ANÁLISE DE MERCADO: SEGUNDO PILAR DE SUCESSO PARA EMPREENDER EM PORTUGAL

Neste segundo pilar, iremos percorrer os pontos essenciais em uma análise de mercado. Lembro que este é o segundo pilar do que chamamos dos sete pilares de sucesso do seu negócio em Portugal. 

Convido você a ler o primeiro pilar onde falamos sobre tendências. Neste pilar, vale a pena entendermos que quando falamos de mercado estamos falando sobre aspectos tais como este mercado é estruturado e como é composto em número de empresas.

Quando falamos de determinado mercado, estamos na verdade buscando conhecer como este ou aquele segmento é estruturado e como ele tem se comportado. 

Sempre é bom reforçar que ter as informações corretas sobre o mercado que pretendemos acessar é muito relevante, mas saber como estes dados se comportaram nos últimos anos é ainda mais abrangente. 

Em determinados segmentos, por exemplo, percebemos uma alternância enorme no número de empresas que entram, ou mesmo que saem. O que estes dados nos dizem?

Eis a questão. Eles podem, em uma análise mais profunda, dizer que existe uma crise, uma falta de liquidez ou, ainda, indicar uma concorrência muito agressiva. 

Ter dados em mãos é incrível, mas saber usá-los é que torna um estudo realmente relevante. 

Para que este artigo tenha ainda mais aderência a sua análise, quero partir de um setor específico. Desta maneira, posso expor dados reais e refletir contigo sobre eles. 

Evidências com análise é algo que fazemos com frequência para nossos clientes. Compartilho, assim, muito conhecimento gerado e vivido com você, amigo leitor. 

Nosso segmento de análise será tecnologia. Sendo assim, partimos para o entendimento deste mercado já com dados sobre ele. 

DIMENSÃO DO MERCADO DE TECNOLOGIA EM PORTUGAL

Considero relevante, em primeira análise, fornecer um overview do tecido empresarial português. O tecido empresarial português tem cerca de 1.35M de empresas, concentradas essencialmente nas zonas Norte e Área Metropolitana de Lisboa com, respectivamente, 33,2% e 33% das empresas.

Segundo o Banco de Portugal, em 2020 existiam 483.760 empresas não financeiras em todo o território português, das quais 0,26% eram Grandes Empresas (1.245), 1,45% eram Médias empresas (6.999), 8,84% eram Pequenas Empresas (42.770) e as restantes 89,45% eram Microempresas (432.746). Dar nota que os requisitos que contribuem para a classificação da dimensão das empresas são os seguintes:

Microempresas: menos de 10 pessoas e vendas inferiores a 2 milhões de euros;

Pequenas Empresas: entre 10 e 49 pessoas, vendas inferiores a 10 milhões de euros ou balanço total anual inferior a 10 milhões de euros;

Médias Empresas: entre 50 e 249 pessoas Vendas inferiores a 50 milhões de euros, balanço total anual inferior a 43 milhões de euros;

Grandes Empresas: mais do que 249 pessoas, vendas superiores a 50 milhões de euros e ativo líquido superior a 43 milhões de euros.

Em termos de volume de negócios, em 2020, as Grandes Empresas representavam 143.985,3M€.

Por sua vez, as Médias Empresas representavam 80.730M€, as Pequenas Empresas representavam 73.962M€ e as Microempresas representavam 57.772,8M€.

Compreenda que partimos da estrutura de distribuição das empresas pelas regiões de Portugal fazendo um detalhamento do enquadramento por classificação. 

Tendo feito estas análises, criamos um primeiro cenário muito interessante sobre o mercado em Portugal. 

Vamos agora aprofundar ainda mais para entender o mercado de tecnologia. 

MERCADO DE TECNOLOGIA EM PORTUGAL 

Em 2020, o mercado de TI português foi avaliado em cerca de 8.364 milhões de euros. Está previsto que para o ano de 2022 o valor do mercado de TIC ascenda a 8.586 milhões de euros, correspondendo a uma taxa anual composta de crescimento de 1,5% no período de 2018-2022.

Estima-se que chegue aos 9.000 milhões de euros em 2024. Para 2022, estima-se que cerca de 3,5% do PIB de Portugal será proveniente de receitas do setor das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Esta tendência verifica-se um pouco por toda a Europa: espera-se que o mercado de TI na Europa cresça de US$ 50,1 mil milhões em 2020 para US$ 60,4 mil milhões em 2025, com um CAGR de 3,8%.

