A TECNOLOGIA COMO ALIADA DO CONHECIMENTO

Anos atrás, quando estava ainda terminando o ensino médio, surgiram em mim muitas dúvidas sobre como eu poderia aprender mais. 

Estou falando de um tempo em que a internet ainda não existia e o acesso ao conhecimento era restrito a cursos, livros ou palestras. 

Terminava o segundo grau técnico em eletrônica e minha busca era pelo conhecimento do então surgido mercado da informática. 

Acabei entendendo que não conseguiria nada muito profundo e fui em busca das revistas que, nesta época, eram às centenas nas bancas. Logo encontrei títulos que traziam o tema mês a mês. 

Também descobri que havia jornais como Folha de São Paulo e Estado de São Paulo que publicavam cadernos semanais sobre o tema. 

Aos poucos, somavam mensalmente em minha casa mais de vinte publicações. De National Geografic, que fiquei assinante por mais de dez anos até parar de publicar no Brasil,  a Revista Info Exame que também terminaria sua vida anos depois.

Confesso que a leitura sempre foi minha aliada. Ao todo, tenho mais de 5.000 livros e li ao longo da vida bem mais de 3.000 títulos. 

Este conhecimento foi fundamental para ajudar a entender as mudanças que estavam ocorrendo no Brasil e no mundo, como também construíram minha base para poder ser a resposta que a empresa que eu viria a construir com meu sócio Nelson precisaria. 

Bem, se você está lendo o blog Viver com Tecnologia da Ravel Tecnologia sabe bem de qual empresa estou falando. 

O fato é que, atualmente, você pode utilizar toda a tecnologia existente para ampliar seu conhecimento. 

A questão central é primeiro querer aprender mais. A segunda é ter canais confiáveis para adquirir conhecimento. A terceira é ter consciência que nunca devemos parar de estudar. 

Conto para você como, ao longo de mais de vinte anos, desenvolvi as habilidades que hoje tenho. A busca pelo conhecimento foi essencial e quero ajudá-lo a percorrer este caminho. 

PODCASTS, LIVROS DIGITAIS E ÁUDIO LIVROS

Para começar, acredito ser essencial você saber por qual canal aprende melhor. Comece respondendo se você gosta de ler livros físicos ou se prefere livros on-line ou, ainda, se gosta de ouvi-los. 

Eu gosto de ler os físicos e ouvir também. O melhor ambiente é você que escolhe e, tendo definido estes pontos, comece hoje mesmo a estudar. 

Gosto muito dos podcasts. Hoje eles se tornaram bastante comuns. Tenho alguns que ouço com a frequência das publicações e outros que ouço aleatoriamente. 

Dos livros, mantenho o hábito dos físicos e continuo ampliando minha biblioteca. Mas hoje acesso pelo Kindle muitos dos que quero ler e amo imensamente ouvir também outras obras. 

Faço isso com tanta frequência que tenho o hábito de ouvir mais de um livro por semana. Gosto de praticamente tudo. Acredito que quanto mais diversos for o conhecimento, mais amplo será nosso repertório.

Para você ter ideia, ouço de ficção científica a romances. Passando, claro, pelos de filosofia, tecnologia e história. 

MINHA ESCOLHA NA HORA DE ESTUDAR ONLINE

Ao longo dos anos, fui conhecendo muitas plataformas e, à medida que gostava delas, acabei me tornando assinante ou variando também entre outras possibilidades. 

Quando o assunto é áudio livros, sou usuário desde o lançamento da plataforma Ubook. Já ouvi mais de 200 livros na plataforma e inclusive meu primeiro livro, “Vidas Ressignificadas” está lá. Eu mesmo gravei a obra. 

O Spotify é meu companheiro para estudos, muito além das músicas que oferece. Ouço todos os dias o Podcast de “O Assunto” da jornalista Renata Lo Prete e os canais de notícias Folha de São Paulo e do jornalista Ricardo Amorim.

Também sou adepto do canal “Rádio Novelo”, que constrói documentários muito completos sobre temas diversos. Um deles sobre as milícias no Rio de Janeiro mudou meu olhar sobre o tema. 

Comentei que leio obras no Kindle, mas também gosto de ouvir os resumos de livros do Resumo Cast. Tenho também neste canal outra obra minha “Metamorfose Empreendedora” publicada nele. 

A questão não é falta de possibilidades, a questão é definir qual é a melhor para você. Também gosto do Youtube. Nesta plataforma, minha escolha é pelo canal “Nova Acrópole” temas ligados à filosofia são a essência deste portal.

DICAS PARA APROVEITAR MELHOR O CONTEÚDO DA REDE

Como aproveitar os conteúdos deve passar obrigatoriamente por você saber como prefere consumi-los. 

Você gosta, por exemplo, de estudar malhando? Correndo? Tomando banho? Defina qual é o melhor canal e comece hoje mesmo.

Eu sou bastante versátil e costumo ouvir áudio livros enquanto cozinho, caminho ou até quando tomo banho. 

Quando viajo, também utilizo este tempo para estudar. Pode até parecer engraçado, mas este artigo foi escrito entre um voo de São Paulo a Brasília no dia 17 de agosto de 2022. Eu decolei de São Paulo, liguei o notebook e pensei. Por que não escrever um artigo sobre como gosto de consumir conteúdos on-line?

Todo tempo pode ser um tempo para aprender, colocar em prática o que aprendeu, mas acima de tudo estar presente.

Quando estamos presentes podemos perceber tudo que está ocorrendo. Consumir conteúdo amplia sua visão de mundo. Jamais seremos copos cheios. Mas podemos ser copos meio cheios em expansão. 

Estudar é dar o direito a nós mesmos de sermos melhores. 

Para finalizar as dicas, se gostar de ouvir com fones, tome cuidado com o áudio elevado e com os fones desconfortáveis. Esse tipo de economia pode custar caro à saúde. 

UM LIVRO PARA ABRIR A MENTE

Minha dica de leitura para finalizar este artigo passa por minhas obras. 

Meu primeiro livro, Vidas Ressignificadas, foi fruto de uma experiência transformadora. Junto com outros oito amigos, fizemos a jornada de Santiago de Compostela. Desta jornada, nada voltou. 

Digo que voltei outro ser humano, ressignificando tudo que sou. Minha vida mudou completamente e, neste que considero um livro sobre liderança, apresento como nossas vidas podem ser transformadas. 

Minha segunda obra – Do Caos ao Recomeço – é uma reflexão sobre a pandemia. No auge deste momento único que vivemos não fiquei parado, refleti e expus neste trabalho minha visão do que estava acontecendo no mundo.

Já no início de 2022, minha última publicação – Metamorfose empreendedora – traz ao mercado uma visão completa sobre o mundo em transformação e o empreendedorismo como possibilidade real de transformar a vida e o mundo. 

Como pode perceber, quando estamos dispostos a impactar outras pessoas, podemos fazê-lo, mas apenas se estivermos com nossa mente em expansão.

Aprender não tem idade e você pode utilizar a tecnologia como sua aliada.

Gostou do conteúdo? Comente, compartilhe e deixe aqui seu comentário. Forte abraço e nos vemos no próximo artigo.

Leia também: VIVER COM TECNOLOGIA

SOBRE O AUTOR

BENÍCIO FILHO

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Black Beans e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.