OS SETE PILARES DE SUCESSO PARA LEVAR E ABRIR SEU NEGÓCIO EM PORTUGAL

Caminhar por Lisboa, Cascais, Porto e Coimbra é realmente uma experiência incrível. Nos últimos cinco anos, nós da Atlantic Hub temos percorrido muitas cidades portuguesas apresentando para os brasileiros oportunidades para levar e abrir seu negócio em Portugal.

Essa jornada, porém, não é simples. Nossa história e surgimento remonta inclusive o fracasso que presenciamos de centenas de brasileiros ao tentar fazer este caminho sozinho. Somos uma nação empreendedora. Acreditamos sempre que nosso ímpeto e coragem podem fazer a diferença em detrimento de planejamento, estudo ou mesmo análise de viabilidade.

Criar algo inovador e desta forma empreender também parece ser algo tranquilo, porém garanto para você que quando a questão é levar e abrir seu negócio em Portugal, o caminho precisa ser bem mais planejado.

A JORNADA DE EMPREENDER EM PORTUGAL DEVE SEMPRE COMEÇAR PELA INOVAÇÃO

Quero neste artigo, aprofundar o que chamo de os sete pilares de sucesso para abrir seu negócio em Portugal, mas antes de iniciar o aprofundamento dos pilares chamo sua atenção para dois pontos cruciais.

Empreender está diretamente ligado ao mindset. Sim, apenas empreende aquele que tem consciência da sua capacidade de transformação do mundo. Empreender deveria ser acima de qualquer outro ponto, uma reflexão individual do motivo para construímos empresas.

As empresas devem nascer do que acreditamos em nossa mais pura essência. Gosto das questões abaixo que ajudam você a responder se sua empresa faz sentido ao mundo. Leia as perguntas, reflita sobre elas e continue a leitura. Tenho certeza de que elas ajudarão você a levar e abrir seu negócio em Portugal sendo ele algo que realmente o mundo precisa.

O que você ama fazer? Aquilo que você ama, você faz bem? Isso pode ser apenas hobby e não um empreendimento. Reflita comigo, as pessoas pagariam pelo que você faz?

Veja que não são perguntas complexas. Elas, no entanto, ajudam você a ter certeza de que uma jornada empreendedora deve estar ligada à sua existência como ser humano. Sendo assim, você causará impacto positivo no mundo e com certeza nós poderemos ajudá-lo.

Também vale ressaltar que as questões acima levam nossa reflexão a negócios de qualquer ramo ou setor. Não existe um segmento que você não possa aplicar estes questionamentos. De uma cafeteria, restaurante, indústria ou empresa de tecnologia, você pode responder e começar seu processo de levar e abrir seu negócio em Portugal conosco.

Acrescento ainda para que você tenha um olhar diferenciado sobre a inovação no modelo pretendido. Saiba que boa parte do sucesso de um empreendimento em Portugal está diretamente conectado com o grau de inovação na proposta de valor oferecida aos clientes.

Para ajudá-lo a aprofundar o conhecimento de quanto a inovação é importante neste processo, te convido a ler o artigo “Inovando para internacionalizar”.

OS PILARES BASE PARA O SUCESSO DO SEU EMPREENDIMENTO EM PORTUGAL

Levar um negócio existente ou abrir um novo em Portugal não precisa ser um ato de desespero ou despreparo. Dentro da Atlantic Hub, criamos um estudo de aderência ao mercado que analisando sete pilares constrói uma visão de valor do negócio pretendido em Portugal.

Este estudo de aderência se chama Market Fit. Nele, estudamos a fundo os sete pontos que expõem as possibilidades, complexidades, marcos regulatórios, mercado, ecossistema de negócios, concorrência e ainda uma análise SWOT.

Vou aprofundar cada um destes pontos em uma ordem que acredito ser a jornada cronológica para a compreensão de levar e abrir seu negócio em Portugal.

1- Tendência

Tendência não pode ser definida como o que as pessoas estão comprando ou consumindo no momento. Você ficaria surpreso ao saber quantas empresas são criadas apenas porque estão na moda.

