VIVER COM TECNOLOGIA

Viver com tecnologia é nosso modo de vida atual, mas saiba que nem sempre foi assim. Até poucos anos atrás, ter um celular no bolso era status de pessoas muito ricas, ou gente que nem sabia o que fazer com o equipamento.

Não estou falando de cinquenta anos atrás, mas sim de pouco mais de 15 anos. Nossa vida com tanta tecnologia como nos dias de hoje ainda é algo muito recente.

Eu era um jovem adolescente quando após tanto encher a paciência do meu pai ele mesmo sem ter a mínima ideia do que eu queria, acabou cedendo e comprando o meu primeiro computador.

Era um PC XT. Seu processamento hoje cabe em uma pequena calculadora e sua memória é menor que a de um termômetro digital.

Mas eu realmente estava muito perto da tecnologia com ele em casa. Este passo que meu pai daria seria determinante em minha vida. Afinal, anos depois eu fundaria a empresa em conjunto com meu amigo Nelson.

Lá se vão vinte e cinco anos depois! Quanto a tecnologia mudou o mundo, a vida das pessoas e nosso dia a dia.

Quase impossível pensar em viver sem tecnologia atualmente. Notebooks que têm capacidades irreais de processamento. Celulares que eliminaram dezenas de outros equipamentos e acessórios que facilitam e nos conectam ao mundo o tempo todo.

VAMOS FALAR SOBRE A TECNOLOGIA?

É óbvio que vivemos melhor com a tecnologia do que sem ela. Mas os abusos no uso também têm feito estragos na relação humana.

Não somos máquinas e precisamos uns dos outros para vivermos. Somos seres emocionais e precisamos falar o que sentimos, como também ouvir o que os outros sentem.

Precisamos de abraços, carinhos, beijos e afagos, tudo que a tecnologia não pode substituir. Gosto de pensar que tudo que nossa criatividade pode pensar a tecnologia pode construir, mas apenas o homem é quem pode realmente imaginar algo.

Pensando sobre nossa relação com a tecnologia, em conjunto com toda a equipe da Ravel Tecnologia, decidimos criar uma área no blog.

Ela se chamará “Viver com Tecnologia”. Produziremos textos mensais pensando sempre a relação da tecnologia com nossa vida.

Eliminar os excessos é um dos nossos objetivos. Mas jamais poderemos falar de excessos sem que antes saibamos o que é bom, belo e sensato.

VIVER COM TECNOLOGIA É QUESTÃO DE EQUILÍBRIO

Dizem alguns que na vida é necessário equilibrar pratos. Eu desconfio desta frase. Imagine um homem equilibrando cinco, seis ou dez pratos? Em algum momento um deles cai.

Gosto mais de viver com harmonia. Existem possibilidades ótimas na tecnologia como também caminhos ruins. Harmonizar o uso da tecnologia sem excessos é a chave para obtermos o melhor dos dois mundos.

Uma vida onde os valores humanos estejam no centro, mas a tecnologia seja um bom fio condutor. O começo e o fim de tudo sempre deve ser o ser humano. Mas quanta coisa para valorizar o próprio humano a tecnologia pode auxiliar.

Pense na imensidão de pessoas que apenas devido à tecnologia tem acesso a conhecimento, informações sobre saúde e entretenimento?

Presenciamos nos últimos dois anos com a pandemia uma revolução no comportamento, do home office onipresente ao acesso às informações das vacinas pela tela do smartphone.

Podemos aproveitar mais o lado bom de tudo isso sem deixarmos de ser humanos. É neste contexto que nasce o “Viver com Tecnologia”.

Leia também: APRENDENDO COM O SPOTIFY

QUEREMOS ESTAR COM VOCÊ ALÉM DA TELA DIGITAL

Não sou uma máquina. Foi essa a resposta que dei quando depois de uma semana longa de trabalho chegava até mim mais uma daquelas solicitações de última hora.

Saber dizer não demonstra mais inteligência do que dizer sim. Quando disse que não posso fazer tal serviço estava, na verdade, dizendo sim, para minha vida.

Você não vive em uma tela de computador, sua vida não se restringe ao mouse, redes sociais e posts do dia a dia.

Cada texto produzido para nosso blog terá o único propósito de levar a você uma visão mais humana da tecnologia.

Desejo que você esteja conosco todos os meses. Também saiba que pode contribuir conosco. Comente, compartilhe e deixe seu comentário de textos que gostaria de ver por aqui.

Forte abraço e conte conosco nesta jornada rumo a humanizar os algoritmos frios.

SOBRE O AUTOR

Benício Filho

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.

Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio-fundador da Agência Incandescente, sócio-fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).

Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.

Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.

Share This