WEB SUMMIT: O MAIOR EVENTO DE TECNOLOGIA DO MUNDO

A Web Summit é a maior conferência da Europa em tecnologias, realizada anualmente desde 2009. Em 2022, contou com mais de 250 palestrantes e um número superior a 70.000 participantes de todo mundo, incluindo fundadores e CEOs de empresas de tecnologia e startups, formuladores de políticas, meios de comunicação, figuras culturais, investidores e chefes de estado.

Mas o Web Summit não se resume a isso. Os números são surpreendentes também quando o assunto é o ecossistema envolvido no evento. 

Veja alguns dos números:

Mais de 2.000 startups se apresentaram nos espaços de exposição;

Mais de 1.000 investidores presentes no evento;

160 países marcaram presença no evento;

Meta atingida de participação feminina, 50.05% do público são mulheres.

Porém, quando falamos de Web Summit, e digo isso com propriedade, afinal desde que ele chegou em Portugal nunca deixei de estar presente, quais percepções temos sobre este evento?

No evento de 2022, nós da Atlantic Hub, estivemos com a maior missão de brasileiros, com mais de seiscentos nas atividades oficiais da Atlantic Hub.

Neste artigo, porém quero apresentar a você o que é essencial estar atento para aproveitar ao máximo o Web Summit.

Venha comigo em mais uma missão!

MERCADO, TECNOLOGIA E NOVOS HORIZONTES NO MUNDO DO TRABALHO

O mundo da tecnologia transforma todos os mercados e cria novas oportunidades quase que o tempo todo. Uma das maiores oportunidades que o Web Summit abre para os participantes é poder estar em contato com o que está acontecendo neste universo em todo o mundo.

Boa parte das principais empresas do planeta e governos levam ao Web Summit suas reflexões, pesquisas e expectativas. 

Os stands representam, na maioria dos casos, uma possibilidade de fazer experiências dos produtos e serviços que estas companhias estão oferecendo como novidades ao mundo. Países abrem suas portas e mercados para que empresas, investidores e público em geral possam ter contato com suas oportunidades.

Um dos temas que são exaustivamente refletidos em seminários, painéis e palestras é o novo mundo do trabalho. Portugal já tem destaque como um dos países que mais atraem no nômades digitais do mundo. 

Softwares e novos recursos têm tido destaque no Web Summit e representam uma boa forma de abrir novas oportunidades para ampliar nossos horizontes no mundo, seja pelo mercado oferecido ou ainda pela contratação de pessoas pelo globo para fazer parte do time. 

Criptomoedas, Deep Tech, Moda para o futuro, estes são também temas sensíveis que mereceram destaque no Web Summit. Em muitos dos momentos que contemplaram esses temas, você compreende para onde o mercado caminha e como você pode fazer parte dele. 

O FUTURO DA SOCIEDADE NA PAUTA DAS PALESTRAS E PAINÉIS

Futuro da sociedade e sustentabilidade têm um espaço ainda mais relevante. A sensível mudança que vivemos em função das mudanças climáticas não podem mais ser ignoradas. 

Ou eles representam oportunidades ou caminhamos para um ponto irreversível – o que coloca em xeque nosso modo de vida. 

Mesmo com milhões de pessoas distantes do acesso a qualidade de vida digna, tudo pode ficar ainda mais complicado se a tecnologia não auxiliar a transformação que o mundo precisa. 

Muitos dos insights de novos modelos de negócios e possibilidades foram apresentados a mim nos diversos Web Summits que participei.  

O Web Summit pode, sem dúvida, ser o momento de ruptura em sua vida com o modelo tradicional de fazer negócios. 

MISSÃO ATLANTIC HUB SEBRAE 2022

Fomos os vencedores em representar o Brasil todo na missão Web Summit, coordenada pelo Sebrae. 

São mais de 400 participantes apenas nesta missão do Sebrae. Tivemos, no entanto, mais três grupos participando conosco. 

Nossa missão, a missão do Sebrae com as startups selecionadas e ainda um grupo dos dirigentes do Sebrae de todo o Brasil. 

Este grupo do Sebrae é formado de scale ups, ou seja, empresa já em fase de tração que pode tanto abrir mercado na europa quanto iniciar uma possível captação de recursos. 

Se você é empresário e tem interesse no mercado internacional, nossa missão é o seu lugar. Mas se você procura uma boa empresa para investir, também podemos ajudá-lo. 