Estima-se que, em Portugal, os mercados das tecnologias de 3ª plataforma e dos aceleradores de inovação irão representar uma oportunidade superior a 5.000 milhões de euros em 2022, com especial destaque para o crescimento dos mercados de Cloud, Internet of Things, Big Data e Cibersegurança, os quais registraram taxas anuais de crescimento compostas entre 7-21% no período 2018-2022.

Tecnologias com maior crescimento em Portugal

                                2018-2022

Este crescimento advém do fato de as organizações portuguesas estarem, cada vez mais, a aderir à transformação digital. As empresas têm vindo a reestruturar os seus negócios a nível tecnológico, por forma a obterem, sobretudo, vantagens a nível organizacional, reduções de custos e agilização de processos.

COMPOSIÇÃO DO SETOR DE TECNOLOGIA EM PORTUGAL 

A Indústria do Software tem vindo, ao longo das últimas décadas, a ganhar destaque, principalmente pela transformação digital que tem vindo a acontecer no tecido empresarial português. 

Em Portugal, as empresas representativas desta Indústria são classificadas como prestadoras de serviços de consultoria e programação informática (CAE 620) de acordo com a Classificação Portuguesa das Atividades Económicas (CAE). Em 2020 havia 9.302 empresas de Consultoria e programação informática e atividades relacionadas, o que representa um aumento de 6,6% face a 2019. Estas empresas apresentam uma faturação anual média de 643.346€, sendo que no capítulo deste relatório relativo à “Concorrência” será analisado com maior detalhe a dimensão e antiguidade destas empresas.

A maioria destas empresas tem entre 20-500 empregados, havendo apenas 8,5% de empresas com menos de 10 funcionários.

Áreas de atuação mais valorizadas

Analisando as diversas áreas de atuação dos profissionais de TI, e tendo em conta as ofertas de trabalho e salário médio/área, as dez mais valorizadas e procuradas em Portugal em 2022 são as seguintes:

  •  Segurança de dados;
  •  Administração de base de dados;
  •  Programação de software;
  •  Arquitetura de cloud;
  •  Desenvolvimento de aplicativos mobile;
  •  Análise de sistemas;
  •  Administração de rede;
  •  Análise de programação;
  •  Engenharia de DevOps;
  •  Suporte técnico.

Relativamente à distribuição geográfica destas empresas, a maioria localiza-se nas áreas metropolitanas de Lisboa (52,9%) ou do Porto (17%). A região do Cávado (3,6%), Coimbra (3,0%) e Aveiro (2,6%) são, respectivamente, a 3ª, 4ª e 5ª região do país com mais empresas do setor.

Compreenda que, novamente, criamos o cenário de dados e deles pode ser possível partir para reflexões e considerações. 

Com as evidências em mãos podemos, sim, aprofundar o mercado e derivar os próximos passos. Uma análise de mercado apenas pode ser considerada relevante quando ela auxilia de forma definitiva com suas informações a compreensão do segmento definido. 

ANÁLISE DE MERCADO COMO DEFINIÇÃO DO POTENCIAL DA OPORTUNIDADE

Jamais acredite em achismo quando se trata em internacionalização. Dados são dados, devemos confiar em evidências, não em meras especulações. 

Em posse dos dados referentes ao mercado, sempre nos debruçamos nos resultados apurados pelos players atuantes no segmento. 

Falaremos em um dos pilares sobre concorrência, mas me atenho aqui a compreender que o encontro das empresas atuantes no mercado pode apresentar resultados que assustam quanto ao potencial de um processo de internacionalização. 

Assim como no Brasil, encontramos setores que apresentam pouca ou nenhuma lucratividade. Se em nosso país é complicado empreender em um setor com margens apertadas, imagine então fora do nosso país.

Neste artigo refletimos sobre uma análise de mercado tendo como ponto de partida o setor de tecnologia. Caso este não seja seu setor, conte conosco para aprofundar estudos em outros cenários.  

Um bom começo é fazer um estudo de aderência de mercado. Chamamos ele de Market Fit. Comece hoje mesmo estudando seu mercado conosco e começamos corretamente esta nova fase da sua empresa e da sua vida. 

Dúvidas sempre existem. Marque um momento comigo e vamos juntos conversar para alinhar os próximos passos. 

Leia também: OS SETE PILARES DE SUCESSO PARA LEVAR E ABRIR SEU NEGÓCIO EM PORTUGAL

SOBRE O AUTOR

BENÍCIO FILHO

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Black Beans e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.