WEB SUMMIT 2023: UMA MISSÃO DE INOVAÇÃO E NETWORKING COM A ATLANTIC HUB

Missões empresariais têm a capacidade de transformar relações. Chegamos à sétima missão da Atlantic Hub apenas para o Web Summit. Quando somadas, já realizamos mais de 30 missões empresariais para Portugal.

Os números impressionam:

+30 missões empresariais

+1500 empresários e empresárias participando das missões

+Representantes de todos os estados do Brasil já estiveram conosco em missões.

Se, por um lado, os números realmente são gigantes, o volume de negócios gerados é exponencial. Complexo de mensurar mas evidente de perceber. Este, inclusive, é um dos depoimentos que mais ocorrem relatados pelos participantes das missões.

Provavelmente, este relato de um dos participantes da última missão Web Summit sintetiza o que escrevo neste artigo sobre o poder de transformação de uma missão,

“Os momentos que passei com vocês em Portugal foram maravilhosos, com certeza realizamos conexões que vão muito além de comerciais e vão ficar para a vida. Mesmo se tivesse contratado um escritor para fazer um roteiro, a minha passagem por Portugal seria tão boa quanto foi. E isso claro se deve à organizadora Atlantic Hub que nos reuniu em uma missão, mas também a todos vocês que foram sensacionais e proporcionaram muito conhecimento, boas histórias e conversas intermináveis.”

Este relato quente, como se costuma dizer no jornalismo, traz à tona o sentimento de gratidão e ao mesmo tempo transformação. Ele foi escrito por um empresário de tecnologia do Rio Grande do Sul.

Missões empresariais transformam pessoas para o restante da vida. Você deveria participar de uma para que essas experiências também sejam importantes para você.

Nossa missão Web Summit 2023 teve momentos altos nas agendas cuidadosamente construídas por nós e pela participação do grupo no Web Summit.

AGENDAS DE NEGÓCIOS E MUITAS OPORTUNIDADES

Começamos nossa missão mergulhando em inovação com quem sabe o que é transformação na prática.

Em nossa visita à Nova SBE de Carcavelos, estivemos com especialistas aprendendo como as mudanças tecnológicas impactam nossos negócios e podem criar ondas de transformação ou de perda sensível de mercado.

Neste momento, logo no primeiro dia de missão, todos os participantes conseguiram se apresentar em uma dinâmica conduzida pelo time da organização tendo nosso fechamento no rooftop da própria universidade.

No segundo dia, nossa casa foi a EDP. Conhecer exatamente tudo que a EDP tem feito em Portugal e no Brasil cria conexões e abre, sem dúvida nenhuma, muitas oportunidades aos integrantes da missão.

Com interações com os times da Portugal Ventures, AICEP, SRS e ainda com uma visita à Fintech House, chegamos ao ápice de conhecimento sendo este apenas o segundo dia.

O fechamento não poderia ser diferente. Uma visita ao hub do Beato consolidando o projeto de Portugal como uma nação de startups.

NOS DIAS DE WEB SUMMIT, O TEMA DOMINANTE FOI A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Com palestras, demodays de startups e plenárias, os três dias em que os participantes estiveram no Web Summit foram marcados pelo tema da Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning.

A IA tem sido uma tendência consistente, não apenas na automação de tarefas, mas também na personalização de experiências para os usuários. A integração da IA em diversos setores, desde assistentes virtuais até carros autônomos e diagnósticos médicos, continua a evoluir. Machine Learning é uma parte crucial disso, permitindo que os sistemas aprendam e se adaptem com base em dados.

Se essa é a temática atual do mundo quando falamos sobre tecnologia, entender como deixamos de olhar essas tendências e passamos a usá-las é essencial.

Alguns temas relevantes que os aprendizados do Web Summit sobre a IA devem ecoar durante o ano de 2024 em todo o planeta.

São eles:

Privacidade e Segurança de Dados

Com o aumento das violações de dados e preocupações com a privacidade, há uma crescente necessidade de regulamentações mais rígidas e abordagens proativas para proteger informações pessoais. O debate se estende desde questões éticas até soluções tecnológicas para garantir a segurança dos dados.

