PLANO CURRICULAR NACIONAL DE MEIO AMBIENTE

A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) brasileira, estabelecida pela Lei 6938 de 1981, define meio ambiente como “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

A Educação Ambiental deve estar de forma presente e como uma coluna vertebral permeando as ações das famílias, escolas, comunidades e ações dos governos.

Nas escolas, como um tema transversal o meio ambiente, a principal função do professor ao trabalhar esse tema é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e a atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.

O ato de ensinar deve estar conectado a nossa missão de ajudar os alunos a agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

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A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DEVE PARTIR DAS REALIDADES LOCAIS

As questões socioambientais locais não devem cair no esquecimento. Trata-se de uma questão de atitude, raciocínio e método.

Basta partir das inquietações e curiosidades típicas da comunidade escolar para a escolha do tema pesquisado, seja local e definir os caminhos e resultados da pesquisa com base nos conteúdos disciplinares e atividades práticas, até a apresentação e a avaliação final da atividade.

É importante que os estudantes participem de todas as etapas do trabalho, que pode ser coordenado por professores de diferentes disciplinas, capazes de traçar conjuntamente um roteiro de pesquisa.

Todas as pesquisas realizadas pela escola devem ser encaradas com seriedade. Isso é válido tanto na fase de geração de conhecimento quanto na forma como os resultados obtidos e as aprendizagens decorrentes serão compartilhados com outros públicos.

O Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) 20 afirma que tem como missão “A educação ambiental contribuindo para a construção de sociedades sustentáveis, com pessoas atuantes e felizes em todo o Brasil”

Para sociedades sustentáveis inclui uma visão transformadora, apoiada na diversidade de buscas e soluções para a construção simultânea e coletiva da sustentabilidade ambiental, social, econômica, política e ética.

Diferente do desenvolvimento sustentável, um conceito datado, que se limita à dimensão do crescimento econômico como balizador da sustentabilidade, sem criticidade e com manutenção do uso dos recursos naturais preservando para futuras gerações.

A educação ambiental deve estar sempre presente nas atividades escolares. Construir uma consciência ambiental é essencial para que cada um dos nossos alunos tenha dentro de si o sentimento de responsabilidade em relação ao outro e a natureza.

SOBRE O AUTOR

Benício Filho

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.

Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio-fundador da Agência Incandescente, sócio-fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).

Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.

Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.