Ando muito reflexivo sobre o momento do mundo em que vivemos. Acredito sinceramente que não seja mais possível ignorar a nossa verdadeira essência. Como terapeuta, vejo dia após dia mais pessoas sofrendo de transtornos emocionais, porém com dificuldade em admitir o quando isso pesa em suas vidas e pedir ajuda para sair da caverna em que estão.
A pandemia acelerou um processo que já estava em andamento de deterioração dos relacionamentos e do distanciamento das pessoas. Sou pais de dois filhos e vejo em minha casa como eles estão abatidos e com dificuldades em se relacionar devido a todo o afastamento que ainda estamos sendo obrigados a fazer.
Veja, somos seres relacionais e quando nos distanciamos do outro estamos na verdade nos afastando de nós mesmos. Nossa história de relacionamentos explica o que somos hoje. As consequências da separação que vivemos hoje refletirá pesadamente no futuro próximo.
O SAGRADO: RECONECTE A SUA ESSÊNCIA
Temos uma oportunidade muito especial hoje, retomarmos a nossa natureza e reconectarmos nossa essência ao que realmente importa. Você está preparado para isso? Bem, quero ajudá-lo neste processo. Neste artigo, vou aprofundar alguns pontos que para nós do Instituto Elaborar são essenciais.
Acreditamos que apenas com esta reconexão será possível vivermos mais plenamente o que somos, respeitando a nossa história, acreditando no presente e sendo protagonista do futuro.
Se você acredita que nada é a sem sentido, venha conosco neste mergulho em nossa essência que traz à tona o verdadeiro Sagrado.
SABERES: SOMOS FRUTOS DE EXPERIÊNCIAS
Em nossa vida, provavelmente a maior descoberta se dá no devido momento que paramos de culpar nosso passado e começamos a olhar para ele com sabedoria. Infância, família nuclear (aquela em que você cresceu), relacionamentos, primeiras experiências amorosas, trabalho e faculdade.
Todas essas experiências deixam marcas em nós e muitas delas têm marcas de dor. Porém, passamos por elas e continuamos a vida. Pelo menos cronologicamente continuamos, afinal o tempo não para. Mas será que emocionalmente nos descolamos destes episódios passados e começamos a vivê-los como saberes?
A grande resposta derivada de nossa experiência terapêutica é que não. Continuamos muitas vezes presos ao passado vivendo em função dele, mesmo que ele represente em muitos casos a morte em nossa vida.
Leia também: O DESPERTAR DO SAGRADO COMO BUSCA DA VERDADEIRA NATUREZA HUMANA
POR QUE É TÃO DIFÍCIL NOS LIBERTARMOS DESTE PASSADO?
A resposta é que nossa mente sofre em demasia para superar marcas e experiências que causaram algum trauma. Das experiências positivas que são rapidamente elaboradas e esquecidas, as experiências que causam dor, ficam remoendo em nossa memória e voltando com frequência quando gatilhos são acionados.
A libertação deste mecanismo é dolorida, uma boa terapia irá construir mecanismos para fortalecer o nosso racional com as ferramentas necessárias para essa superação. A questão está apenas em buscar uma boa terapia e compreender os mecanismos cerebrais? Bem, novamente a resposta é não.
O processo terapêutico deveria ser quase que uma formação em nossa vida. Assim como conhecimentos filosóficos deveriam ser ensinados em salas de aula para que aprendêssemos a pensar. Fazer uma boa terapia também deveria estar inserida na nossa formação enquanto seres humanos.
Como venho refletindo com você nesse artigo, neste momento do mundo nos afastamos ainda mais de nossa natureza. Isso tem custado a centenas de milhares de pessoas sua sanidade. Acredito que apenas o retorno à nossa verdadeira natureza poderia nos colocar no caminho para uma realização mais plena. Porém como fazer esse retorno?
QUANDO REVELADA A TRINDADE (SAGRADO, TERRA E COSMO), A NOSSA VERDADE É APRESENTADA
O primeiro passo para encontrarmos a nossa natureza é sabermos o que é ela em si. Temos vivido como se fossemos máquinas, mas sinceramente se você acredita nisso está completamente perdido. Não me leve a mal, mas muita gente por aí acredita que a tecnologia ou o conhecimento, nos transformou em algo que não é mais humano.
Achar que é multitarefa, viver mais no digital do que no mundo real das relações e troca de emoções. Acreditar que apenas “possuindo tudo e todos” será possível “ser” realmente algo não é o caminho certo a se percorrer.
Relacionar-se com a natureza e os demais seres vivos com onipotência (explorando todos os recursos sem responsabilidades sobre eles) e ainda ter relacionamentos predatórios que levam a uma vida sem sentido no presente e com consequências nefastas no futuro, não faz parte do caminho para a nossa e.
Espero que você não seja alguém que vive a sua passagem na terra desta maneira. Mas caso os tais pontos acima façam sentido a ti, sinceramente apenas acredito que apenas o despertar do Sagrado pode reconduzir a nossa humanidade ao protagonismo que merecemos.