Convido você a conhecer mais sobre investimento neste modelo de negócios lendo este artigo sobre a Core Angels Atlantic.

CINCO DICAS PARA AMPLIAR SEU CONHECIMENTO E NETWORKING NO WEB SUMMIT

Como comentei no início deste artigo, são mais de seis participações no Web Summit. Posso dizer que tenho muita experiência quando o assunto é Portugal e quando o tema é Web Summit. 

Reuni abaixo, alguns passos para você aproveitar este evento que a cada ano se desponta como um divisor de águas.

O Web Summit pode tanto ser seu MBA como não representar nada. Desta maneira, veja os passos abaixo e comece hoje mesmo a planejar seu evento. 

ENTRE NO APLICATIVO ASSIM QUE ESTIVER COM O TICKET

O aplicativo da Web Summit é muito fácil de usar. Ano a ano basta que eu insira minha nova credencial e já estou utilizando-o com meu histórico.

Saber quem estará no evento enquanto palestrantes e público já é essencial, mas você pode muito mais. Estudar as verticais do evento, chamar um dos contatos para um bate papo e criar uma agenda exclusiva.

O aplicativo não deve ser deixado de lado e torna-se ferramenta essencial quando é utilizado. Lá poderá criar sua agenda para o evento.

CRIE UM ROTEIRO DAS PALESTRAS E PAINÉIS QUE QUER PARTICIPAR NO EVENTO

É impossível fazer tudo durante o evento. Crie uma linha de assuntos que deseja aprofundar ou conhecer e faça um roteiro de palestras, painéis e visitas as startups dos segmentos que escolheu.

Vale lembrar que elas alternam todo dia. O que você viu em um dia quanto a startups não estará no dia seguinte. 

Costumo ter um tempo reservado para todo dia quando chego visitar os stands. Faz todo sentido estar em contato com elas, pois as scale ups são sempre uma boa oportunidade de negócio.

Não subestime o tempo, tudo passa muito rápido. Chegue cedo e aproveite cada momento dentro do evento. 

VISITE OS STANDS QUE FOR DO SEU INTERESSE 

Passe pelos stands que forem interessantes para seu conhecimento e objetivos. Fuja da busca de brindes. 

Os stands são excelentes oportunidades de entender o que está vindo de novo e conectar a sua experiência ou demanda. 

Faça conexões de valor nos stands. Já presenciei muitos empresários fazerem visitas aos stands de negócios e novas aberturas de oportunidades.  

FAÇA NETWORKING O MÁXIMO QUE PUDER

Cada lugar do evento é um local para conhecer novas pessoas. Quem se desloca do seu país para ir em um evento como esse tem seus diferenciais. 

Conheça o maior número de pessoas e não julgue nada nem ninguém por suas visões de mundo. Abra sua mente e aproveite o evento para ser um ser humano melhor conhecendo gente que pensa diferente de você. 

NÃO FIQUE COM AS PESSOAS QUE JÁ CONHECE 

Por último, não fique o tempo todo com quem você já conhece. Quem nós conhecemos já está em nossa vida. Abra seus horizontes ao novo.

Um mundo novo está reservado dentro de cada ser humano. Aproveite para voltar com a mala cheia de novas conexões. 

Entre no Linkedin das pessoas que for conhecendo e amplie seu universo de contatos. Quanto mais pessoas você conhecer mais possibilidades você terá. 

Para isso, não fique com quem você já conhece, busque novos horizontes sempre. 

INTERNACIONALIZAR COMEÇA AGORA

O mais incrível do Web Summit é que você pode também começar a pensar de forma séria em um processo de internacionalização para sua empresa.  Nós podemos ajudá-lo neste projeto. 

Quando começar a internacionalizar? Agora! Será um prazer estar com você. Para iniciar, recomendamos um estudo de mercado que chamamos de Market Fit. 

Comece hoje mesmo estudando seu mercado conosco e começamos corretamente esta nova fase da sua empresa e da sua vida. 

Dúvidas sempre existem. Marque um momento comigo e vamos juntos conversar para alinhar os próximos passos. 

Leia também:  BRASILEIROS NO WEB SUMMIT

SOBRE O AUTOR

BENÍCIO FILHO

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente também está concluindo o curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.

Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador dá Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.

Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.