sobre o Portugal 2030, por exemplo, anunciam recursos milionários, porém, eles não existem para quem não cumpre dois requisitos básicos. São eles:

  • Estar instalado e com faturamento em Portugal há pelo menos dois anos;
  • Ter mais de um funcionário em regime de seguridade social cadastrado em sua empresa.

Quando falamos em um projeto completo de internacionalização, começando com um respeitado estudo de mercado e das fases seguintes, não estamos falando de menos de 20 mil euros de investimento no projeto.

Pense que você irá começar uma operação do zero e, para isso, precisará fazer investimentos. Estes são os três principais pontos quando a questão é internacionalizar e a maturidade necessária para isso.

Em cada um dos três tópicos, imagine que a nota máxima de cada item é três (3), sendo que a soma dos três itens dará no máximo nove (9). Qual seria sua nota?

Bem, gostou do artigo? Veja a seguir como dar o primeiro passo. Marque um momento conosco e deixe seu comentário. Teremos o maior prazer em interagir com você.

VAMOS COMEÇAR SUA INTERNACIONALIZAÇÃO?

A Atlantic Hub, partindo das necessidades dos seus clientes, criou processos e jornadas que podem contribuir de forma essencial para ajudá-lo a criar o seu mercado em Portugal. Eu convido você a conhecer melhor como podemos ajudá-lo.

Seu primeiro passo é estudar seu produto ou serviço em Portugal. Para isso, você precisa conhecer o nosso estudo de mercado MarketFit. É importante compreender que, tendo o MarketFit um cenário favorável quanto à oportunidade de negócio em Portugal, você deveria seguir para o nosso próximo passo.

O segundo passo é conhecer com mais detalhes nosso programa Scale Out. No artigo “Programa Scale Out”, aprofundo esta jornada e crio os pilares para você iniciar sua internacionalização para a Europa. Conexões com leads reais, desenho da proposta comercial e acompanhamento de campo. Comece hoje mesmo estudando seu mercado conosco para começarmos corretamente esta nova fase da sua empresa e da sua vida.

O passo seguinte é marcar um momento conosco e conversarmos sobre as melhores estratégias para você, sua empresa e sua família.

Tenha certeza de que você está com quem conhece a Europa e construiu bases sólidas em Portugal. Nosso time terá o maior prazer em ajudá-lo neste processo.

Forte abraço e deixe seu comentário para nós.

Leia também: COMO ADAPTAR A ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO AO AMBIENTE DE NEGÓCIOS GLOBAL

SOBRE O AUTOR

BENÍCIO FILHO

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Incandescente e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis, ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.