Paleterias, Quiosques de açaí ou mesmo lanchonetes oferecendo o autêntico pão de queijo estão sempre chegando para nós. Analisamos em nosso estudo o que podemos chamar de comportamento. A tendência está diretamente ligada ao comportamento das pessoas. Porque elas estão tendendo a utilizar algo ou interagir com este produto.

Mergulhamos no humano para trazer as respostas mais assertivas possíveis alinhadas com a proposta de valor pretendida.       

 

2- Mercado

Uma tendência positiva de consumo do seu produto ou serviço não é garantia de vendas se não existir um mercado. Construir ou abrir mercado é algo que leva tempo e consome uma fortuna de investimento.

Certa vez, perguntaram para o Steve Jobs como ele criava produtos. Ele respondeu, “Eu crio o que nem as pessoas sabem que precisam”. Bem, esse era Steve Jobs.  Compreender o tamanho do mercado, seu poder de consumo e onde ele está, é um excelente caminho para começar ações assertivas de inserção no segmento pretendido.

Portugal em muitos casos já analisados por nós, demonstra uma alta idade na fundação de muitas empresas. Para nós brasileiros, tal dado demonstra a oportunidade de empreender levando nosso dinamismo a um mercado mais conservador.

3- Concorrência

O melhor exemplo do que não fazer ou mesmo do que fazer quase sempre está em nossos concorrentes. Compreender quem eles são, como se posicionam, quanto faturam, qual patamar estão e como agem no mercado traz para o empreendedor que quer levar e abrir seu negócio em Portugal, ótimas oportunidades de refinar, alinhar ou mesmo corrigir a estratégia de entrada em Portugal.

Vamos a fundo neste estudo. Trazemos em nosso relatório tudo que é possível para construir a proposta de valor pretendida para Portugal.

4- Aspectos Jurídico

Levar e abrir seu negócio em Portugal, é bastante diferente do que estamos acostumados no Brasil. Embora não se possa negar que em Portugal é infinitamente mais simples do que o Brasil, de maneira geral a realidade tributária, por exemplo é bem diferente da nossa. Trazemos no estudo os marcos legais necessários para empreender no setor pretendido. A carga tributária inerente ao setor e ainda possíveis licenças que sejam necessárias para empreender.

Já estudamos alguns casos em que há existência de marcos regulatórios impeditivos para estrangeiros inviabilizam o empreendimento. Compreender estes aspectos é fundamental para o sucesso. Como nosso próprio nome já diz, somos um Hub.

Temos hoje em Portugal parceiros, escritórios contábeis e jurídicos prontos para em conjunto conosco sermos seu porto seguro em terras irmãs.

5- Levar e abrir seu negócio em Portugal: Opções de Financiamento

Acredito sinceramente que este seja um dos pontos que mais somos questionados. Todo empresário brasileiro que quer abrir ou levar um negócio existente ou novo para Portugal, nos pergunta quais são linhas de financiamento existem para ele em Portugal.

Sim, elas existem e as taxas de juros anuais são próximas do que pagamos ao mês no Brasil. Porém consegui-las não é algo tão simples como alguns comentam.

Em primeiro lugar apenas é possível submeter uma proposta às linhas existentes com um negócio em operação em Portugal. Não existe capital para quem não começou sua jornada de empreendedorismo por lá.

Saiba que o relatório que comentei neste artigo, o Market Fit quando finalizado e entregue ele contempla boa parte do que você irá precisar para montar a sua proposta de submissão a investimentos em Portugal. Para saber mais sobre o Market Fit, clique aqui para ler o artigo.

Outro ponto que destaco ainda é que existem em Portugal centenas de linha de financiamento possíveis. Muitas são derivadas da união europeia, outras do governo federal português, muitas dos governas municipais e ainda outras dezenas de canais de fomento. Portanto, qual delas é a melhor para você?