A FORTALEZA DO SAGRADO ESTÁ NA TRINDADE
O reconhecimento da Trindade enquanto fortaleza da nossa sanidade faz parte de um processo de descoberta e autoconhecimento. O Sagrado é a nossa conexão com a mãe Terra que origina toda a vida. A Terra é dentre bilhões de planetas o nosso lar. Único, pleno e povoado de vida.
O cosmos apresenta diante dos nossos olhos a finitude de nossa existência e sua pequenez. Enquanto dotados do nosso ego inflado e arrogância ignoramos essa Trindade, pois nos afastamos da natureza que legitima nossa verdade.
O despertar do Sagrado nos proporciona dois caminhos:
Acordar para o que realmente importa, acreditando no que somos. Empoderados de nossos saberes (história), cientes das nossas responsabilidades, mas de olhos abertos a uma vida de exponencialidade que é justamente esta a natureza das coisas.
A biodiversidade de vida do nosso planeta e do cosmos reluz em nossa existência. Somos centelhas do Sagrado que atribui a nós a capacidade de sermos ele em si. Não somos deuses, mas quando estamos de olhos abertos para o que somos, descobrimos o que podemos.
Nossa jornada na terra é de abundância. Abundância de vida, conhecimento, recursos financeiros e amor. Se falta algo em sua vida, sua visão da Trindade está em desequilíbrio.
O outro caminho possível é ignorarmos o que somos e continuarmos na rota em direção ao desequilíbrio, infelicidade, culpa e dor. Levantar a cabeça da angústia não é fácil, por isso estamos aqui. Podemos enquanto instituto e terapeutas que somos, ajudá-lo neste processo. Mas o primeiro passo apenas é você que pode dar.
OUÇA OS SINAIS: SINTA A VIDA E VEJA COM O CORAÇÃO
Assim como eu, você também deve ter dificuldades neste retorno. A questão é que não existem fórmulas prontas. Nesta busca e descoberta, todos nós somos crianças. Mas confesso que a vida apresentou muito a mim e gostaria de compartilhar com você algumas possibilidades que poderão ajudá-lo em seu processo de descoberta.
OUÇA MAIS!
No processo de despertar do Sagrado pouco precisa ser dito, mas muito precisa ser ouvido. Seu corpo diz muito sobre o que está bom e o que está ruim. Comece comendo quando sente fome, não quando dizem que tem que comer.
Faça silêncio ao ponto de ouvir seus batimentos cardíacos (meditar é incrível para ouvir mais de você mesmo). Ouça o que as pessoas querem contar a você, deixe por alguns instantes de ser o centro de tudo.
Apenas deixe entrar em seu corpo sons e manifestações de sensações que façam bem a você.
SINTA A VIDA!
Bem, ela está pulsando em você e em todas as formas que existem neste planeta. Sempre digo que há mais vida em um hospital de câncer pediátrico do que em muitos eventos para jovens. A vida é quando se quer viver, não quando um corpo respira.
Caminhe pelas suas ruas procurando onde existe natureza, plantas que nascem nos mais improváveis lugares e pássaros que povoam os centros das mais loucas cidades. Moro em um grande centro e a cinco minutos a pé da minha casa, estou em um parque no qual já contei mais de 30 espécies de aves e dezenas de peixes especiais no lago. Sem contar as centenas de especiais de plantas.
A vida está pulsando na natureza e ela é nossa conexão com a Terra. Faça silêncio quando estiver em uma área verde. Respire, pense em você.
Sinta a vida que grita, porém você precisa estar presente para ouvi-la. Deixe seus sentimentos acontecerem. Sinta a vida!
VEJA COM O CORAÇÃO!
Gosto de falar que existe uma beleza oculta. No despertar do Sagrado, pouco precisa ser dito, mas muito precisa ser sentido. Quando apenas estamos presentes, ouvindo nosso corpo e conectados à natureza, temos a oportunidade de começar a enxergar com o coração.
O que vemos quando isso é possível? A beleza oculta aos nossos olhos, mas visível ao coração. Reconhecer o Sagrado em um bate papo com quem amamos ou mesmo com um desconhecido.
Rir, apenas rir do belo. Os animais têm a capacidade de nos fazer rir, mas tente rir do belo que está à sua frente. Quando rimos, liberamos endorfina. Nossa mente faz as melhores sinapses, além de ter mais prazer.
Enxergar com o coração não é querer e fazer. Deixe de ter intenções e comece agora mesmo a ser o que você deseja ser. Ouça seus sonhos, dê razão aos seus sentimentos e comece a colocar no centro o que importa. Você!
O despertar do Sagrado é uma jornada sem volta. Mas para que ela aconteça será necessário que você ouça mais, sinta mais e veja com o coração.
Boa busca para você da sua essência.
SOBRE O AUTOR
Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.
Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio-fundador da Agência Incandescente, sócio-fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).
Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.
Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.