Tecnologias Emergentes

A cada ano, novas tecnologias emergem e ganham destaque. A Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) estão evoluindo não apenas para entretenimento, mas também para aplicações em treinamento, educação e até mesmo no varejo. A Internet das Coisas (IoT) continua a expandir sua presença, conectando dispositivos e habilitando a automação inteligente em residências, indústrias e cidades.

Sustentabilidade e Tecnologia Verde

A tecnologia tem um papel significativo na abordagem dos desafios ambientais. Soluções de energia limpa, monitoramento ambiental por meio de sensores, veículos elétricos e iniciativas para reduzir o desperdício são áreas que têm sido abordadas na interseção entre tecnologia e sustentabilidade.

Inovação em Saúde

A pandemia de COVID-19 destacou a importância da inovação em saúde. Tecnologias como telemedicina, dispositivos wearable para monitoramento de saúde e análise de grandes conjuntos de dados para pesquisa médica estão moldando o futuro do setor.

Diversidade e Inclusão

A indústria tecnológica tem enfrentado críticas sobre a falta de diversidade. O Web Summit e eventos similares promovem discussões sobre a importância de representatividade e inclusão para impulsionar a inovação e criar produtos e serviços mais alinhados com as necessidades de diferentes comunidades.

Essas tendências refletem não apenas o progresso tecnológico, mas também as mudanças sociais e as demandas crescentes por uma abordagem mais ética e responsável na implementação da tecnologia em diferentes aspectos da vida contemporânea.

Estar no Web Summit e, em especial, na nossa missão é participar ativamente das mudanças do mundo.

ENCONTRO COM A NOVA CEO DO WEB SUMMIT E CARLOS MOEDAS PREFEITO DE LISBOA

Todos os dias, ao final das imersões do Web Summit, todos os integrantes foram conduzidos a momentos de imersão regados a sempre bons vinhos e comida típica de Portugal.

O momento alto destes encontros foi na própria sede do governo de Portugal, um encontro com o Prefeito Carlos Moedas e a CEO do Web Summit, Katherine Maher.

Neste encontro, sinalizando continuidade dos eventos e das transformações, conseguimos ouvir deles o quanto Portugal e Lisboa são agradecidos ao movimento criado pelo Web Summit.

A transformação da cidade e do país nasce com este ecossistema de negócios.

Um outro momento de destaque foi na LX Factory, um encontro com todo o banco BNI. Muitos negócios e portas foram abertas neste happy hour.

Contemplando nossa missão, estivemos ainda visitando durante a semana dois importantes projetos de educação com ênfase em tecnologia.

Foram eles, a Fábrica de Código e a 42 Lisboa. Entender como a mão de obra de tecnologia será formada para os próximos anos é essencial para compreender todo o ecossistema de inovação do mundo.

Nosso fechamento teve um almoço especial promovido pelos parceiros Brasil Salomão no Jockey Clube de Lisboa e logo após um momento promovido pela Cross Atlantic em uma rooftop espetacular em Lisboa.

Inovação, conhecimento e networking. Estes são os caminhos para a transformação de mentes e de negócios. Venha participar de uma missão conosco. E se seu interesse for começar agora mesmo internacionalizar sua empresa, veja o programa abaixo.

CONHEÇA NOSSO PROGRAMA DE ACESSO AO MERCADO

A Atlantic Hub criou processos e jornadas que podem contribuir para ajudá-lo a criar o seu mercado em Portugal. Eu convido você a conhecer melhor como podemos ajudá-lo.

O primeiro passo é estudar seu produto ou serviço em Portugal. Para isso, você precisa conhecer o nosso estudo de mercado Market Fit.

O segundo passo é marcar um momento conosco e conversarmos sobre as melhores estratégias para você acessar o mercado.

Comece hoje mesmo estudando seu mercado conosco e começamos corretamente esta nova fase da sua empresa e da sua vida.

Tenha certeza de que você está com quem conhece a Europa e construiu bases sólidas em Portugal. Nosso time terá o maior prazer em ajudá-lo neste processo.

Forte abraço e deixe seu comentário para nós.

Leia também: MISSÃO WEB SUMMIT E NOSSA IMERSÃO EM PORTUGAL COM O SEBRAE

SOBRE O AUTOR

BENÍCIO FILHO

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Incandescente e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis, ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.