Veja não é simples, por isso desenvolvemos em nosso estudo de processo de como levar e abrir seu negócio em Portugal uma análise que identifica as possibilidades, como: local que irá abrir seu empreendimento, quais são as melhores linhas que você poderá fazer uso.

Tendo claro o motivo da necessidade do capital pretendido, fazendo a busca por ele na região certa e estruturando o processo em si, Portugal oferece com certeza uma enorme possibilidade para nós brasileiros de empreendermos com um bom fluxo de caixa.

Como último ponto sobre o quesito financiamento, chamo a atenção, pois existem consultorias mesmo portuguesas que cobram de empresários brasileiros, cerca de 4 a 6 mil euros por estudos para a obtenção de financiamentos sem mesmo estas empresas existirem em Portugal.

Caro empresário, tenha cuidado, também existem do outro lado do oceano consultorias não muito honestas. Não acredite nunca em dinheiro fácil.

6- Ecossistema

Portugal tem se destacado nos últimos dez anos como um importante polo na indústria de tecnologia. Porém, chamo a atenção que existe em Portugal um grande ecossistema de empresas de diversos setores.

Turismo por exemplo, é um dos maiores ativos da economia. Destaco assim, todo o segmento de alimentação, entretenimento ou mesmo consumo pessoal, pois a cadeia de turismo alimenta muitos setores.

Portugal tem sim uma grande força em tecnologia destaco aqui as cidades de Lisboa e seus arredores, Coimbra e Porto. Grandes centros em que fervilham oportunidades. A indústria têxtil também tem grande atuação como a indústria farmacêutica. Em uma ocasião analisamos um grande projeto neste setor com boas oportunidades de investimento.

O setor de vinícola tem sempre enorme destaque, oferecendo aqui aos brasileiros a oportunidade de arrendar ou atualizar vinhas em estado de abandono abrindo grandes possibilidades em um mercado sempre crescente.

Portugal é o maior em consumo de vinho do mundo, com cerca de 72 garrafas por habitantes. A título de comparação, nós brasileiros consumimos em média de 3 garrafas ano.

No setor da construção civil temos especial atenção. Somos bastante procurados para analisar oportunidades neste segmento e literalmente reside sobre ele muita coisa interessante. Vale mesmo a pena um estudo para melhor forma de levar e abrir seu negócio em Portugal quando falamos deste segmento.

Não poderia deixar de comentar que com tantas oportunidades em Portugal, o investimento em negócios de impacto positivo como as startups com base tecnológicas em diversos setores são também uma ótima oportunidade de investimento. Para saber mais sobre este modelo, leia o artigo sobre “Investir em Startups”.

7- Levar e abrir seu negócio em Portugal: Análise SWOT

Percorremos seis pilares dando a você muitos insights para abrir ou levar seu negócio existente ou novo para Portugal. Para finalizar, gostaria de dizer que ao final do estudo, você tem em mãos uma análise SWOT, tendo como ponto de partida todo o preenchimento que você fez em nossa base de dados do seu atual negócio ou mesmo do empreendimento pretendido comparando com o que aprofundamos no estudo em Portugal.

Em posse desta análise, você poderá ter as melhores informações para uma tomada de decisão mais assertiva. Saiba que ao percorrer esta jornada, chegamos literalmente ao começo dela. A sequência faremos juntos com você.

Os passos seguintes são o que chamamos de Ignition. Você poderá contar com nosso time no Brasil e em Portugal para construir, consolidar e ampliar seus sonhos. Entenda profundamente como o Ignition funciona.

Abrir ou levar uma empresa para Portugal é uma decisão de vida. Estaremos com você neste processo, pois entendemos que ele é algo definitivo e extremamente sério. Jamais comece um plano de levar e abrir seu negócio em Portugal sem que isso seja um projeto de vida.

Se seu projeto de vida é Portugal, saiba que a Atlantic Hub é a ponte para construir sua melhor fase naquela que podemos chamar de vida!

Conte conosco!

SOBRE O AUTOR

Benício Filho

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.

Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio-fundador da Agência Incandescente, sócio-fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).

Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.

Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.