WEB SUMMIT 2021 – A TECNOLOGIA A SERVIÇO DO SER HUMANO

Antes de mais nada, gostaria de explicar a você o que é a Web Summit.

A Web Summit (originalmente Dublin Web Summit) é a maior conferência da Europa em tecnologias, realizada anualmente desde 2009.

A empresa foi fundada por Paddy Cosgrave, David Kelly e Daire Hickey. O tema da conferência é centrado na tecnologia da internet e os participantes vão desde empresas da Fortune 500 até às pequenas empresas de tecnologia.

Este contém uma mistura de CEOs e fundadores de startups tecnológicas em conjunto com uma série de pessoas da indústria de tecnologia global.

A Web Summit realiza eventos a nível mundial, incluindo o RISE em Hong Kong, Collision em Nova Orleães, SURGE em Bangalore e Money Conf em Dublin.

Nos primeiros cinco anos o evento foi realizado em Dublin, Irlanda. Em setembro de 2015 Paddy Cosgrave, cofundador e CEO da Web Summit, anunciou que o evento seria realizado pela primeira vez em Lisboa em 2016.

Após duas edições realizadas em Lisboa, a Web Summit e o Governo Português anunciaram, em outubro de 2018, uma parceria a 10 anos que permite manter a conferência na capital portuguesa até 2028.

WEB SUMMIT: O RETORNO DOS EVENTOS PRESENCIAIS

A vida parece estar voltando ao normal e assim como as vacinas em boa parte do mundo já são uma realidade, os eventos presenciais começam a serem retomados.

Portugal está com 89% da população vacinada. Ou seja, 100% os que faltam serem vacinados podem ser classificados como não eletivos (crianças) ou que por restrições médicas não podem ser vacinados.

Em 2019, estive na Web Summit também, e naquele ano eram mais de 120 mil pessoas inscritas no evento. Foi sem dúvida o maior evento de tecnologia do mundo.

O tema central em 2019 era a questão da Inteligência Artificial. Refletia-se em boa parte das palestras sobre os impactos desta nova tecnologia.

Em 2020, não foi possível acontecer o evento presencialmente e ele foi 100% on-line. Em 2021, tivemos pelo menos 40.000 pessoas presencialmente, fundamentando o retorno dos eventos presenciais.

Estive em Lisboa desde setembro do ano passado. E por toda a cidade a vida voltou ao normal. Já é possível ir em shows de teatro, música e eventos fechados.

Apenas é obrigatório o uso de máscara nos transportes públicos e em locais fechados que não haja distanciamento.

Com a vida voltando, podemos participar dos eventos presenciais. Os eventos presenciais como a Web Summit são locais fundamentais para conhecermos mais pessoas e trocarmos ideias e inteligências.  

Leia mais: CINCO COISAS QUE APRENDI EM PORTUGAL

MINHA HISTÓRIA COM O WEB SUMMIT

Convido você a pensar sua relação com a tecnologia a partir da sua vida. Reflita sobre a seguinte pergunta:

Como a tecnologia tem influenciado sua vida e o seu dia a dia?

Se ela tem sido danosa, cuidado, não conseguimos mais viver sem ela, mas precisamos entender que tudo em excesso faz mal. Assim como a água em excesso no corpo pode matar você, a tecnologia também age no cérebro como uma droga.

Minha vida sempre foi influenciada pela tecnologia e quando anos atrás conheci a Web Summit fiquei realmente empolgado em estar em um lugar onde seria possível conversar e trocar experiências com outras pessoas que também enxergavam a tecnologia como uma fonte de promoção e não submissão.

Palestras, aulas, exposições e muito networking sempre foram pontos fortes da minha relação com a Web Summit.

Recomendo que navegue na internet e veja alguns vídeos sobre o evento. Vale a pena assistir algumas palestras on-line que estão sempre disponíveis.

Os maiores pensadores em tecnologia se encontram na Web Summit.

Leia também: QUANDO INTERNACIONALIZAR UMA EMPRESA

EM SUA CIDADE EXISTEM EVENTOS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Como última dica, participe em sua cidade, região ou estado dos eventos de tecnologia. Eles hoje são muito comuns e estão presentes em muitos movimentos.

Sebrae, associações, entidades de classe, universidades, aceleradores, empresas de TI e outros agentes, promovem eventos que valem a pena participar.

Lembre-se que muitas vezes o que justamente queremos melhorar em nossa vida está mais perto de nós, mas para isso, precisamos participar de momentos em que outras pessoas fazem parte da nossa vida.

Forte abraço e até nosso próximo encontro. 

AUTOR:

BENÍCIO FILHO

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.

Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).

Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.

Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.

Share This